No verão, são comuns aquelas tempestades que caem de repente, fortes. Algumas duram pouco e outras são mais demoradas, como a que aconteceu na noite de Natal. Foram quatro horas de chuva, que deixaram ruas e avenidas alagadas e árvores caídas. A maior parte delas, atingidas por raios.
sábado, 27 de dezembro de 2008
Tempestade em SP teve 5 raios por minuto (notícia parcial)
No verão, são comuns aquelas tempestades que caem de repente, fortes. Algumas duram pouco e outras são mais demoradas, como a que aconteceu na noite de Natal. Foram quatro horas de chuva, que deixaram ruas e avenidas alagadas e árvores caídas. A maior parte delas, atingidas por raios.
Rapaz morre ao receber descarga elétrica no celular
"Estamos todos chocados com a situação. Era um menino bom, trabalhador. Foi uma grande fatalidade", disse a mãe, muito emocionada. Oliveira nem chegou a receber atendimento médico: foi socorrido por familiares e levado ao hospital de Urgências de Goiânia, mas já estava morto. "Foi um choque muito forte. Não deu tempo para fazermos mais nada", afirmou Levino Leão, que estava com o rapaz no momento da descarga.
Leão conta que o grupo de amigos e familiares estava na fazenda comemorando o Natal. Chovia muito e Éric havia colocado o celular para carregar. Mais tarde, resolveu fazer uma ligação. "Nunca vi nada igual. Foi um momento desesperador", diz. Ele conta que chegaram a procurar ajuda em Bonfinópolis, mas preferiram levar o rapaz para Goiânia, já que a fazenda fica a menos de 40 minutos da capital.
Para o tenente do Corpo de Bombeiros de Goiânia, André Gonçalves, é preciso haver prevenção. "É uma ocorrência rara, mas é sempre importante e necessário pensar em prevenção. Nessas situações de chuvas e trovoadas, é sempre bom evitar. Tanto no celular conectado à tomada como o próprio telefone fixo, ligado à rede convencional", explica.
Histórico
Além de Oliveira, outras duas mortes com as mesmas características foram registradas em Goiás, somente nos últimos três meses. Em outubro, Maria das Graças Santos Barrozo, 51, morreu eletrocutada enquanto falava ao telefone, de uma linha fixa. O filho, Derisvaldo Santos Barros, 31, também recebeu a descarga e sofreu queimaduras. A sala onde o aparelho estava conectado pegou fogo.
No mês passado, um adolescente de 15 anos também morreu em Goianésia (GO) quando falava ao celular no momento em que um raio caiu próximo à casa onde ele estava. O aparelho estava ligado à tomada. Ele atendeu a uma chamada, recebeu a descarga e foi lançado a uma distância de dois metros, segundo testemunhas.
De acordo com estudos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), a incidências de raios no Brasil é de cerca de 50 milhões por ano. O estudo, porém abrange apenas nove estados: Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo.
Fonte: UOL 26/12/2008 20:31h
sexta-feira, 26 de dezembro de 2008
Raio atinge prédio em Higienópolis e abre fenda na fachada
quarta-feira, 3 de dezembro de 2008
Raios matam dois homens e ferem outro no interior da Bahia
Tiago Décimo - O Estado de S.Paulo
SALVADOR - Duas pessoas morreram e uma ficou ferida depois de serem atingidos por raios nas cidades de Brumado e Itiúba, no sul baiano. Em Brumado, dois irmãos que trabalhavam na Fazenda Humaitá, na margem da rodovia BA-262, resolveram se abrigar sob uma árvore durante uma pancada de chuva, na tarde terça-feira.
Um raio atingiu o local e matou na hora José Cláudio Dias de Oliveira, de 22 anos. Seu irmão, Antônio Carlos, de 19, chegou a ser internado na cidade, mas já teve alta. Em Itiúba, o lavrador Adelino Santos, de 39 anos, foi atingido na tarde de segunda-feira, enquanto tentava tirar a lama que invadiu sua casa durante um temporal, e teve morte instantânea.
Na cidade mais prejudicada pelas chuvas na Bahia, Coração de Maria, a 116 quilômetros a oeste de Salvador, voltou a ventar forte e a chover na madrugada desta quarta-feira, 3. Um conjunto de cinco casas em construção foi destruído na tempestade. Ninguém ficou ferido. O governo estadual decretou estado de emergência no município, que tem 250 pessoas desabrigadas. Uma equipe da Defesa Civil do Estado foi deslocada para a cidade.