sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Raio mata lavrador, de 31 anos, em Botumirim, a 168 km de M. Claros

fonte: Montesclaros.com

Lavrador de 31 anos morreu, ontem à noite, depois de ser atingido por um raio na localidade de Toazinho, em Botumirim, a 168 km de Montes Claros. Testemunhas afirmaram que Eli Amaral Silva estava voltando para casa quando foi vítima de uma descarga elétrica provocada pelo raio. O lavrador chegou a ser levado para um posto de saúde do município, mas já estava morto. Levantamento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais mostra que, no ano passado, o número de mortes causadas por raios no Brasil foi o maior nos últimos dez anos. Foram registradas 75 mortes contra 47 em 2007. A maioria ocorreu na região Sudeste.

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Raio mata homem e animal que cercavam gado no interior do MT

Fonte:De Sinop - Alexandre Alves - especial para o Olhar Direto

Um raio matou Valderei Martins de Oliveira, 49 anos, na Fazenda Tiaia, próximo ao rio dos Peixes, em Juara (664 km de Cuiabá), informa a Rádio Tucunaré. Conforme a reportagem, o acidente aconteceu no sábado (19), às 12h30. Valderei estava cercando o gado montado em uma mula, quando a descarga elétrica o atingiu.

Os funcionários da fazenda de imediato o socorreram, levando o homem para Juara em um veículo da propriedade, porém a vítima não resistiu à gravidade e morreu antes mesmo de chegar ao Hospital Municipal.

O raio acertou a cabeça e veio a sair pela perna, matando até mesmo a mula que Valderei montava. Nessa época do ano, em que se aproxima o período chuvoso no Nortão, são comuns as descargas elétricas, porém foi o primeiro registro de óbito por causa de raio em Juara.

Raio mata lavrador em Lajinha, MG

O lavrador Amilton César Miranda, 28 anos, morreu após ser atingido por um raio durante um temporal que atingiu o córrego Bom Vista, na região do Distrito da Prata, em Lajinha, na terça-feira, 29. Segundo Hélio Pereira de Oliveira, que encontrou a vítima já sem vida, Amílton estava próximo a um secador de café. De acordo com a perícia, o lavrado apresentava marcas de queimaduras na região posterior do braço direito e quadril esquerdo, confirmando a morte em decorrência de descarga elétrica .
Fonte: Diário do Rio Doce - 30.09.09

Clima via Satélite