segunda-feira, 27 de setembro de 2010
Queda de raio causa pane e para metrô por 20 minutos na Zona Sul
40ª edição do HORÁRIO DE VERÃO
quinta-feira, 23 de setembro de 2010
Raio atinge prédio da Defesa Civil em Florianópolis
Descarga elétrica só causou o desligamento de uma central telefônica
A descarga elétrica foi absorvida pelo para-raio do imóvel, instalado em uma das torres de comunicação posicionadas no pátio.
O único prejuízo foi o desligamento de uma das centrais telefônicas.
O número 3244-0600 continua funcionando.
Vacas morrem após queda de raio em Panambi
"Calculamos um prejuízo aproximado de R$ 28 mil", diz proprietária
Quatro vacas morreram em decorrência de um raio, por volta das 7h de hoje, no interior de Panambi, em linha Maranei. A propriedade fica a cerca de 1km da BR-285.
— Nós calculamos um prejuízo aproximado de R$ 28 mil — disse a proprietária Daniela Trentini, 27 anos.
As vacas produziam de 25 a 50 litros de leite por dia cada uma e a, agora, a preocupação de Daniela é com as 32 vacas que restaram. Também em Panambi, o rio Fiúza, começou a sair do leito e pode atingir as casas que ficam as margens do rio.
terça-feira, 21 de setembro de 2010
Raio faz explodir cem lâmpadas
Cerca das 18h30, um raio atingiu um poste de alta tensão que se ergue no meio de várias casas e fez explodir lâmpadas, televisões, tomadas, quadros eléctricos e até a caldeira de aquecimento do café O Freitas, mesmo no centro da freguesia.
"O poste ficou da cor do fogo e depois deu-se uma espécie de ataque à bomba", disse ao CM Alfredo Simões, dono do café e minimercado, com residência no primeiro andar.
Os fios da instalação eléctrica, assim como os quadros e boa parte das tomadas, ficaram calcinados. "Explodiram mais de cem lâmpadas de baixo consumo", disse Alfredo, ainda incrédulo com o ocorrido.
Mas também houve danos, embora menores, noutras casas, estabelecimentos comerciais e na sede da junta de freguesia.
Nuno Moreira, "por cem anos que viva", nunca vai esquecer este dia. Trabalha num talho e ficou, por segundos, agarrado a um frigorífico. Um susto de morte.
sábado, 11 de setembro de 2010
Raio mata quatro durante casamento na Mauritânia
Um raio matou hoje quatro pessoas durante uma festa de casamento em uma aldeia na Mauritânia, informou El Hadi, um convidado para o evento. Ele disse que o raio matou dois homens e duas mulheres.
Outras duas pessoas que sofreram queimaduras foram levadas para um hospital próximo à localidade de Idini, 65 quilômetros a oeste de Nouakchott, capital do país. Os noivos não estavam entre as vítimas, acrescentou a fonte. A Mauritânia, nação localizada no oeste da África, tem sofrido com intensas chuvas e tormentas elétricas esta semana.