segunda-feira, 23 de julho de 2012

Nova forma de revestimento espera proteger aviões de raios

Película desenvolvida na Europa deve minimizar os danos em aeronaves com fuselagem de fibra de carbono.

Fonte: TecMundo e BBC Brasil - Por Leonardo Müller em 18 de Julho de 2012


Nova tecnologia de revestimento deve minimizar os danos em aviões atingidos por raios. (Fonte da imagem: Reprodução/BBC Brasil)

Voar com mau tempo sempre representa um risco relativamente preocupante para passageiros e tripulantes de qualquer tipo de avião. No entanto, não é sempre que as condições climáticas deixam as aeronaves escapar ilesas. Nessa briga com o tempo, os equipamentos antigos é que levam a melhor. Ainda assim, engenheiros do País de Gales já estão a ponto de resolver o impasse.

Na verdade, o tempo nas alturas é tão “selvagem” que todos os voos comerciais são atingidos por raios pelo menos uma vez a cada ano. Por mais incrível que pareça, esse não era um problema tão alarmante até que os aviões começaram a parar de ser feitos com revestimento completamente metálico.

Atualmente, as grandes fabricantes de aeronaves do mundo já estão desenvolvendo fuselagens com base em fibra de carbono. Esse material é mais leve que o metal e ainda consegue um ter um bom nível de resistência, exceto quando falamos em raios.
Para tornar a fibra de carbono imune a raios, um escritório da European Aeronautic Defence and Space Company (EADS) resolveu colocar o metal novamente no revestimento dos aviões. Dessa vez, ele é o material secundário e serve para proteger e dissipar a corrente elétrica por toda a aeronave. Confira no vídeo a diferença da ação dos raios nos dois tipos de revestimento.


Fonte BBC

sábado, 21 de julho de 2012

Avião da TAM é atingido por raio e assusta passageiros

Fonte: Portal Terra


Os passageiros do voo JJ3549 da TAM, que partiu do Recife (PE) para São Paulo na terça-feira, levaram um grande susto no mesmo dia em que a tragédia com outro voo da companhia, o JJ3054, completou cinco anos. Um raio atingiu a aeronave durante o voo e provou "uma tremenda explosão", de acordo com relato do cantor pernambucano China, que voltava para a capital paulista após se apresentar no Festival de Inverno de Garanhuns.
Pouco antes de decolar, China postou no Twitter que o piloto informava aos passageiros que o céu estava encoberto em São Paulo. Depois de pousar, o cantor explicou o que aconteceu: "rolou um barulho de explosão vindo da turbina do voo da TAM. Mas pousamos e estamos vivos", escreveu o pernambucano.
Em nota, a TAM informou que a aeronave foi atingida por um raio quando se aproximava de São Paulo e que o pouso ocorreu normalmente e em segurança no aeroporto de Guarulhos. "Após a aterrissagem, a aeronave foi vistoriada e nenhum dano foi verificado, pois as aeronaves estão preparadas para suportar esse tipo de ocorrência", afirma a companhia.

Clima via Satélite