sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Raio mata 12 cabeças de gado em Rondônia

Fonte: Impacto Rondônia - Daniel Panobianco - De olho no Tempo

Em Ministro Andreazza, pelo menos um acontecimento chamou a atenção e novamente expôs o perigo das descargas atmosféricas na Amazônia. Um único raio matou 12 cabeças de gado, que se abrigavam debaixo de uma árvore durante o temporal.


A volta da chuva ao interior do Estado foi acompanhada de ventos fortes e muitos raios. O maior registro de mortes de animais causados pelos raios em todo o Brasil é em Rondônia, com 64 cabeças de uma única vez.
A chuva forte voltou ao Estado de Rondônia. As previsões do inicio da semana, desacreditada por muitos, de fato foi confirmada entre a tarde desta quinta-feira e a manhã de hoje. Choveu, com intensidade em diversos municípios do Estado, principalmente na área central, entre Ji-Paraná e Cacoal, regiões que vinham sofrendo com uma longa estiagem de 89 dias.Durante as primeiras trovoadas na noite de quinta-feira, uma seqüência de raios - descrita por muitos como assustadora – atingiu parte dos municípios de Ji-Paraná, Presidente Médici e Ministro Andreazza, além de boa parte do noroeste de Mato Grosso, regiões de Juína e Colniza.Em Ministro Andreazza, pelo menos um acontecimento chamou a atenção e novamente expôs o perigo das descargas atmosféricas na Amazônia. Um único raio matou 12 cabeças de gado, que se abrigavam debaixo de uma árvore durante o temporal. O fato ocorreu em uma fazenda, já no limite de Ministro Andreazza com o município de Presidente Médici, próximo ao Núcleo Riachuelo, na rodovia RO-133, que liga o Núcleo ao Distrito de Nova Colina, em Ji-Paraná. Normalmente, os animais, para se protegerem de um temporal, recorrem a dois pontos estratégicos de uma propriedade; Ou ao lado de uma cerca ou debaixo de árvores. Os dois conduzem eletricidade, a árvore mais ainda por ser o ponto mais elevado da área e como todos sabem, os raios procuram primeiro os pontos mais elevados para atingir e somente depois propagar a energia para o solo.

Em Rondônia, essa não é a primeira vez que casos de mortes de animais fulminados por raios acontece. Em 23 de março de 2006, durante uma forte chuva, um único raio foi capaz de provocar a morte de 64 cabeças de gado em uma propriedade no município de Monte Negro, distante 248 quilômetros de Porto Velho. Na ocasião, os animais estavam próximos de uma cerca lisa, corredor perfeito de energia de um raio. Esse é o maior registro de mortes de animais causados por raios em todo o Brasil.
Também em 2006, outro grande prejuízo com os raios foi registrado em solo rondoniense; Em um sitio no município de Vale do Paraíso, distante 336 quilômetros da capital, 18 cabeças, entre vacas e cavalos morreram fulminados na hora após a queda de um raio sobre uma árvore que os abrigava. proprietário do gado disse que na hora em que o raio caiu fulminando os animais, a chuva não era intensa, porém os ventos estavam muito fortes e os raios "rasgavam" o céu a todo instante. "Foi o temporal de raios mais intenso que já vi em toda minha vida" relata o agricultor. O prejuízo, estimado em 20 mil reais, não poderia ser evitado.

sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Dois montanhistas morrem atingidos por raio no Japão

O sistema de meteorologia japonês havia enviado alerta avisando da forte incidência de raios e intensa chuva naquele dia.

22/8/2008 09:15 - Fonte: Alta Montanha.com

Um grupo de seis montanhistas encontrou Shinobu Shiogai, 52 anos, morto por um relâmpago numa trilha do Monte Fuji, em Fujinomiya (Shizuoka), por volta das 13h50, do penúltimo sábado.

Descoberto entre o sexto e o sétimo nível da montanha, residente em Tokyo, foi levado a um hospital da cidade, onde teve a morte confirmada.

O corpo foi encontrado pelo grupo depois que todos se jogaram no chão para se proteger de outro relâmpago.

O Observatório Local de Meteorologia de Shizuoka declarou que havia divulgado um aviso sobre os raios na manhã do mesmo dia do acidente e outro sobre as fortes chuvas e enchente, à noite.

No mesmo sábado outro homem, de 64 anos, também foi morto por um raio no Monte Takao, em Hachioji (Tokyo), por volta das 15h10.

A polícia recebeu uma ligação de emergência informando que uma pessoa tinha caído numa trilha perto do topo da montanha. A vítima sofreu sérias queimaduras e estava descendo do local.

Instalações elétricas no Estado de São Paulo serão vistoriadas por bombeiros

13/Agosto/2008

Inspeção vai começar em 2009, em sintonia com a publicação do recém-concluído texto da Instrução Técnica 47. Documento estabelece as condições mínimas de segurança para as instalações elétricas de baixa tensão

Rafael Frank

As instalações elétricas de baixa tensão de todas as novas obras residenciais, comerciais ou industriais de baixa tensão no Estado de São Paulo serão vistoriadas pelo Corpo de Bombeiros a partir de 2009. Apenas as residências unifamiliares não passarão pelo procedimento.

A medida está especificada na recém-concluída Instrução Técnica (IT) nº 47. O documento, formatado pela corporação em parceria com a Nema Brasil (Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Elétricos) e o Procobre (Instituto Brasileiro do Cobre), estabelece as condições elétricas mínimas de segurança das pessoas, do meio ambiente e do patrimônio, além do funcionamento adequado dos equipamentos. "A partir desta Instrução Técnica, o Estado de São Paulo passa a ter uma inspeção básica das instalações elétricas, o que já ocorre na maior parte dos países desenvolvidos e que é fundamental para aumentar a segurança", destaca o presidente da NEMA Brasil, Hilton Moreno.

A Procobre e a NEMA Brasil apresentaram ao Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo a proposta em novembro de 2006. Desde então, as instituições trabalham no conteúdo, que foi desenvolvido a partir da NBR 5410 - Instalações Elétricas de Baixa Tensão e nos regulamentos das autoridades de concessionárias de energia elétrica.

Os itens das instalações elétricas dos empreendimentos serão avaliados em conforme, não-conforme ou não-aplicável. Os bombeiros verificarão se as partes vivas estão isoladas e/ou protegidas por barreiras ou invólucros, se o circuito dispõe de condutor de proteção em toda sua extensão, se todas as tomadas de corrente são do tipo com contato de aterramento, se existem dispositivos diferenciais residuais (DR's) de alta sensibilidade para proteção contra choques elétricos e se os quadros de distribuição estão instalados em locais de fácil acesso e identificados do lado externo.

A IT será publicada e entrará em vigor em 2009. Entretanto, os bombeiros deverão executar procedimentos, como testes de aplicação e treinamentos dos oficiais vistoriantes, para viabilizar a implantação ainda esse semestre. Os primeiros testes em campo - uma espécie de "inspeções-pilotos" - devem ter início ainda neste semestre e algumas obras estão sendo definidas.

sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Raios param partida de futebol


Olimpíadas - China 2008


Raios param partida Estados Unidos x Canadá

Árbitra interrompe partida válida pelas quartas-de-final aos 22 minutos do primeiro tempo, quando as americanas venciam por 1 a 0


GLOBO ESPORTE.COM
Shangai-China

Americanas e canadenses deixam o campo, enquanto a chuva castiga o estádio em Shanghai



A partida entre Estados Unidos e Canadá, válida pelas quartas-de-final do torneio de futebol feminino das Olimpíadas de Pequim, foi interrompida nesta sexta-feira aos 22 minutos por causa das fortes chuvas que castigavam a cidade de Shanghai. As americanas venciam o confronto por 1 a 0, quando a árbitra Jenny Palmqvist, com medo dos raios, chamou os times e decidiu parar o jogo.

sábado, 9 de agosto de 2008

ENIE 2008

Agradecemos aos amigos, fornecedores e clientes que nos prestigiaram com sua vizita no ENIE.




Até 2010!

Clima via Satélite