sábado, 30 de outubro de 2010
Cemig alerta para incidência de raios no período chuvoso
sexta-feira, 29 de outubro de 2010
RAIO ATINGE DUAS RESIDÊNCIAS NO INTERIOR
Duas residências foram atingidas por raios no Interior do Estado na noite desta quinta-feira (28). O primeiro fato aconteceu no município de Pinhão, quando a família de Joelma da Costa teve um susto, quando um raio atingiu a sua residência, chegando a queimar o sofá.
Uma outra ocorrência foi presenciada no município de Itabaiana por volta das 21h20 também da noite de ontem (28). Segundo informações do proprietário da residência, Francisco José, o fato aconteceu no momento em que o mesmo se dirigiu até um dos cômodos da residência e após se encostar na porta da cozinha foi surpreendido por um raio que destelhou parte de sua casa.
Devido ao alerta da chegada de uma forte frente fria ao estado neste final de semana, os moradores do interior do estado estão sobre alerta, para se evitar uma possível fatalidade.
sábado, 23 de outubro de 2010
Homem morre após ser atingido por raio na Bahia
Menino de 12 anos morre após ser atingido por raio no Pará
sexta-feira, 22 de outubro de 2010
Mulher é atingida por raio ao andar de bicicleta no interior de MT e morre
Ela estava de bicicleta em uma avenida próxima à empresa Bunge Alimentos S/A quando foi atingida pelo raio e faleceu. Segundo a Defesa Civil, a chance de uma pessoa ser atingida por um raio é algo em torno de uma em um milhão.
Além de morte instantânea, a corrente do raio pode causar sérias queimaduras e outros danos ao coração, pulmões, sistema nervoso central e outras partes do corpo, através do aquecimento e uma variedade de reações eletroquímicas.
Cerca de 20 a 30% das vítimas de raios morrem, a maioria delas por parada cardíaca e respiratória, e cerca de 70% dos sobreviventes sofrem devido às sérias seqüelas psicológicas e orgânicas, por um longo tempo.
sábado, 9 de outubro de 2010
ES: queda de raio prejudica apuração no Estado
Segundo o presidente do TRE-ES, desembargador Pedro Valls Feu Rosa, a qualidade da informação, a transparência e a eficiência do processo eleitoral são a prioridade da Justiça, mas ser um dos primeiros Estados a concluir os trabalhos é também uma satisfação. "Foi um trabalho muito intenso de planejamento e treinamento, para conseguirmos esse resultado. E só não terminamos antes porque tivemos um evento natural, que prejudicou a apuração em Viana", afirmou o presidente do TRE-ES.
sexta-feira, 8 de outubro de 2010
Homem que falava ao celular morre atingido por raio em Bauru, SP
Fonte: TV TEM
SÃO PAULO - Um temporal atingiu várias cidades da região Centro-Oeste Paulista nesta quinta, à tarde, provocou transtornos e pode ter causado uma morte. Em Bauru, um rapaz de 21 anos, que falava ao celular, foi atingido por uma descarga elétrica e morreu. Luís Carlos de Almeida Santos, chegou a ser socorrido, mas não resistiu.
Ele deu entrada no Instituto Médico Legal, com queimaduras na pele e na cabeça. O aparelho de celular que ele usava ficou destruído. A causa da morte será investigada.
Na região, os meteorologistas não sabem exatamente quantos raios caíram. O que eles têm é o registro de milhares de descargas que atingiram praticamente todo o estado de São Paulo e também os estados vizinhos. São cerca de vinte mil raios entre quarta e quinta-feira. Segundo os meteorologistas, o fenômeno é comum nesta época do ano.
sábado, 2 de outubro de 2010
Vinte touros morrem por descarga elétrica no Triângulo Mineiro
Animais estavam debaixo de uma árvore para se protegerem da chuva. Três foram arremessados em um rio próximo ao local.
Segundo a TV Integração, cada touro estava avaliado em cerca de R$ 5 mil.
sexta-feira, 1 de outubro de 2010
SP registra 5.851 raios em um único dia
Número de descargas elétricas foi registrado terça (28) pelo Inpe.
Incidência do fenômeno aumenta no período chuvoso.
Um homem de 42 anos morreu quando estava ao telefone e recebeu uma descarga elétrica, em Suzanópolis, no interior de São Paulo, nesta segunda-feira (27). Ele chegou a ser socorrido, mas morreu a caminho do hospital.
Em Presidente Prudente, a 558 km de São Paulo, uma creche ficou alagada e as crianças tiveram que voltar para casa. A chuva em Tanabi, a 478 km da capital paulista, derrubou parte do teto da Justiça do Trabalho e 26 audiências foram canceladas. Em Mirandópolis, a 594 km de São Paulo, a chuva e o vento dificultaram o transito na Rodovia Marechal Rondon. Dezenas de árvores caíram na pista e os motoristas tiveram que redobrar a atenção para evitar acidentes.
Inpe aponta 30 mortes causadas por raios no Brasil neste ano
O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) informou ter registrado 30 mortes de pessoas atingidas por raios no Brasil em 2010. O Estado que lidera o número de óbitos é São Paulo, com oito pessoas. Em seguida, com três mortes, estão os Estados do Rio Grande do Sul, Pernambuco, Minas Gerais, e Amazonas. Os dados são do Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat).
De acordo com informações do Elat, 57% dos casos aconteceram no verão, o que representa 17 mortes. O outono é o segundo período em que houve mais mortes por descargas elétricas, com 23% (sete mortes).
O Sudeste obteve 37% das ocorrências por raios e o Nordeste 27%. Os dados do Grupo de Eletricidade Atmosférica também apontaram que em 93% dos casos as vítimas eram do sexo masculino, o que representa 28 das 30 mortes do ano de 2010.
Índio morre carbonizado após ser atingido por raio em Mato Grosso do Sul
fonte: Jornal Pequeno - on line.
O índio José Arce, 45, morreu carbonizado após um raio atingir sua casa na Aldeia Lima Campo, a 60 Km de Ponta Porã (MS), no domingo (26). A mulher dele ficou ferida. A Defesa Civil do Estado calcula que 2.000 pessoas foram afetadas ou tiveram prejuízos por causa da forte chuva que atingiu a região ontem.
Esta foi a quarta morte em Ponta Porã, em 11 anos, segundo o Elat (Grupo de Eletricidade Atmosférica), ligado ao Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). No último dia 26, até as 18h30, caíram 354 raios no município --um número considerado médio em dias de tempestade. No Estado do Mato Grosso do Sul, foram registrados 10.108 raios.
Segundo o Elat, a probabilidade anual de uma pessoa morrer atingida por um raio é de 4,3 por um milhão.
De acordo com o Inmet, Campo Grande (MS) registrou um volume de 46 milímetros de chuva, durante quatro horas. Em Ponta Porã, cerca de 111 milímetros foram acumulados durante o dia. Não chovia na região há mais de dois meses e o temporal era esperado desde a última quinta-feira (23).