sábado, 30 de outubro de 2010

Cemig alerta para incidência de raios no período chuvoso

Fonte: noh - Agencia Minas

A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) alerta à população para a maior incidência de raios no Estado em virtude das chuvas. Este ano, em Minas Gerais, o início do período chuvoso, que começou em meados de setembro e segue até março, é marcado por aumento na incidência de raios, em relação ao mesmo período do ano passado. Em setembro deste ano, foram registrados 18.759 raios contra 13.412 em 2009, o que representa um aumento de cerca de 40%.

Em setembro deste ano, foram registrados 18.759 raios contra 13.412 em 2009. Foto: Divulgação/Cemig

De acordo com Carlos Wagner Coelho, técnico em planejamento hidroenergético da Cemig, esse aumento no número de raios está relacionado à maior quantidade de chuvas no mês de setembro, situação diferente do ocorrido no ano passado em que as chuvas começaram em outubro.

Dentro da área monitorada pela Cemig, compreendida pelas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país, Minas Gerais está entre os estados que recebem maior incidência de descargas atmosféricas. Segundo Carlos Wagner Coelho, a alta incidência de raios em Minas se dá em virtude do posicionamento geográfico do Estado. “Estamos numa faixa de transição que sofre influência de frentes frias, de linhas de instabilidade e de Zonas de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), e, tudo isso, colabora para que Minas Gerais receba maior quantidade de raios”, afirma.

No primeiro semestre de 2009, foram contabilizadas 738.875 descargas atmosféricas no Estado, enquanto no primeiro semestre deste ano somaram-se 263.363, redução de aproximadamente 65%. Essa redução, explica Carlos Wagner, se deu pelo fato de o período chuvoso do primeiro semestre de 2010 ter sido caracterizado como anômalo, pois as chuvas foram abaixo da média.

Na capital mineira, até setembro deste ano, foram registrados 356 raios. As cidades de Uberaba, assim como no ano passado, e João Pinheiro, são as que, até o mês passado, registraram maior incidência de raios.

Proteção

Aparelhos eletrônicos não são as únicas vítimas de uma tempestade com raios. O consumidor também deve estar atento para não ser atingido diretamente por descargas atmosféricas, procurando se abrigar durante as chuvas e mantendo-se distante de árvores ou grades metálicas.

A Cemig protege seu sistema elétrico por meio de para-raios de baixa e média tensão, instalados em todos os transformadores da rede de distribuição. Porém as sobretensões na rede, provocadas por raios, podem incidir diretamente próximo às ou nas próprias instalações dos consumidores ou, ainda, penetrar por outras vias que não a rede elétrica. Dessa forma, a Cemig recomenda que os consumidores também tomem medidas para proteger suas instalações.

De acordo com o engenheiro de operação da Cemig, Marcos Vinicius Carneiro, o consumidor pode se prevenir instalando equipamentos como para-raios, mas ele recomenda uma medida mais eficiente e econômica para evitar prejuízos: desligar da tomada os equipamentos eletrônicos mais sensíveis, como televisores e aparelhos de DVD. “Após o fim das descargas atmosféricas, que geralmente não duram muito tempo, o consumidor pode ligar os aparelhos novamente”, esclarece.

Sempre que houver suspeita de que os danos a um equipamento tenham sido provocados por raios que atingiram a rede elétrica da Cemig, o consumidor deve procurar, primeiramente, o atendimento do Fale com a Cemig, pelo telefone 116, para solicitar a análise de ressarcimento.



sexta-feira, 29 de outubro de 2010

RAIO ATINGE DUAS RESIDÊNCIAS NO INTERIOR

Fonte: Plenário a notícia agora. Da redação do Programa Comando Geral - Sergipe

Duas residências foram atingidas por raios no Interior do Estado na noite desta quinta-feira (28). O primeiro fato aconteceu no município de Pinhão, quando a família de Joelma da Costa teve um susto, quando um raio atingiu a sua residência, chegando a queimar o sofá.

Uma outra ocorrência foi presenciada no município de Itabaiana por volta das 21h20 também da noite de ontem (28). Segundo informações do proprietário da residência, Francisco José, o fato aconteceu no momento em que o mesmo se dirigiu até um dos cômodos da residência e após se encostar na porta da cozinha foi surpreendido por um raio que destelhou parte de sua casa.

Devido ao alerta da chegada de uma forte frente fria ao estado neste final de semana, os moradores do interior do estado estão sobre alerta, para se evitar uma possível fatalidade.



sábado, 23 de outubro de 2010

Homem morre após ser atingido por raio na Bahia

fonte: Portal Terra

O lavrador José Pereira de Jesus, 37 anos, morreu após ser atingido por um raio em uma fazenda localizada na zona rural de São Desidério, a 705 km de Salvador. O corpo dele foi enterrado nesta quinta-feira.
De acordo com familiares, ele estava em casa e, ao perceber que a chuva se aproximava, foi ao campo em busca de uma lona. Ao se abrigar sob uma árvore quando começou a chover, José foi atingido pelo raio e morreu na hora.

Menino de 12 anos morre após ser atingido por raio no Pará

fonte: O Globo

BELÉM - Um menino de 12 anos morreu, na tarde desta sexta-feira, após ser atingido por um raio no município de Parauapebas, sudeste paraense. Ele jogava bola em um campo de terra, na periferia da cidade, durante um forte temporal. Segundo informações do Hospital Municipal, ele ainda chegou consciente na emergência, mas não resistiu.

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Mulher é atingida por raio ao andar de bicicleta no interior de MT e morre

Fonte: Olhar Direto - Redação - Julia Munhoz

Uma mulher morreu nesta quinta-feira (21) após ter sido atingida por um raio durante uma ventania na cidade de Campo Verde (138 km de Cuiabá). Elza Camargo de Souza Miranda, 37 anos, chegou a ser socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), mas não resistiu e morreu.

Ela estava de bicicleta em uma avenida próxima à empresa Bunge Alimentos S/A quando foi atingida pelo raio e faleceu. Segundo a Defesa Civil, a chance de uma pessoa ser atingida por um raio é algo em torno de uma em um milhão.

Além de morte instantânea, a corrente do raio pode causar sérias queimaduras e outros danos ao coração, pulmões, sistema nervoso central e outras partes do corpo, através do aquecimento e uma variedade de reações eletroquímicas.

Cerca de 20 a 30% das vítimas de raios morrem, a maioria delas por parada cardíaca e respiratória, e cerca de 70% dos sobreviventes sofrem devido às sérias seqüelas psicológicas e orgânicas, por um longo tempo.

sábado, 9 de outubro de 2010

ES: queda de raio prejudica apuração no Estado

Fonte: ALEX CAVALCANTI - Terra notícias - Direto de Vitória

A queda de um raio sobre a rede de transmissão de dados de telefonia no município de Viana, na região metropolitana de Vitória, impediu o Estado do Espírito Santo de ser o primeiro do País a concluir a apuração de todas as seções. O Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) concluiu a apuração das 7.429 seções às 21h19. A apuração poderia ter sido ainda mais rápida, não fosse um incidente que causou atrasos na transmissão dos dados do município de Viana, na região metropolitana. Por conta da descarga elétrica que atingiu a rede de dados, os disquetes das 126 urnas do município tiveram que ser transportados até a capital.

Apenas uma hora e meia depois do início da apuração das eleições no estado, o senador Renato Casagrande (PSB), já era o governador matematicamente eleito. Às 18h28, com 1.243.178 votos e 79,27% das urnas apuradas, o candidato socialista tinha 82,32% dos votos válidos. Ao final da apuração, Casagrande se elegeu governador do Estado, em primeiro turno, com 1.502.070 votos, o equivalente a 82,30% dos votos válidos. Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB) ficou em segundo, com 282.910 votos, 15,50% dos votos válidos. Brice Bragato, do PSOL, teve 38.177 (2,09%) e Gilberto Caregnato (PRTB), ficou em último, com 1.935 (0,11%).

Segundo o presidente do TRE-ES, desembargador Pedro Valls Feu Rosa, a qualidade da informação, a transparência e a eficiência do processo eleitoral são a prioridade da Justiça, mas ser um dos primeiros Estados a concluir os trabalhos é também uma satisfação. "Foi um trabalho muito intenso de planejamento e treinamento, para conseguirmos esse resultado. E só não terminamos antes porque tivemos um evento natural, que prejudicou a apuração em Viana", afirmou o presidente do TRE-ES.

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Homem que falava ao celular morre atingido por raio em Bauru, SP

Fonte: TV TEM

SÃO PAULO - Um temporal atingiu várias cidades da região Centro-Oeste Paulista nesta quinta, à tarde, provocou transtornos e pode ter causado uma morte. Em Bauru, um rapaz de 21 anos, que falava ao celular, foi atingido por uma descarga elétrica e morreu. Luís Carlos de Almeida Santos, chegou a ser socorrido, mas não resistiu.

Ele deu entrada no Instituto Médico Legal, com queimaduras na pele e na cabeça. O aparelho de celular que ele usava ficou destruído. A causa da morte será investigada.

Na região, os meteorologistas não sabem exatamente quantos raios caíram. O que eles têm é o registro de milhares de descargas que atingiram praticamente todo o estado de São Paulo e também os estados vizinhos. São cerca de vinte mil raios entre quarta e quinta-feira. Segundo os meteorologistas, o fenômeno é comum nesta época do ano.

sábado, 2 de outubro de 2010

Vinte touros morrem por descarga elétrica no Triângulo Mineiro

Fonte: G1-MG

Animais estavam debaixo de uma árvore para se protegerem da chuva. Três foram arremessados em um rio próximo ao local.


Vinte touros da raça Nelore morreram, nesta terça-feira (28), depois de serem atingidos por uma descarga elétrica durante um temporal, em Uberaba, no Triângulo Mineiro. Na região, em menos de 12 horas, foram registradas 1.600 descargas atmosféricas.


Reprodução TV Globo

Os animais estavam debaixo de uma árvore para se protegerem da chuva. Com a força da descarga elétrica, três touros foram arremessados em um rio próximo ao local em que estavam.

Segundo a TV Integração, cada touro estava avaliado em cerca de R$ 5 mil.




sexta-feira, 1 de outubro de 2010

SP registra 5.851 raios em um único dia

Fonte: G1 - SP

Número de descargas elétricas foi registrado terça (28) pelo Inpe.
Incidência do fenômeno aumenta no período chuvoso.



Pelo menos 5.851 raios caíram em todo estado de São Paulo apenas nesta terça-feira (28). Já o número de mortos por causa de descargas elétricas, em 2010, chega a oito. As informações foram dadas nesta quarta-feita (29) pelo Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Um homem de 42 anos morreu quando estava ao telefone e recebeu uma descarga elétrica, em Suzanópolis, no interior de São Paulo, nesta segunda-feira (27). Ele chegou a ser socorrido, mas morreu a caminho do hospital.

A forte chuva que atingiu algumas cidades do interior nesta terça causou estragos. Em Presidente Epitácio, a 645 km da capital paulista, as ruas ficaram alagadas. Um motorista ficou preso na enchente. Também houve chuva de granizo. O temporal durou apenas dez minutos, mas foi suficiente para derrubar arvores e destelhar casas.

Em Presidente Prudente, a 558 km de São Paulo, uma creche ficou alagada e as crianças tiveram que voltar para casa. A chuva em Tanabi, a 478 km da capital paulista, derrubou parte do teto da Justiça do Trabalho e 26 audiências foram canceladas. Em Mirandópolis, a 594 km de São Paulo, a chuva e o vento dificultaram o transito na Rodovia Marechal Rondon. Dezenas de árvores caíram na pista e os motoristas tiveram que redobrar a atenção para evitar acidentes.

O Brasil é o país com a maior incidência de raios do mundo. Entre 2000 e 2009, 1.321 pessoas morreram atingidas por raios no país e a média é de 132 mortes por ano. O Sudeste foi a região onde mais pessoas morreram neste período (29%), seguido pelo Centro-Oeste (19%), Norte (17%), Nordeste (18%) e Sul (17%). A maior parte das mortes ocorre na zona rural com 61%, contra 26% na zona urbana, 8% no litoral e 5% em rodovias. Segundo o Elat, a quantidade aumenta com o período chuvoso, entre a primavera e o verão, ou seja, de setembro a fevereiro.

Inpe aponta 30 mortes causadas por raios no Brasil neste ano

Fonte: Portal Terra

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) informou ter registrado 30 mortes de pessoas atingidas por raios no Brasil em 2010. O Estado que lidera o número de óbitos é São Paulo, com oito pessoas. Em seguida, com três mortes, estão os Estados do Rio Grande do Sul, Pernambuco, Minas Gerais, e Amazonas. Os dados são do Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat).

De acordo com informações do Elat, 57% dos casos aconteceram no verão, o que representa 17 mortes. O outono é o segundo período em que houve mais mortes por descargas elétricas, com 23% (sete mortes).

O Sudeste obteve 37% das ocorrências por raios e o Nordeste 27%. Os dados do Grupo de Eletricidade Atmosférica também apontaram que em 93% dos casos as vítimas eram do sexo masculino, o que representa 28 das 30 mortes do ano de 2010.

Índio morre carbonizado após ser atingido por raio em Mato Grosso do Sul

fonte: Jornal Pequeno - on line.

O índio José Arce, 45, morreu carbonizado após um raio atingir sua casa na Aldeia Lima Campo, a 60 Km de Ponta Porã (MS), no domingo (26). A mulher dele ficou ferida. A Defesa Civil do Estado calcula que 2.000 pessoas foram afetadas ou tiveram prejuízos por causa da forte chuva que atingiu a região ontem.

Esta foi a quarta morte em Ponta Porã, em 11 anos, segundo o Elat (Grupo de Eletricidade Atmosférica), ligado ao Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). No último dia 26, até as 18h30, caíram 354 raios no município --um número considerado médio em dias de tempestade. No Estado do Mato Grosso do Sul, foram registrados 10.108 raios.

Segundo o Elat, a probabilidade anual de uma pessoa morrer atingida por um raio é de 4,3 por um milhão.

De acordo com o Inmet, Campo Grande (MS) registrou um volume de 46 milímetros de chuva, durante quatro horas. Em Ponta Porã, cerca de 111 milímetros foram acumulados durante o dia. Não chovia na região há mais de dois meses e o temporal era esperado desde a última quinta-feira (23).

Clima via Satélite