sexta-feira, 1 de outubro de 2010

SP registra 5.851 raios em um único dia

Fonte: G1 - SP

Número de descargas elétricas foi registrado terça (28) pelo Inpe.
Incidência do fenômeno aumenta no período chuvoso.



Pelo menos 5.851 raios caíram em todo estado de São Paulo apenas nesta terça-feira (28). Já o número de mortos por causa de descargas elétricas, em 2010, chega a oito. As informações foram dadas nesta quarta-feita (29) pelo Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Um homem de 42 anos morreu quando estava ao telefone e recebeu uma descarga elétrica, em Suzanópolis, no interior de São Paulo, nesta segunda-feira (27). Ele chegou a ser socorrido, mas morreu a caminho do hospital.

A forte chuva que atingiu algumas cidades do interior nesta terça causou estragos. Em Presidente Epitácio, a 645 km da capital paulista, as ruas ficaram alagadas. Um motorista ficou preso na enchente. Também houve chuva de granizo. O temporal durou apenas dez minutos, mas foi suficiente para derrubar arvores e destelhar casas.

Em Presidente Prudente, a 558 km de São Paulo, uma creche ficou alagada e as crianças tiveram que voltar para casa. A chuva em Tanabi, a 478 km da capital paulista, derrubou parte do teto da Justiça do Trabalho e 26 audiências foram canceladas. Em Mirandópolis, a 594 km de São Paulo, a chuva e o vento dificultaram o transito na Rodovia Marechal Rondon. Dezenas de árvores caíram na pista e os motoristas tiveram que redobrar a atenção para evitar acidentes.

O Brasil é o país com a maior incidência de raios do mundo. Entre 2000 e 2009, 1.321 pessoas morreram atingidas por raios no país e a média é de 132 mortes por ano. O Sudeste foi a região onde mais pessoas morreram neste período (29%), seguido pelo Centro-Oeste (19%), Norte (17%), Nordeste (18%) e Sul (17%). A maior parte das mortes ocorre na zona rural com 61%, contra 26% na zona urbana, 8% no litoral e 5% em rodovias. Segundo o Elat, a quantidade aumenta com o período chuvoso, entre a primavera e o verão, ou seja, de setembro a fevereiro.

Nenhum comentário:

Clima via Satélite