sábado, 23 de julho de 2011

Trem atingido por raio descarrila e deixa pelo menos 11 mortos na China

Fonte: Eng Sergio Santos por e-mail 

Pequim, 24 jul (EFE).- Pelo menos 11 pessoas morreram e 89 ficaram feridas no descarrilamento de um trem de alta velocidade na província chinesa de Zhejiang, após um raio atingir o comboio, informou neste sábado a agência de notícias oficial "Xinhua".
O trem, que fazia o trajeto entre as cidades de Hangzhou e Fuzhou (capitais das províncias de Zhejiang e Fuzhou, respectivamente), descarrilou por volta das 20h30 locais (9h30 em Brasília) à altura da cidade de Wenzhou quando passava por uma ponte.
Depois de ser atingido pelo raio, ele perdeu velocidade e outro trem que circulava colidiu em sua parte posterior, provocando a queda de dois vagões na ponte, de uma altura de 30 metros.
O acidente ocorre em um momento de incertezas sobre o desenvolvimento ferroviário de alta velocidade na China, depois que a maior linha do mundo deste tipo, entre Pequim e Xangai, foi inaugurada neste mês.
Em apenas três semanas, esta linha teve três danos e vários atrasos, além de reduzir horários por causa da escassez de passageiros em alguns trajetos. Além disso, o Ministério de Ferrovias da China admitiu grandes dívidas provocadas pelas obras desses trens.
As autoridades de Pequim, no entanto, continuam decididas a desenvolver a maior rede de alta velocidade do mundo, com uma quilometragem superior ao de todas do resto do mundo somadas. EFE

Nenhum comentário:

Clima via Satélite