sábado, 24 de setembro de 2011

Raio mata dez vacas e oito bois em Terra de Areia, no Litoral Norte

Fonte: Zero Hora - Kamila Almeida | kamila.almeida@zerohora.com.br

Caseiro relatou que ouviu um estrondo quando o raio atingiu o pasto



Dez vacas e oito bois morreram em decorrência de um raio que caiu no final da tarde de ontem em Terra de Areia, no litoral norte do Rio Grande do Sul. O gado estava em uma fazenda localizada no km 50 da BR-101. O incidente foi constatado por volta das 11h desta terça-feira, quando o caseiro Nilmar Silva de Quadros, 30 anos, foi tratar o gado e percorrer os campos.


De imediato lembrou da tarde de ontem, quando cortava cana com mais cinco colegas e a chuva forte começou, por volta das 17h. Os funcionários queriam se abrigar no galpão, mas Nilmar insistiu para que fossem para a casa dele. Sentiu que o céu estava carregado demais e que ficar por ali não seria seguro.


Ao todo, 18 animais foram encontrados mortos na propriedade em Terra de Areia
Foto:Ronaldo Bernardi





Foto: Ronaldo Bernardi/ Agencia RBS



No meio do caminho, a mais de mil metros de casa, ouviram um estrondo.

— Vi que o raio tinha caído no pasto, mas não imaginei que tivesse matado as vacas. Na hora da chuva elas foram uma a uma para o galpão. E assim estavam, enfileiradas e caídas no chão quando retornei ao local. Me assustei, mas dei graças a deus por estar vivo. Era para nós termos sido atingidos também — contou Quadros.

A propriedade onde ocorreu o acidente tem 140 hectares e possui 210 cabeças de gado. Os bichos devem ser enterrados nesta quarta-feira, após a prefeitura de Terra de Areia liberar uma retroescavadeira capaz de ajudar no processo.

Mulher fica ferida após queda de raio em Apucarana

Fonte: TNOnline - Apucarana

Publicado em 21 de Setembro de 2011, às 06h28min

Fato aconteceu em residência localizada no Jardim Ponta Grossa (região Norte da Cidade)

A queda de um raio, ontem terça-feira (20) á tarde, em Apucarana, provocou incêndio em residência, deixou um mulher de 70 anos ferida e tirou emissoras de rádio do ar.  A descarga elétrica atingiu inicialmente um antena de televisão, provocando grande estrondo. Uma das paredes da moradia foi rachada.

A casa atingida está situada na Rua Emílio de Menezes, no Jardim Ponta Grossa (região Norte da Cidade). Duas equipes do Corpo de Bombeiros foram para debelar as chamas e prestar socorro a uma mulher que acabou ferida. O nome da vítima ainda não foi divulgado.

"A mulher estendia roupas no varal quando foi atingida indiretamente pelo raio, que a arremessou. Houve um princípio de incêndio na casa, que foi protamente debeleado por vizinhos", afirmou o major Emerson Saqueta, comandante do Corpo de Bombeiros de Apucarana que esteve no local da ocorrência.

sábado, 3 de setembro de 2011

Descarga elétrica atmosférica atinge torre de comunicação da Prefeitura de Cacoal

Fonte: Jornal Eletrônico Rondôniaovivo


Giliane Perin/AIPMC - Por volta das 8h15, da manhã de quarta-feira, 31, um raio atingiu a torre de comunicação da Prefeitura Municipal de Cacoal. A torre é responsável pela comunicação de dados da Prefeitura e afetou todos os órgãos da administração municipal e ainda a comunicação dos hospitais e unidades de saúde.
De acordo com o Chefe do Departamento de Tecnologia da Informação, da Prefeitura, Maximiliano Barroso Bonfá, o prejuízo foi alto. “Nós fizemos uma análise, superficialmente, e já constatamos que o prejuízo pode estar entre 15 e 20 mil reais. Cerca de 50 computadores apresentaram problemas, sem contar rádio e switch (aparelho de comunicação)”, explicou Maximiliano.
Devido aos problemas ocasionados pelo raio, a Prefeitura Municipal de Cacoal está sem internet. “Aos poucos vamos restabelecendo as atividades, mas de uma forma geral, vamos levar uma semana para regularizar tudo. Estamos montando um processo emergencial para compra de equipamentos, e na medida do possível estamos substituindo equipamentos que possuíamos na reserva”, salientou o Chefe da DTI.

Clima via Satélite