quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Homem morre atingido por raio em Ponta Porã; 2º caso em MS em 4 dias

Fonte: CG News e idest.com.br



Ronaldo Pereira do Nascimento, 27 anos, morreu após ser atingido por um raio, por volta das 16 horas dessa segunda-feira, em Ponta Porã, na fronteira com o Paraguai. Este foi o segundo caso em quatro dias, em Mato Grosso do Sul.
Ronaldo trabalhava na plantação de eucalipto, no assentamento Itamarati, quando houve a descarga elétrica. Ele estava junto com Enio Martins Meira, que também foi atingido.
Os dois foram socorridos para atendimento médico, mas Ronaldo chegou morto no hospital e Enio está bem.
Quatro dias antes, a vítima de choque foi Thiago Bechuate Correa, 30 anos. Ele estava debaixo de uma árvore, em sua chácara, na saída para Rochedinho, em Campo Grande, quando recebeu a descarga elétrica.
Thiago foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros e Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), mas morreu enquanto recebia o socorro.
Mato Grosso do Sul é um dos estados com maior incidência de raios. A orientação é, em caso de temporal, nunca procurar abrigo sob árvores.

Jovem morre após ser atingido por raio no litoral do RS

Fonte: Portal TERRA



Um jovem de 22 anos morreu nesta terça-feira após ser atingido por um raio na praia de Imbé, no litoral do Rio Grande do Sul. O rapaz, natural de Três Passos, na região noroeste do Estado, estava em frente a uma guarita de salva-vidas quando recebeu a descarga elétrica. Ele chegou a ser socorrido e encaminhado ao posto de saúde, mas não resistiu.
De acordo com a Polícia Militar, vários banhistas permanecem na praia durante os temporais no litoral do RS. A chuva também deixa o mar propício para a prática do surfe, o que faz com que atletas se arrisquem na água. Conforme a PM, os salva-vidas orientam as pessoas a deixarem a orla, mas não obtêm sucesso.
Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), 80% dos casos de morte por raios poderiam ser evitados caso as pessoas soubessem como se proteger. O instituto criou uma cartilha listando os lugares que devem ser evitados durante uma tempestade. Dentre eles estão campos abertos, praias, varandas, toldos, sacadas e locais próximos de árvores ou cercas. O Inpe orienta que as pessoas procurem abrigos em veículos ou edificações.
A cada 50 mortes por raio no mundo, uma é no Brasil, o país campeão mundial em incidência do fenômeno. São 130 mortes e 200 feridos por ano.

Temporal em Piracicaba queima sete aparelhos de casa e CPFL faz alerta

Fonte: G1


Mulher teve televisores, telefones, notebook e aparelho de DVD danificados.
Companhia orienta o consumidor a ter cuidado com o aterramento do local.

A forte tempestade que atingiu Piracicaba, no interior de São Paulo, na última terça-feira (21), deixou sete aparelhos da aposentada Célia da Silva Pelligrinotti queimados. Os danos, segundo a dona de casa, foram causados por vários raios que caíram durante a chuva. A Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL) alertou sobre os cuidados que devem ser tomados pela população para que não haja prejuízos como os de Célia.

"O fator principal que deve ser citado é o aterramento da parte elétrica da residência. Se a casa possui um aterramento bem feito, toda a circulação da corrente elétrica descarregada por um raio, por exemplo, tende a ser direcionada para a terra. É aquela questão de ter ou não fio terra", afirmou o engenheiro da CPFL Evandro Freire.

O sistema de aterramento consiste em uma viga cravada na terra que é conectada a um fio, geralmente de cor verde e amarela, que percorre toda a casa. Ele tem como objetivo diminuir a variação de tensão de uma rede elétrica, eliminar as fugas de energia e proteger os usuários de um possível choque elétrico.

Outra recomendação do engenheiro é para que as pessoas tirem os aparelhos da tomada. "O aterramento bem feito é o principal, mas por causa de cabos de telefone e TV a cabo, nem sempre é o suficiente. A maioria das pessoas tira os eletrodomésticos das tomadas e isso deve mesmo ser feito. É mais uma segurança na hora da chuva", disse Freire.

A dona de casa contou que vários aparelhos da residência quase pegaram fogo durante o temporal. "Eu estava no sofá da sala com o meu marido e, quando a gente viu, tinha fumaça saindo dos aparelhos. Chegou a sair faísca de algumas coisas", disse Célia. Duas televisões de LCD, dois equipamentos de DVD, dois telefones e um notebook foram danificados na casa da aposentada. Ela entrou em contato com a CPFL e uma vistoria foi marcada para o dia 8 de fevereiro.

Prejuízo
"Como a gente vai fazer para recuperar tudo isso agora? Nós trabalhamos muito tempo para comprar. É uma situação muito difícil", completou Célia. A CPFL, por meio de sua assessoria de imprensa, informou que segue os procedimentos adotados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), através da Resolução nº 414, de setembro de 2010.

A Companhia informou ainda que "A CPFL analisará os orçamentos e laudos e, se deferidos, efetuará o ressarcimento dentro do prazo previsto pela legislação, ou conserto por meio de assistência técnica credenciada. O ressarcimento ocorrerá somente quando a queima ou defeito em aparelhos elétricos estiver relacionado ao problema ou falhas na rede elétrica da CPFL".
Aparelhos danificados por raios durante chuva em Piracicaba (Foto: Eduardo Guidini/G1)

Aparelhos danificados por raios durante temporal
em casa de Piracicaba (Foto: Eduardo Guidini/G1)

Raio atinge mulher em assentamento de Sinop

Fonte: Corpo de Bombeiros MT - Assessoria/4º BBM



A Dona de casa Jacinta Maria de Souza, 46, foi atingida por uma descarga atmosférica na noite desta sexta-feira (17.2), no momento em que estava no interior de sua residência, no sítio Água Cristalina, próximo à região do assentamento Gleba Mercedes, cerca de 80 quilômetros de Sinop.


Segundo o sargento do 4º Batalhão de Bombeiros de Sinop, Ribas Alves, parte da descarga elétrica atingiu o corpo da dona de casa, causando inconciência e atrofiamento temporário dos músculos do pescoço e membros superiores. A mulher seguiu em um veículo particular para ser atendida em Sinop.


No caminho, no entrocamento de acesso a Gleba Mercedes, na MT-220, bombeiros assumiram a acorrência prestando o primeiro atendimento em uma ambulância. A dona de casa já tinha retomado a consciência e reclamava de dores na região do pescoço e lombar e apresentava arritmia cardíaca, com 140 batimentos por minuto.


Encaminhada ao Pronto Atendimento de Sinop, apresentava quadro clínico estável.  


Ainda neste mês, (8.2), um homem de 34 anos morreu após ser atingido por um raio quando estava na varanda de casa, na mesma localidade da Gleba Mercedes, tomando chimarrão.


Segundo o Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat), do Instituto Nacional de Pesquisas Especiais (Inpe), o número de pessoas mortas no Brasil em 2010, chegou a marca de 89 pessoas, em 2011 o número teve uma sensível redução com 81 mortes.

sábado, 11 de fevereiro de 2012

Adolescente morre atingido por raio na zona leste de SP

Fonte: Estadão.com.br

Um adolescente, de 14 anos, foi atingido por um raio na última quarta-feira, 8, em São Mateus, na zona leste de São Paulo. Ele chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. Segundo a Defesa Civil estadual, por volta das 17 horas, uma formação de nuvens acompanhada de raios ocasionou várias descargas elétricas, sendo que uma delas atingiu o jovem, que brincava na Rua Pêra Mirim.
Ele ficou gravemente ferido e foi levado pelo Serviço de Atendimento Municipal de Urgência (Samu), ao Pronto Socorro do Hospital e Maternidade Santa Marcelina - Unidade Itaquera, onde faleceu algumas horas depois.
Video: Rede Bandeirantes

Clima via Satélite