sábado, 4 de outubro de 2008

Morador da Guia é atingido por raio

Fonte: Diário de Cuiabá - DANA CAMPOS - da Reportagem

A chuva intensa que caiu em Cuiabá nesta quinta-feira provocou várias ocorrências de descargas elétricas. Uma delas atingiu o chacareiro Claudionor Martins Figueiredo, de 50 anos. Ele é morador do sítio Itamaracá, distante 10 quilômetros do Distrito da Guia, e se lembra que no momento da descarga sentiu um forte impacto e uma sensação de calor intensa.

O chacareiro relata que estava junto com um primo conversando na varanda do sítio. “Quando começou a chuva eu estava varrendo a área. Depois de um tempo, fui até o quintal para tirar a roupa do varal. Quando voltei, já na varanda, senti uma força e um calor muito forte, como se estivesse apanhando de um cabo de fogo”, descreve. De acordo com Claudionor, a força do raio chegou a jogá-lo na parede e deixou algumas partes do corpo avermelhadas e ardendo. Ele está internado no Pronto-Socorro de Cuiabá.

O professor de física da Universidade Federal de Mato Grosso (UMFT), Denilton Carlos Gaio, explica que o raio é resultado do atrito existente dentro das nuvens, que são carregadas de prótons e elétrons – cargas positivas e negativas, respectivamente. Ele orienta que em casos de chuva forte, como a que ocorreu na quinta-feira, as pessoas devem se proteger em ambientes fechados e cobertos, de preferência com pára-raios, distanciar-se de janelas – as que são de metais – e evitar o uso de telefones fixos. “Os raios utilizam a rede elétrica e telefônica para se propagarem”, alerta. Caso a pessoa esteja em locais descampados, o professor aconselha ficar abaixado, com a cabeça protegida. “Nunca procurar uma árvore como abrigo, porque ela funciona como um pára-raios”, explica.

As pessoas devem ficar atentas aos cuidados destacados pelo professor, pois, segundo a Defesa Civil Nacional, há previsão de temporais para Mato Grosso entre hoje e amanhã, acompanhados de descargas elétricas e rajadas de vento entre 50 e 70 quilômetros por hora. A temperatura máxima de hoje poderá atingir a casa dos 30ºC e a mínima será de 26ºC em Cuiabá.

Nenhum comentário:

Clima via Satélite