quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Raio atinge menino de 14 anos que treinava futebol em clube de São Paulo

fonte: Rodrigo Ferreira, Diário de S. Paulo

SÃO PAULO - Um das vítimas atingida por um raio no temporal que atingiu a capital paulista nesta quarta-feira é o adolescente Lucas Ferraz Duarte, de 14 anos. Ele participava de um treino de futebol no Clube de Regatas Tietê, na Ponte Pequena, região central da cidade, quando foi atingido pela descarga elétrica. Outros três meninos tiveram escoriações. Alguns minutos antes, no Bom Retiro, na zona norte de São Paulo, uma mulher de 25 anos foi ferida por tijolos que se soltaram de um prédio atingido por um raio.

A forte chuva que atingiu a cidade provocou 40 pontos de alagamento, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE). O centro e a zona leste foram as regiões mais castigadas pelo temporal.

O estudante Lucas treinava futebol com outras 60 crianças, quando começou a chover. Segundo o técnico do time, Ginaldo Pedro da Silva, de 29 anos, ainda estava garoando quando o raio caiu. Lucas, que é zagueiro do time, teve ferimentos na região do abdômen e caiu. Outros três meninos que estavam próximos dele também tombaram.

- Teve um clarão muito forte e um estrondo. Depois vi os quatro já no chão, mas só Lucas não levantou - contou Ginaldo.

O técnico e um amigo que assistia ao treino carregaram Lucas para fora do gramado e passaram a fazer massagem cardíaca e respiração boca-a-boca.

- Ele estava desmaiado e sem batimento, por isso fizemos o procedimento - lembra Ginaldo.
Depois de alguns minutos, o adolescente recobrou a consciência. Os bombeiros foram chamados.
Enquanto isso, os demais jovens foram levados para uma quadra coberta do clube e, por cerca de meia hora, ficaram rezando para que Lucas melhorasse. Segundo o professor, outros dois raios atingiram o clube: um na pista de corrida e outro no vestiário.

O adolescente foi levado pelos bombeiros para o Hospital das Clínicas. Ele sofreu queimaduras na parte de baixo do abdômen, na axila e pé direito.

- A chuteira que ele usava desapareceu. Os médicos disseram que foi por ali que o raio saiu, ela foi usada como uma espécie de para-raios - comentou Ginaldo.
O menino, que foi medicado com soro e remédio para dor, ficaria por 24 horas internado em observação.

O presidente do Clube de Regatas Tietê, Edison Oliveira Rocha, disse que a área esportiva do clube tem seis para-raios, mas, mesmo assim, técnicos e funcionários são orientados a impedir qualquer atividade nas piscinas, campos e quadras de esporte durante os temporais.

Nenhum comentário:

Clima via Satélite