quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Descarga elétrica gerou pane na Telefônica

Fonte: Felipe Zmoginski, de INFO Online - Quarta-feira, 09 de setembro de 2009 - 20h10

SÃO PAULO - Uma empresa que presta serviços para a Telefônica assumiu a responsabilidade pelas falhas que deixaram telefones fixos mudos na cidade de São Paulo ao longo da terça-feira (8).

De acordo com a Trópico Sistemas, empresa que fornece equipamentos para a rede de voz da Telefônica, três dispositivos responsáveis por dar o tom de discagem nos telefones dos usuários finais foram danificados na manhã de terça. Segundo a prestadora, as fortes descargas elétricas geradas pela tempestade que castigou a cidade “afetaram seriamente” os equipamentos que a empresa mantém funcionando dentro da rede da Telefônica. Até que estes dispositivos fossem consertados, milhares de usuários ficaram sem telefonia fixa na cidade.

A Telefônica afirma que as falhas tiveram início às 11 horas e foram parcialmente superadas ao meio dia e dez minutos. A empresa disse ainda que seu produto de banda larga Speedy não sofreu com as dificuldades da telefonia fixa.

A Associação Comercial de São Paulo relatou problemas na manhã de terça por parte de lojas associadas, que não conseguiam efetuar cobranças por cartão de crédito e débito, serviço que dependendo da tecnologia empresa usam a rede de telefonia fixa.

Cumprindo uma exigência da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), a Telefônica vai compensar todos seus usuários na área compreendida pelo DDD 11 com um dia de desconto na taxa de assinatura do serviço de telefonia fixa. O desconto será concedido em fatura, de forma automática.

Um relatório com explicações sobre as falhas de terça-feira será enviado para a Anatel. A agência diz que investiga o caso desde o primeiro momento em que a pane foi detectada. Se entender que a Telefônica falhou ao longo do processo de restabelecimento dos telefones fixos, a agência poderá multar a companhia.

Nenhum comentário:

Clima via Satélite