sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Adolescente de 16 anos morre atingido por raio no interior de MG

SÃO PAULO - Um rapaz de 16 anos morreu atingido por um raio em Cruzeiro da Fortaleza, no Alto Paranaíba, a 426 km de Belo Horizonte. Altair Henriques Siqueira Sobrinho estava trabalhando com a ordenha mecânica, na fazenda Barro Preto, quando um raio atingiu a rede de energia elétrica que abastece a fazenda.
O rapaz foi socorrido, mas morreu na ambulância.
De acordo com técnicos da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), a descarga foi tão forte que derreteu um fusível que tem capacidade para suportar mais de sete mil volts.

Desde setembro do ano passado, quando teve início o período chuvoso, 30 pessoas já morreram, segundo a Defesa Civil de Minas Gerais. Dessas, três foram atingidas por raios. Durante todo o ano de 2008 foram registradas seis mortes.

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

SP: Lavrador morre atingido por raio em canavial

fonte: JC On Line, publicado no UOL.
O corpo do lavrador Carlos Gabriel da Silva, de 48 anos, foi sepultado no início da tarde desta quinta-feira (26), em São José da Bela Vista (SP), na região de Ribeirão Preto. Ele morreu na tarde desta quarta-feira (25), por parada cardiorrespiratória, após ser atingido por um raio quando estava trabalhando, num canavial de São Simão.

Cerca de 50 pessoas estavam no corte de cana naquele instante. Não chovia, mas o tempo fechou e o raio atingiu o podão (ferramenta usada no corte da cana) de Carlos Silva, que recebeu a descarga elétrica nas pernas. Ele chegou com vida ao Hospital das Clínicas (HC), em Ribeirão Preto, mas não resistiu.

Esse foi o segundo caso de morte na região de pessoas atingidas por raios em quatro dias. Na tarde de domingo (22), em Patrocínio Paulista, Anderson Wilson da Silva, de 30 anos, foi atingido por um raio enquanto jogava futebol numa fazenda. A caminho do hospital, ele também morreu por parada cardiorrespiratória.

Mulher e adolescente atingidos por raios

Mulher e adolescente atingidos por raios durante chuva em SP passam bem.

Mulher de 25 anos e adolescente de 14 não correm risco de morte. Chuva forte na quarta causou estragos em várias regiões da cidade.
fonte: Do G1, com informações do Bom Dia São Paulo
As duas pessoas atingidas por raios nesta quarta-feira (25) durante as fortes chuvas que atingiram a cidade de São Paulo passam bem e não correm risco de morte. A mulher de 25 anos atingida por um raio no Bom Retiro, região central da cidade, foi levada para a Santa Casa.
O outro ferido foi um adolescente de 14 anos, atingido por um raio na Avenida Santos Dumont. Ele foi levado para o Hospital das Clínicas, onde segue internado e passa bem.
A chuva forte deixou toda a cidade em estado de atenção durante a tarde desta quarta. O Centro de Gerenciamento de Emergências chegou a registrar 34 pontos de alagamento. Na Lapa, Zona Oeste de São Paulo, carros foram arrastados e uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) teve que mudar a rota para desviar da enchente.

Raio atinge menino de 14 anos que treinava futebol em clube de São Paulo

fonte: Rodrigo Ferreira, Diário de S. Paulo

SÃO PAULO - Um das vítimas atingida por um raio no temporal que atingiu a capital paulista nesta quarta-feira é o adolescente Lucas Ferraz Duarte, de 14 anos. Ele participava de um treino de futebol no Clube de Regatas Tietê, na Ponte Pequena, região central da cidade, quando foi atingido pela descarga elétrica. Outros três meninos tiveram escoriações. Alguns minutos antes, no Bom Retiro, na zona norte de São Paulo, uma mulher de 25 anos foi ferida por tijolos que se soltaram de um prédio atingido por um raio.

A forte chuva que atingiu a cidade provocou 40 pontos de alagamento, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE). O centro e a zona leste foram as regiões mais castigadas pelo temporal.

O estudante Lucas treinava futebol com outras 60 crianças, quando começou a chover. Segundo o técnico do time, Ginaldo Pedro da Silva, de 29 anos, ainda estava garoando quando o raio caiu. Lucas, que é zagueiro do time, teve ferimentos na região do abdômen e caiu. Outros três meninos que estavam próximos dele também tombaram.

- Teve um clarão muito forte e um estrondo. Depois vi os quatro já no chão, mas só Lucas não levantou - contou Ginaldo.

O técnico e um amigo que assistia ao treino carregaram Lucas para fora do gramado e passaram a fazer massagem cardíaca e respiração boca-a-boca.

- Ele estava desmaiado e sem batimento, por isso fizemos o procedimento - lembra Ginaldo.
Depois de alguns minutos, o adolescente recobrou a consciência. Os bombeiros foram chamados.
Enquanto isso, os demais jovens foram levados para uma quadra coberta do clube e, por cerca de meia hora, ficaram rezando para que Lucas melhorasse. Segundo o professor, outros dois raios atingiram o clube: um na pista de corrida e outro no vestiário.

O adolescente foi levado pelos bombeiros para o Hospital das Clínicas. Ele sofreu queimaduras na parte de baixo do abdômen, na axila e pé direito.

- A chuteira que ele usava desapareceu. Os médicos disseram que foi por ali que o raio saiu, ela foi usada como uma espécie de para-raios - comentou Ginaldo.
O menino, que foi medicado com soro e remédio para dor, ficaria por 24 horas internado em observação.

O presidente do Clube de Regatas Tietê, Edison Oliveira Rocha, disse que a área esportiva do clube tem seis para-raios, mas, mesmo assim, técnicos e funcionários são orientados a impedir qualquer atividade nas piscinas, campos e quadras de esporte durante os temporais.

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Temporal com fortes raios atinge região de Campinas

Um raio caiu em uma bar no bairro Monte Alegre I, em Paulínia, quando cerca de 15 pessoas estavam no local.
Fonte: O COSMO On Line - Delma Medeiros - Agência Anhangüera de Notícias
A chuva com muitos raios que caiu na região na segunda-feira por pouco não provoca uma tragédia em Paulínia. Um raio caiu em uma bar no bairro Monte Alegre I, quando cerca de 15 pessoas estavam no local. Duas pessoas se feriram e praticamente todos os presentes continuavam com zumbido no ouvido e perda parcial de audição até a tarde de terça-feira. 'Estava no bar me abrigando da chuva quando ouvi o barulho e vi uma fumaça preta. Foi uma sensação horrível. Pensei que fosse morrer' , disse a estudante Priscilla Mendes da Silva, de 22 anos. Ela conta que sentiu um ardor e formigamento nas pernas e desmaiou. Ela foi socorrida pelos presentes e levada ao Hospital Municipal de Paulínia pelo resgate do Corpo de Bombeiros, onde foi examinada e liberada. 'Os médicos disseram que estou bem, só acho que torci o pé quando desmaiei e continuo com zumbido no ouvido e dor de cabeça' , informou.

Foto de arquivo feita em Campinas em outubro de 2007 (Foto: Cedoc/RAC).

'Foi um susto enorme. Um homem chegou gritando que o raio havia caído em cima dela. Meu marido saiu correndo descalço. Eu estava tomando banho, me enxuguei correndo e fui atrás. Felizmente não foi assim, e ela está bem' , disse a mãe de Priscilla Gracilina Rosa da Silva.

O pesquisador do Centro de Pesquisa e Meteorologia Aplicada à Agricultura (Cepagri) Jurandir Zullo, explicou que as altas temperatudas e de umidade do ar, e chegadas de frentes frias facilitam a ocorrência de temporais, que podem vir acompanhados de relâmpagos, trovoadas ou granizo. 'Isso é esperado nesta época do ano' , comentou.

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Homem morre ao ser atingido por raio durante partida de futebol no interior

Uma das chuteiras que ele usava derreteu após o choque, no domingo. Acidente aconteceu em uma fazenda de Patrocínio Paulista, em SP.

Fonte: Do G1, com informações do Bom Dia São Paulo

Um homem de 30 anos morreu após ser atingido por um raio enquanto jogava futebol em Patrocínio Paulista, a 412 km de São Paulo. O acidente aconteceu por volta das 17h de domingo (22).

No total, 22 homens estavam no campo, que fica em uma fazenda da cidade. “Nos só escutamos o estrondo, e na hora que clareou ficamos meio tontos. Quando olhei, tinha umas dez pessoas caídas em volta”, disse um dos jogadores, Antônio Matos.

O raio atingiu Anderson da Silva. Uma das chuteiras que ele usava derreteu. A vítima ainda chegou a ser socorrida pelos amigos, mas morreu a caminho do hospital.

O velório e o enterro de Silva foram realizados em Patrocínio Paulista na segunda-feira (23). Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), houve o registro de 80 raios nas regiões de Ribeirão Preto e Franca, das 16h às 19h30 do domingo.

Video da reportagem.

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Menino de 9 anos morre após ser atingido por raio no PA

Ele brincava no quintal de casa, quando foi atingido.Corpo foi enterrado nesta quinta-feira.

fonte: Do G1, em São Paulo, com informações da TV Liberal (parcial...)

Um menino de 9 anos morreu depois de ser atingido por um raio, em Paragominas (PA).
O garoto brincava no quintal de casa, na terça-feira (10), quando houve a descarga elétrica.
No momento do incidente, chovia forte. O menino morreu na hora. O corpo foi enterrado nesta quinta-feira (12).

Raios atingem equipamentos do Saae e prejudicam 5 bairros

Fonte: O Cruzeiro On Line

As equipes de manutenção do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sorocaba (Saae) estão trabalhando desde as primeiras horas da manhã desta quarta-feira (11/02) para a normalização do abastecimento de água em alguns bairros da cidade, que está prejudicado devido à danificação de equipamentos, provocada pelas descargas elétricas do temporal do final da tarde de terça-feira.

As regiões cujas bombas de recalque e sensores de níveis dos reservatórios foram danificados são a Vila Barão, João Romão, Quintais do Imperador e Jardim Planalto, cujos bairros no entorno estarão com o abastecimento comprometido até que os servidores do Saae finalizem as intervenções de substituição desses equipamentos.

A autarquia recomenda que os munícipes moradores dessas regiões procurem fazer uso da água de uma forma racional, evitando os desperdícios, para que os reservatórios de suas residências mantenham-se em níveis que possibilitem o abastecimento até que o sistema seja normalizado

Raio mutila dedo do Cristo

Pároco garante que estátua está vulnerável a relâmpagos, que também afetaram sua testa

Fonte: O Dia On Line - Maria Luisa Barros

Rio - A proteção divina não foi suficiente para preservar uma das Sete Novas Maravilhas do mundo. A Estátua do Cristo Redentor perdeu parte do dedo da mão direita e pedaços da testa depois que o monumento foi atingido por raios em 2007. Na época, foi assinado convênio para recuperação do Cristo que incluía novos pára-raios. As obras ainda não saíram do papel, conforme ontem anunciado pelo ‘Informe do DIA’.

O sistema de proteção contra descargas elétricas instalado atualmente sobre a cabeça e os braços não funciona, segundo o vigário episcopal para Comunicação, Marcos William. “A situação é muito grave. Já alertamos os órgãos responsáveis sobre a necessidade de se fazer essa obra. O pára-raio precisa ser refeito urgentemente porque há risco para as pessoas”, adverte.

PAINEL INCINERADO

Ele lembra que na mesma época que o dedo do monumento foi danificado, um painel de orientação aos turistas também foi completamente destruído pelos raios. “No ano passado, vários equipamentos que estavam dentro da capela foram queimados após um temporal”, conta o administrador do santuário, padre Omar Raposo. De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), somente nos primeiros 40 dias deste ano, 23 mil raios caíram sobre o Estado do Rio. O número é 240% maior do que o registrado no mesmo período do ano passado.

O Ibama, responsável pelo Parque Nacional da Tijuca, garante que o atual sistema de pára-raios funciona. “Não há registro de acidentes na área do Corcovado. O que prova que o sistema vem funcionando”, diz o analista ambiental Rogério Rocco.

A assessoria do Parque Nacional, onde o Cristo está situado, informou que não foi pedida autorização para a realização de obras no local. A Emop (Empresa de Obras Públicas do Estado), responsável pela instalação do sistema, afirmou que se for preciso o pedido será feito.

Presidente da Emop, Ícaro Moreno disse que a obra, orçada em R$ 1,82 milhões, começa já no mês que vem e terá duração de quatro meses. “Só recebemos esta semana os projetos da Arquidiocese do Rio, por isso atrasou, mas já temos autorização do Iphan para iniciar o trabalho”, diz Ícaro. O Ministério do Turismo informou que o dinheiro já está disponível para as obras de proteção contra raios e impermeabilização do piso para conter infiltrações.

QUEDA DE RAIO PODE TER CAUSADO INCÊNDIO EM ESTAÇÃO DE TREM

Um incêndio provocado possivelmente pela queda de um raio causou incêndio na subestação móvel da SuperVia, na estação de Nilópolis, ontem.

O acidente fez com que os trens do Ramal de Japeri, na Baixada, deixassem de circular. Houve atraso na saída das composições que deixavam a Central do Brasil em direção a Santa Cruz e Deodoro.

A PM precisou ser acionada para controlar tumulto em algumas estações. Em Deodoro, passageiros ameaçaram depredar composições e o Batalhão Ferroviário (BPFer) pediu auxílio a policiais do 14º BPM (Bangu). Segundo a SuperVia, os passageiros que desistiram da viagem receberam “vale-viagem” nas bilheterias, mas um grupo que exigia devolução do dinheiro registrou queixa.

Os acessos ao Centro de Nilópolis ficaram congestionados.

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Adolescente de 14 anos morre ao ser atingida por raio em MG

Fonte: Portal G1 (parcial)

BELO HORIZONTE - Uma adolescente de 14 anos morreu, na tarde de quinta-feira, depois de ser atingida por um raio quando ajudava os pais em uma plantação de tomate, na comunidade rural de Santa Fé, a 35 quilômetros de Uberaba.

O irmão mais novo também sentiu a descarga elétrica e desmaiou. Suelaine Silva foi socorrida, mas chegou sem vida ao hospital. Ela é a 10ª vítima de descarga elétrica no Brasil só este ano. O corpo da adolescente foi enterrado na manhã desta sexta-feira no cemitério Medalha Milagrosa.

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Vaca sobrevive após ser atingida por raio na Austrália

"Holy cow

Monday, February 2, 2009 © The Cairns Post
WARNING graphic photo: Holy cow, talk about a sizzling steak.

This cow is believed to have survived a lightning strike.

This cow is believed to have survived a lightning strike.

In a moo-ving experience, this cow is believed to have been struck by lightning and somehow survived.
This is no mad cow story. It's entirely feasible, according to JCU Professor of Geo-Sciences, Jon Nott.
"Cows are susceptible to lightning strikes because of both sets of legs being on the ground, and they're eating grass from where electricity is conducted from the strike so it is possible it happened but, more often than not, cows die from it," Prof Nott said.
So, does it mean this cooked cut of beef is the Jesus of cows?
"The electricity from a lightning strike would enter the front set of legs and exit out the back legs so, again, based on the picture, it is possible it happened," Prof Nott said.
"While I can't explain the knee wounds, the ankle wounds would be consistent with those of a lightning strike."
The lightning strike happened at a property near Gladstone last month, and these pictures have been doing the rounds of email inboxes."

Clima via Satélite