sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Raio mata adolescente em Itaituba

Fonte: Diário do Pará - 30.11.2010


Juciléia Sousa de Oliveira, de 15 anos, foi a segunda vítima fatal do fenômeno. De acordo com informes repassados por uma tia da menina, foi durante uma chuva fina que caía em Itaituba no último sábado. Juciléia teria saído ao quintal para dar atenção a uma criança quando se ouviu o barulho provocado pelas nuvens carregadas. Em seguida, completo silêncio, mas, logo depois, um relâmpago iluminou toda a área. “Era pouco depois das duas horas da tarde. Estávamos aqui, quando ela saiu de casa rapidinho. Quando vimos o clarão do relâmpago, logo percebemos o raio. Quando saímos, já encontramos Jucélia agonizando”. A jovem estudante não resistiu ao impacto provocado pela descarga elétrica e morreu minutos depois de ser atingida. 

FREQUÊNCIA

Dados do Inmet ( Instituto Nacional de Meteorologia) mostram que os raios estão atingindo com maior frequência, nos municípios do interior do Estado. Uma morte foi registrada em Banach, outra em Itaituba, duas em Santarém e duas em Parauapebas. 

Mesmo assim, o Inmet não descarta a possibilidade dos raios começarem a cair com maior intensidade na capital. Há bastante registro de trovões e raios. As pessoas precisam evitar o perigo e devem tomar alguns cuidados quando estiver chovendo muito.

COMO SE PROTEGER 

Na rua, procure abrigo em prédios que tenham para-raios ou abrigos subterrâneos, como túneis. Evite áreas abertas, como campos de futebol. Não se aproxime de cercas de arame, varais metálicos ou trilhos, assim como de torres de transmissão. Não fique embaixo de árvores. Permaneça dentro do carro ou do ônibus.

EM CASA

Afaste-se de tomadas, canos, janelas e porta metálicas. Não use equipamentos elétricos e evite ficar ao telefone convencional ou celular. (Diário do Pará, com informações de Itaituba).

Nenhum comentário:

Clima via Satélite