sábado, 26 de fevereiro de 2011

Homen morre atingido por raio na região metropolitana de Curitiba


De acordo com o Corpo de Bombeiros, a vítima ainda não foi identificada. 

Fonte: Bibiana Dionísio - Do G1 PR

Um homem morreu após ser atingido por um raio, na tarde desta terça-feira (22), em São José dos Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba. A vítima ainda não foi identificada. A descarga atmosférica ocorreu durante a forte chuva que caiu sobre Curitiba e Região. De acordo com o Instituto Tecnológico Simepar, nem sempre um raio atinge a superfície, mas a chuva desta tarde, apesar de ter durado pouco tempo, se desenvolveu rapidamente.
Uma descarga atmosférica corresponde, em média, de 10 a 20 mil Amperes, medida utilizada para medir corrente elétrica. “A corrente das tomadas é na ordem de 10 a 20 Amperes”, explicou o meteorologista do Instituto Tecnológico Simepar, especialista em descargas atmosféricas, Marco Antônio Rodrigues Jusevicius.
Os pontos vermelhos indicam a ocorrência de raios em São José dos Pinhais, município da Região Metropolitana de Curitiba, onde um homem morreu, nesta terça-feira (22), após ser atingido por descarga atmosférica. Na área de São José dos Pinhais, foram contabilizados 46 raiso entre 13h e 17h.  (Foto: Simpepar)Os pontos vermelhos indicam a ocorrência de raios em São José dos Pinhais, município da Região Metropolitana de Curitiba, onde um homem morreu, nesta terça-feira (22), após ser atingido por descarga atmosférica. Na área de São José dos Pinhais, foram contabilizados 46 raios entre 13h e 17h. (Foto: Simepar)
Segundo Jusevicius, quando uma pessoa é atingida diretamente por um raio, normalmente, a morte é inevitável. “A descarga provoca parada cardíaca e as vezes pode ocorrer queimadura dos órgão internos”, afirmou o meteorologista.
Nestes dias de verão, quando as tempestades ficam ativas eletricamente. As pessoas, então, devem ficar atentas aos sinais. “Quando você vir a luminosidade e logo depois ouvir o trovão é sinal de que a tempestade está em média a 15 quilômetros de distância”, explicou o meteorologista Jusevicius.
Nestes caso, a pessoas precisa se proteger em construções de alvenaria com portas e janelas fechadas ou veículos também fechados. Não se deve ficar próximos a estruturas altas ou descobertas.

Nenhum comentário:

Clima via Satélite