domingo, 30 de novembro de 2008

Raio deixa 16 bois mortos


Dezesseis bois de corte morreram, atingidos por raio, em uma fazenda de Sales Oliveira. Os animais foram encontrados ontem, no começo da tarde em área cercada por canavial. “Eles morreram na quinta-feira à noite, mas só descobrimos hoje [ontem].

Com o temporal, se abrigaram embaixo de uma árvore, quando houve a descarga elétrica. Nunca tivemos um caso em que tenha morrido essa quantidade”, diz o produtor rural Marcelo Fonseca Azevedo. O prejuízo estimado foi de R$ 20 mil.

A fazenda produtora de cana-de-açúcar fica agora com um total de 104 cabeças de gado.

Segundo Azevedo, há 20 anos eles chegaram a perder quatro animais atingidos por raio. “O boi tem o hábito de ficar sob as árvores ou se encostar em cercas quando chove. É um comportamento natural, não tem como evitar”, explicou. Para Ana Alzira Azevedo, mãe de Marcelo e proprietária da fazenda, na época das chuvas o temor é que os raios atinjam
os funcionários que moram e trabalham no local. “Com as chuvas, há mais raios e fica mais perigoso. Sinto pelos animais, mas temo que aconteça com uma pessoa”. Os bois mortos deverão ser retirados amanhã.
Este não é o primeiro caso neste mês no Estado de São Paulo. No dia 9 de novembro, 37 bois morreram da mesma forma em Paulistânia, na região centro-oeste paulista.


ANGELA PEPE
jornal "A Cidade" - 29Nov2008

Nenhum comentário:

Clima via Satélite