sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Pára-raios viram alvos de ladrões em São Paulo

Fonte: Bom dia Brasil - 07.11.08
São Paulo - Os ladrões de cobre agora colocam em risco a segurança dos prédios de São Paulo. Eles vasculham os telhados de casas e prédios públicos ou privados atrás do sistema de pára-raios, que normalmente é feito de cobre. No sistema mais usado no Brasil, o pára-raio recebe a descarga elétrica e a encaminha para o subsolo, onde é neutralizada, por meio de fios de cobre que percorrem as bordas dos prédios. Os ladrões roubam os fios que ficam no caminho, colocando em risco as construções.


- Se essa descarga atmosférica atingir a edificação, podem cair lascas de concreto e atingir pessoas - explica Hélio Eijji Sueta, do Instituto de Eletrotécnica e Energia da USP.

Segundo Sueta, o roubo de cobre é comum em vários países e, preocupado com a situação, ele passou a estudar maneiras de contornar o problema.

- A gente recomenda como opção, o aço galvanizado e métodos de fixação melhores - afirma.
De acordo com o Sindicato da Indústria dos Condutores Elétricos, o preço do cobre subiu muito no mercado internacional. Com isso, esse tipo de carga acaba sendo muito visada pelos ladrões.

- São cerca de mil toneladas por ano, o que representa um prejuízo entre R$ 18 milhões e R$ 19 milhões para a indústria - diz Sergio Aredes, presidente do sindicato.

No último trimestre, houve 16% de aumento do roubo de cobre. Foram roubadas 279 toneladas entre abril e junho e 325,4 toneladas entre julho e setembro.

Além de pára-raios, fios de eletricidade e telefone, os ladrões também levam tampas de bueiro e placas de sinalização. Cerca de 1,2 mil placas somem todos os meses da rua da capital.

Nenhum comentário:

Clima via Satélite