sábado, 21 de março de 2009

Raio mata mulher em fazenda do interior paulista

Fonte: Diário de São Paulo

SÃO PAULO - A trabalhadora rural Rosinete Rodrigues de Deus, de 29 anos, morreu após ser atingida por um raio, na Fazenda São João, em Novo Horizonte, a 429 quilômetros da capital paulista. Outros dois trabalhadores rurais desmaiaram após a descarga elétrica, mas foram medicados e liberados em seguida. No Jardim Esplanada, outro homem foi atingido por um raio. Ele também foi socorrido sem ferimentos graves. Este ano, cinco pessoas morreram atingidas por raios no estado de São Paulo.

Segundo o Corpo de Bombeiros, Rosinete estava encostada no tronco de uma árvore quando o raio caiu. Ela morreu no local.

- Não lembro de nada. Quando fui ver estava no hospital, com o corpo parcialmente paralisado - disse o trabalhador rural Sebastião Vasconcelos, de 68 anos, um dos atingidos.
Segundo ele, um grupo de dez pessoas trabalhava adubando uma plantação de laranja, quando decidiu ficar debaixo da árvore para tomar café.

- Eram 14h30m. Onde estávamos fazia um sol forte. A chuva caia numa região próxima dali, mas já havia muita queda de raio - disse Vasconcelos. O colega dele Leandro Moreira, de 29 anos, também desmaiou após a queda do raio. Os dois foram levados pelos colegas para a Santa Casa de Novo Horizonte. Ambos foram medicados e liberados.

Outro trabalhador rural Antônio Carlos Fermino da Silva, de 36 anos, foi atingido quando estava sentado embaixo de uma árvore, no Jardim Esplanada. Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros, medicado e liberado. O corpo de Rosinete foi sepultado na tarde de sexta-feira no cemitério municipal.

sexta-feira, 20 de março de 2009

Está definido: o certo é para-raios

Lançado ontem pela Academia Brasileira de Letras, o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (Volp) acabou com dúvidas que pairavam desde o início do ano, quando entrou em vigor o novo acordo ortográfico. Entre 349.737, estão algumas respostas esperadas por professores, estudantes e pela comunidade em geral.
O Volp definiu, por exemplo, que agora para-raios deve ser escrito com hífen e sem acento. Antes, alguns professores de português chegaram a imaginar que o correto passaria a ser pararraios, com dois erres. Apenas no final do mês o Volp chegará às livrarias do Estado.

domingo, 15 de março de 2009

Raio mata empresário de 36 anos no Lago Paranoá, em Brasília

Fonte: O GLOBO - DFTV

BRASÍLIA - A chuva forte que caiu no início da tarde deste sábado provocou tragédia em Brasília. Um raio caiu perto do empresário Alexandre Costa Gagliardi, de 36 anos, que estava à beira do Lago Paranoá. Ele estava no cais de uma casa de festas e acabara de descer de um jet-ski. O empresário estava saindo da água quando o raio caiu bem perto dele.

A descarga elétrica teria ocorrido dentro d'água, perto do cais. Mas, como o piso era de madeira, Alexandre acabou atingido. Quem estava por perto tentou socorrê-lo assim que ouviu o estrondo.

- Começou a chegar um pessoal de bermuda, correndo. Fui para perto deles porque tinha um tumulto. Perguntei o que era e eles disseram que um raio tinha caído em uma pessoa que estava andando de jet-ski - conta o eletricista Gilberto Valadares.
O choque elétrico foi tão forte que ele tinha ferimentos pelo corpo e, segundo os médicos, sofreu uma parada cardíaca. Alexandre morreu por volta das 13h20m no Hospital de Base.
A polícia informou que o empresário era filho do dono da casa de festas. A tragédia impressionou os bombeiros, porque a vítima já estava no piso de madeira do cais.
Segundo o capitão Vieira, do Corpo de Bombeiros, em situações de tempestade envolvendo relâmpagos e raios, as pessoas devem sair da água e procurar construções para se abrigar, evitando ficar em locais abertos, como proximidade de lagos e piscinas. O campo elétrico causado pela descarga se propaga por até 400 metros, com energia suficiente para matar uma pessoa.
- Mas caso não seja possível, na iminência de um raio, a pele se arrepia. A pessoa deve abraçar as pernas e nunca deitar-se ao chão - ensina Vieira. - A embarcação deve ser sempre fechada, porque a aberta pode trazer algum tipo de problema.
Brasília está na lista das cinco grandes cidades onde houve crescimento no número de descargas atmosféricas em 2008: Vitória (88%), Brasília (44,4%), Goiânia (34,7%), São Paulo (20,3%) e Porto Alegre (18,8%).

sábado, 14 de março de 2009

Raio atinge turbina de energia eólica em Fernando de Noronha

O relâmpago caiu em uma das hélices, que pegou fogo e despencou da torre

Fonte: da Redação do pe360graus.com



Um relâmpago atingiu a turbina eólica do arquipélago de Fernando de Noronha na madrugada desta sexta-feira (13) para sábado (14), por volta das 2h da manhã.A turbina para geração de energia elétrica, que fica próxima à praia da Caieira, não estava em funcionamento.

O raio atingiu uma das suas hélices, que pegou fogo e caiu da torre em que estava. O corpo de bombeiros foi acionado. Não houve feridos.

Temporal mata eletricista e dois adolescentes no Rio e na Baixada

Fonte: JB On Line
(Parcial...)
RIO - O temporal que atingiu o Grande Rio a partir do fim da tarde desta sexta-feira, fez três vítimas fatais. Em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, o eletricista Leandro Andrade da Silva, de 25 anos, foi atingido por um raio. No Itanhangá, na Zona Oeste do Rio, Vanessa Gomes Pontes, de 13 anos, e o menino identificado apenas como Gabriel, 12, morreram afogados após serem surpreendidos por uma tromba d'água quando brincavam em uma cachoeira.
O grande volume de água, os raios e trovões assustaram os moradores da cidade e provocaram transtornos como falta de enegia, acidentes, congestionamentos e alagamentos em várias regiões. Mais de dez bairros ficaram sem luz. Os aeroportos Santos Dumont e Internacional Tom Jobim tiveram que ser fechados devido às péssimas condições climáticas.
No aterro sanitário de Jardim Gramacho, em Duque de Caxias, o eletricista Leandro foi atingido por um raio. Funcionário de uma empresa que presta serviços para a prefeitura do município, ele ainda chegou a ser levado por colegas de trabalho para o Hospital de Saracurana, mas não resistiu.
Moradores da Favela da Rocinha, em São Conrado, Vanessa e Gabriel foram arrastados por uma tromba d'água. De acordo com informações colhidas pela polícia, eles haviam faltado a aula para tomar banho de cachoeira.

A forte chuva, acompanhada de trovôes e relâmpagos, complicou o abastecimento de energia elétrica em vários pontos da cidade. Segundo a Light, a Zona Oeste foi a mais afetada pela interrupção da luz, especificamente os bairros de Realengo, Padre Miguel, Jacarepaguá, Cidade de Deus, Freguesia e Itanhangá. Na Baixada Fluminense, os bairros atingidos foram Lagoinha, Jardim Guandu, Edson Passos, Ipiranga e Coelho da Rocha....

Clima via Satélite