sexta-feira, 16 de abril de 2010

Raio atinge residência no Guarapes

Fonte: Tribuna do Norte - Natal

A chuva e incidência de raios que ocorreram no início da manhã desta sexta-feira (9) provocaram prejuízo e assustaram moradores da rua das Rocas, no Conjunto Guarapes. A residência de Maria de Lurdes Bezerra foi atingida por um raio por volta das 7h, que queimou eletrodomésticos, danificou a estrutura da casa e ainda provocou pequenos ferimentos em um dos braços da senhora.

A causa provável para a queda do raio no local foi a utilização de uma antena de TV sobre uma vara de bambu de 12 metros de altura, que era utilizada para melhorar a recepção do sinal. Com a descarga elétrica, um televisor, aparelhos de som e DVD foram queimados. Além disso, as paredes da residência vizinha também sofreram avarias com a força do raio.

Apesar do susto, a única pessoa que sofreu ferimentos foi a próprietária da residência onde estava a antena de TV, Maria de Lurdes Bezerra. O braço esquerdo da senhora sofreu pequenas queimaduras sem gravidade.

Raio mata três na região do Cariri; dois deles eram irmãos

Fonte: Redação Paraíba.com.br em 09/04/2010

A queda de um raio provocou a morte de três pessoas em uma estrada de terra localizada nas proximidades de São José dos Cordeiros, município do Carirí paraibano e localizado a cerca de 60 km da divisa com o Sertão. O fato foi registrado no fim da tarde desta sexta-feira (9).

De acordo com informações oficiais, José de Anchieta Farias Gonzaga e os irmãos José Neto Bonifácio e Lucenildo Bonifácio, de idades ainda não reveladas, viajavam em duas motos da cidade de São José dos Cordeiros em direção ao município de Taperoá debaixo de muita chuva e teriam sido atingidas pelo raio ao descerem das motos e procurarem abrigo embaixo de uma árvore em uma estrada de terra.

A ocorrência foi registrada por volta das 17h30, porém, por causa das lamas provocadas pelas fortes chuvas, os carros do Instituto de Polícia Científica (IPC) e outras viaturas demoraram quase duas horas para chegar ao local onde os corpos foram encontrados.

Ainda segundo as informações, as três vítimas, que moram em Taperoá, haviam ido à cidade de São José dos Cordeiros, buscar uma motocicleta que haviam comprado.

O rapazes já estavam mortos embaixo de um pé de algaroba quando foram avistados por moradores do Sítio Acácio, local onde foi registrada a queda de vários raios na tarde de hoje.

Os corpos foram removidos para a Unidade de Medicina Legal de Campina Grande (UMLCG), onde passarão por necropsia antes de serem liberados para sepultamento.

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Raio atinge casa e deixa dois feridos em Pernambuco

Fonte: G1

Antena, caixa de força e aparelhos eletrônicos foram danificados.
Casal foi levado para o hospital.


Duas pessoas ficaram feridas após um raio cair sobre uma casa na madrugada desta sexta-feira (9), em Tracunhaém (PE). O casal foi levado para o hospital da cidade.

As vítimas, de 45 e 44 anos, tiveram ferimentos leves e passam bem. Dois filhos estavam no local no momento do incidente, mas nada sofreram.

Segundo a polícia, chovia muito quando o raio caiu. A estrutura da casa ficou comprometida. A antena parabólica e a caixa de força da residência derreteram. Aparelhos eletrônicos, fiação e paredes também sofreram danos.

Ainda de acordo com a polícia, ocorrências envolvendo raios são frequentes, porque não há para-raios na região.

Raios 'apagam'semáforos em Vitória

Fonte: Gazeta online: (Paulo Rogério - Da Redação Multimídia)

Pelo menos quatro semáforos apresentaram defeito na tarde desta segunda-feira (5) no Centro de Vitória devido a descargas elétricas ocorrido na atmosfera. Os sinais que apresentaram defeito estão instalados nos dois sentidos da Avenida Princesa Isabel.

Por conta do problema na Princesa Isabel, as avenidas Presidente Getúlio Vargas, Beira-Mar e Jerônimo Monteiro ficaram engarrafadas. A recomendação da Guarda Municipal de Vitória é que os motoristas evitem passar pelo Centro de Vitória nesta tarde.

Segundo a Guada de Trânsito, até às 16h30 o problema estará solucionado. Os agentes da Central informaram que as variações de descargas elétricas na atmosfera ocasionaram o problema no sistema de semáforos que é computadorizado e muito sensível a essas mudanças de correntes elétricas. Segundo os guardas não houve incidência de raios em semáforos no Centro da cidade.

Outros semáforos na Zona Norte da Capital apresentaram problemas em regiões próximas à Orla de Camburi. Esses semáforos já estariam funcionando normalmente, segundo a Guarda.

Raios atingem duas escolas em Mussuranga e deixam 7 feridos

Fonte: O Correio - Bahia

Em meio a chuva e ventos fortes, raios atingiram prédios, casas e duas escolas em Mussurunga I. Casas foram destelhadas e árvores caíram.

Estudantes das escolas estaduais Raul e da escola técnica Newlton Sucupira ficaram feridos. Na escola Raul Sá, a ventania provocou estragos nos telhados e forros das salas, destruindo também uma caixa d'água. Três alunos ficaram feridos e foram socorridos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Emergência (Samu) no local e foram liberados.

Já na Escola Técnica Newton Sucupira, o vento forte derrubou árvores da área extena. Quatro alunos do ensino médo estavam tendo aula de educação física na quadra de esportes e foram atingidos por galhos de árvores.

Todos os alunos foram levados ao Hospital Menandro de Farias, em Lauro de Freitas. A Secretaria da Educação do Estado da Bahia interditou as escolas e o trabalho de reparo deve começar nesta quinta-feira (8). Foram registradas 4 ameaças de desabamento e 1 desabamento parcial de imóvel na área.

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Raio destrói antena da rádio Shalom e tira emissora do ar

Fonte: O Povo OnLine - Bruno de Castro - brunobrito@opovo.com.br

Emissora fica fora do ar e vai precisar comprar outro equipamento. Por ora, a programação está disponível apenas na Internet. O incidente aconteceu dois dias depois do aniversário de 52 anos da rádio Shalom 690 AM, antiga Dragão do Mar


A maior torre de transmissão do Ceará não tem mais 110 metros de altura. Agora, ela mede cerca de 70 metros, depois de ter sido atingida por um raio na madrugada de ontem. Pertencente à Shalom 690 AM (antiga Dragão do Mar), o equipamento, localizado no bairro Mondubim, recebeu a descarga elétrica por volta da 1h30min de ontem. Não houve vitimas. O incidente aconteceu dois dias depois do aniversário de 52 anos da emissora. Das 12 horas de quinta-feira até o meio dia de ontem, foram detectadas 3.063 raios em todo o Ceará.

Com 40 metros a menos, a rádio saiu do ar durante todo o dia e ficou disponível apenas na Internet (www.comshalom.org). A expectativa é de que as transmissões convencionais sejam retomadas hoje, mas numa escala menor. Ao invés de cobrir 207 municípios do Ceará, Paraíba, Piauí e Sergipe, a rádio poderá ser ouvida apenas em Fortaleza.

Segundo o diretor da Shalom 690 AM, padre Antônio Furtado, a medida é paliativa. Uma antena nova deve ser comprada para substituir essa, que era utilizada desde a fundação da emissora. O religioso só não sabe como nem quando, porque não há dinheiro em caixa para isso. ``É pra lá de R$ 70 mil``.

O POVO visitou o local do acidente e constatou que parte da torre estava no chão, enquanto outra metade ainda pendia no topo. Em meio aos destroços, o que sobrou de um para-raios ineficiente. O material deve ser recolhido até domingo. ``Ninguém sabe porque não funcionou``, emendou.

Em nota enviada à redação, a Coelce informou que 3.270 raios caíram no Ceará entre a meia-noite de quarta-feira e o meio-dia de quinta. Um intervalo de 36 horas e não 12 horas, como O POVO publicou na última quinta-feira.

Pescador é atingido por raio e morre

Fonte: O Povo OnLine

Um pescador de 52 anos morreu, na tarde de ontem, após ser atingido por um raio na praia de Camocim, cidade a 379 quilômetros de Fortaleza. Segundo a Companhia de Policiamento do Interior (CPI), José Elias do Nascimento estava retornando da pescaria quando recebeu a descarga elétrica. Ele morreu na hora e o corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal de Sobral.

A incidência de raios é comum nesta época do ano. Do dia 1º de janeiro até o último dia 26, foram 15.629 raios no Ceará. Os dados são obtidos pela Companhia Energética do Ceará (Coelce), por meio de um programa desenvolvido pela Universidade Estadual do Ceará (Uece).

Em caso de tempestades, a dica é procurar abrigo em carros não-conversíveis, ônibus ou em prédios que possuam proteção contra raios. Também se deve evitar áreas abertas e ficar próximo a objetos metálicos, como varas, tripés, enxadas e cercas de arame.

Condomínios cariocas não se protegem contra tempestades

Fonte: O Globo

RIO - Você sabe há quanto tempo seu condomínio não manda fazer manutenção do para-raios? Aliás, você sabia que, por lei, no Estado do Rio todo edifício com mais de 30 metros de altura, ou seja, com cerca de oito andares, é obrigado a ter o equipamento? Em São Paulo, a obrigatoriedade vale para qualquer prédio que tenha mais de um andar. Mas, legislação à parte, a recomendação geral é que toda edificação procure um técnico ou uma empresa especializada para avaliar a necessidade de instalação do equipamento. É o que mostra a reportagem de Flávia Monteiro na edição do O GLOBO deste domingo.

Leia a íntegra desta reportagem no Globo Digital (só para assinantes)

Cristo Redentor, castigado por raios, passa por ampla reforma


Fonte: Valmir Moratelli, iG Rio de Janeiro em 01/04

Clima via Satélite