segunda-feira, 5 de abril de 2010

Raio destrói antena da rádio Shalom e tira emissora do ar

Fonte: O Povo OnLine - Bruno de Castro - brunobrito@opovo.com.br

Emissora fica fora do ar e vai precisar comprar outro equipamento. Por ora, a programação está disponível apenas na Internet. O incidente aconteceu dois dias depois do aniversário de 52 anos da rádio Shalom 690 AM, antiga Dragão do Mar


A maior torre de transmissão do Ceará não tem mais 110 metros de altura. Agora, ela mede cerca de 70 metros, depois de ter sido atingida por um raio na madrugada de ontem. Pertencente à Shalom 690 AM (antiga Dragão do Mar), o equipamento, localizado no bairro Mondubim, recebeu a descarga elétrica por volta da 1h30min de ontem. Não houve vitimas. O incidente aconteceu dois dias depois do aniversário de 52 anos da emissora. Das 12 horas de quinta-feira até o meio dia de ontem, foram detectadas 3.063 raios em todo o Ceará.

Com 40 metros a menos, a rádio saiu do ar durante todo o dia e ficou disponível apenas na Internet (www.comshalom.org). A expectativa é de que as transmissões convencionais sejam retomadas hoje, mas numa escala menor. Ao invés de cobrir 207 municípios do Ceará, Paraíba, Piauí e Sergipe, a rádio poderá ser ouvida apenas em Fortaleza.

Segundo o diretor da Shalom 690 AM, padre Antônio Furtado, a medida é paliativa. Uma antena nova deve ser comprada para substituir essa, que era utilizada desde a fundação da emissora. O religioso só não sabe como nem quando, porque não há dinheiro em caixa para isso. ``É pra lá de R$ 70 mil``.

O POVO visitou o local do acidente e constatou que parte da torre estava no chão, enquanto outra metade ainda pendia no topo. Em meio aos destroços, o que sobrou de um para-raios ineficiente. O material deve ser recolhido até domingo. ``Ninguém sabe porque não funcionou``, emendou.

Em nota enviada à redação, a Coelce informou que 3.270 raios caíram no Ceará entre a meia-noite de quarta-feira e o meio-dia de quinta. Um intervalo de 36 horas e não 12 horas, como O POVO publicou na última quinta-feira.

Nenhum comentário:

Clima via Satélite