sábado, 21 de janeiro de 2012

OURO PRETO – Jovem de 16 anos morre após ser atingido por um raio

Fonte: Rondonia ao Vivo
Uma seqüência de raios seguidos de trovoadas que estremeciam o chão causou prejuízo e medo à população dos municípios de Ouro Preto do Oeste, Nova União e em Mirante da Serra. Na rodovia 470, num sitio do travessão linha 48, entre Nova União (KM 40) e Mirante da Serra (KM 58), Edmar Ramos da Costa, de 16 anos, que tirava leite no curral foi atingido por um raio, chegou ser socorrido por parentes, mas morreu a caminho de Mirante da Serra.
De acordo com familiares, Edmar estava realizando sua tarefa rotineira de todas as manhãs quando recebeu uma descarga fulminante, ainda no tamborete que estava sentado. “O corpo do jovem apresenta queimaduras nas costas e no tórax, do lado direito”, relata Miguel Souza dos Santos, dono da Funerária Resplendor, onde Edmar está sendo velado, para ser sepultado às 12 horas desta quarta-feira.
As manifestações da primeira tempestade de raios e trovões na região iniciaram por volta de 5h50min. Houve um breve intervalo, mas a partir das 6 horas veio uma tempestade de raios e trovões mais intensa causou interferência na rede de energia, e em muitas residências as lâmpadas explodiram e equipamentos queimaram.      
Em estabelecimentos comerciais, órgãos públicos e residências foram contabilizados vários prejuízos por queima de equipamentos de informática e aparelhos eletrônicos. Roni Tosta, dono do site ouropretodooeste.com não pôde atualizar as informações após a queda de raios porque o seu computador não funcionou mais.
Na cadeia pública houve prejuízo semelhante: “Nosso sistema está fora do ar e o computador principal não está funcionando, e ainda estamos avaliando outros prováveis prejuízos”, contou Eder Trindade, diretor da Casa de Detenção de Ouro Preto do Oeste. Um policial militar relatou que seu notebook não ligou mais após o sinistro.   Em uma panificadora localizada na avenida Duque de Caxias, na altura do bairro Liberdade, a fiação inteira incendiou queimando todo o sistema. Ainda em Ouro Preto do Oeste, uma empresa de informática que tem um provedor de internet via rádio, a GigaNet, está com o sistema fora do ar devido a queda de um raio na torre principal da cidade, que danificou todos os equipamentos da base da antena. Como uma chuva razoavelmente forte caiu em seguida não houve registro de incêndios.

Trabalhador morre ao ser atingido por raio em fazenda


Fonte: Portal Terra
GÉRO BONINI
Direto de Botucatu
Um trabalhador rural de 26 anos morreu no final da tarde de terça-feira após ser atingido por um raio enquanto trabalhava em uma fazenda em Bofete, a 204 km de São Paulo. Devid Oliveira Sandim utilizava uma ferramenta metálica para remover feno quando começou a chover. O corpo do trabalhador será enterrado na quinta-feira na cidade Corguinho (MS).
De acordo Antônio Sérgio de Moura Nascimento, que trabalhava com Deivid no momento do acidente, o raio caiu logo que a chuva iniciou. "Ele me falou para irmos embora que iria chover. Logo em seguida, vi um clarão e ouvi um estrondo. Quando virei para trás, vi ele caído de costas. Estava saindo fumaça do corpo dele", relatou a testemunha. "Eu também senti alguma coisa. Dei um pulo e corri um pouco", completou.
Outros trabalhadores do haras tentaram socorrer Deivid, mas ele não resistiu à descarga e morreu no local. De acordo com a Polícia Militar de Bofete, não é grande a incidência de raios no local. Em casos de chuvas com raios, é recomendado que, se não houver tempo para buscar um local seguro, a pessoa fique agachada e distante de árvores.

Homem morre atingido por raio ao jogar futebol


O acidente ocorreu por volta das 19h30 quando a chuva era intensa em Bauru. Ele jogava bola com amigos

Um homem que ainda não teve a identidade fornecida à imprensa morreu no início da noite desta terça-feira ao ser atingido por um raio. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, o homem jogava futebol com amigos na Estância dos Pássaros, que fica no km 560 da rodovia Comandante João Ribeiro de Barros, que liga Bauru a Marília.
O acidente ocorreu por volta das 19h30 quando a chuva era intensa em Bauru. Durante todo o início de noite várias pancadas de chuva forte foram registradas na cidade. Ainda segundo informações preliminares, uma outra pessoa teria ficado em estado de choque e teve que ser levada ao Pronto Socorro Central. O local está sendo preservado para a perícia

Fonte: dia a dia
.

domingo, 8 de janeiro de 2012

Raio mata adolescente e fere cinco no Guarujá

Garoto caminhava no calçadão da Praia da Enseada com familiares. Seu pai está internado em estado grave

Fonte: Portal IG

Um adolescente de 13 anos morreu na tarde desta sexta-feira, no Guarujá (SP), ao ser atingido por um raio, durante temporal. O garoto, procedente de Guaxupé, interior de Minas Gerais, passeava com familiares no calçadão da Praia da Enseada. A mãe e um tio também foram atingidos, sem gravidade, mas o pai, de 62 anos, foi atendido em uma unidade de pronto-atendimento e, devido aos ferimentos, teve de ser encaminhado para o Hospital Santo Amaro, onde se encontrava internado até esta noite. Seu estado era considerado grave.
Outros dois turistas de Ribeirão Preto que passeavam no calçadão foram atingidos por raios. De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), 1.465 raios caíram nesta tarde, no período das 13 às 17 horas, na região metropolitana da Baixada Santista. Só em Santos foram mais de 400.
Segundo informações da Defesa Civil, apenas árvores foram derrubadas com a força dos ventos. Na região central da cidade, o teto de um sobrado, que estava desocupado, caiu, atingindo um homem que passava pelo local. Ele foi ferido na perna e no ombro e removido para o Hospital Ana Costa. Imediatamente após o acidente, os guarda-vidas que atuavam na orla do Guarujá recomendavam aos banhistas que se afastassem das praias e evitassem se proteger sob as árvores que, nessas ocasiões, acabam funcionando como para-raios.
A incidência de raios cresceu não só na Baixada Santista, no ano passado, mas em uma série de cidades com mais de 200 mil habitantes. Especialistas acreditam que o aumento da ocorrência de raios seja causado pela alta taxa de urbanização, apontada como responsável por tempestades cada vez mais intensas. Dados dos satélites mostram que o Brasil lidera o ranking de incidência de raios, com 57 milhões de ocorrências por ano. O segundo país é a República do Congo, com 43 milhões, seguido pelos Estados Unidos, com mais de 35 milhões de ocorrências anuais.

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Homem é atingido por raio enquanto falava ao telefone

Fonte: Bem Paraná


A forte chuva que caiu no final da tarde desta quinta-feira (5) quase fez uma vítima fatal em Curitiba. Dário Onório, de 40 anos, estava falando ao telefone dentro de sua casa, no bairro Pinheirinho, quando um raio caiu no local e o atingiu.

De acordo com o Siate, ele chegou a ficar inconsciente, mas foi reanimado e chegou bem ao Hospital do Trabalhador.

Segundo a Rede Integrada Nacional de Detecção de Descargas Atmosféricas (Rindat), a chance de uma pessoa ser atingida por um raio é de uma em um milhão.

Clima via Satélite