sábado, 21 de janeiro de 2012

OURO PRETO – Jovem de 16 anos morre após ser atingido por um raio

Fonte: Rondonia ao Vivo
Uma seqüência de raios seguidos de trovoadas que estremeciam o chão causou prejuízo e medo à população dos municípios de Ouro Preto do Oeste, Nova União e em Mirante da Serra. Na rodovia 470, num sitio do travessão linha 48, entre Nova União (KM 40) e Mirante da Serra (KM 58), Edmar Ramos da Costa, de 16 anos, que tirava leite no curral foi atingido por um raio, chegou ser socorrido por parentes, mas morreu a caminho de Mirante da Serra.
De acordo com familiares, Edmar estava realizando sua tarefa rotineira de todas as manhãs quando recebeu uma descarga fulminante, ainda no tamborete que estava sentado. “O corpo do jovem apresenta queimaduras nas costas e no tórax, do lado direito”, relata Miguel Souza dos Santos, dono da Funerária Resplendor, onde Edmar está sendo velado, para ser sepultado às 12 horas desta quarta-feira.
As manifestações da primeira tempestade de raios e trovões na região iniciaram por volta de 5h50min. Houve um breve intervalo, mas a partir das 6 horas veio uma tempestade de raios e trovões mais intensa causou interferência na rede de energia, e em muitas residências as lâmpadas explodiram e equipamentos queimaram.      
Em estabelecimentos comerciais, órgãos públicos e residências foram contabilizados vários prejuízos por queima de equipamentos de informática e aparelhos eletrônicos. Roni Tosta, dono do site ouropretodooeste.com não pôde atualizar as informações após a queda de raios porque o seu computador não funcionou mais.
Na cadeia pública houve prejuízo semelhante: “Nosso sistema está fora do ar e o computador principal não está funcionando, e ainda estamos avaliando outros prováveis prejuízos”, contou Eder Trindade, diretor da Casa de Detenção de Ouro Preto do Oeste. Um policial militar relatou que seu notebook não ligou mais após o sinistro.   Em uma panificadora localizada na avenida Duque de Caxias, na altura do bairro Liberdade, a fiação inteira incendiou queimando todo o sistema. Ainda em Ouro Preto do Oeste, uma empresa de informática que tem um provedor de internet via rádio, a GigaNet, está com o sistema fora do ar devido a queda de um raio na torre principal da cidade, que danificou todos os equipamentos da base da antena. Como uma chuva razoavelmente forte caiu em seguida não houve registro de incêndios.

Nenhum comentário:

Clima via Satélite