quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

Aumento de raios

Cemig alerta população para o aumento de raios nesta época do ano




Foto: Divulgação




A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) alerta para o aumento da incidência de raios no período chuvoso, que começou em outubro e vai até o início do ano que vem.
De acordo com o centro de climatologia MG Tempo - Cemig/PUC Minas, há previsão de intensas pancadas de chuvas associadas a descargas atmosféricas até janeiro próximo.
O Estado de Minas Gerais é considerado uma das regiões com maior incidência anual de raios, equivalente a um milhão por ano, em média. Entre os meses de janeiro e outubro deste ano, foram registradas 593.305 descargas atmosféricas no Estado. Somente em Belo Horizonte, foram apurados 749 raios. No interior, foram detectados 9.922 em Uberaba, 5.370 em Juiz de Fora, 3.919 em Uberlândia, 1.382 em Divinópolis, 936 em Governador Valadares, 417 em Montes Claros e 311 em Varginha. As descargas atmosféricas provocaram, entre 1o de janeiro e 31 de outubro deste ano, 52.191 interrupções no fornecimento de energia elétrica pela Cemig. Esse número representa mais de um quarto (27,5%) do total de desligamentos acidentais (189.741) apurados no mesmo período. Somente na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), até o mês de outubro deste ano, a Cemig registrou 3.794 desligamentos causados por raios. No mesmo período do ano passado, foram detectadas 4.437 interrupções desse tipo. A maior incidência de desligamentos tem ocorrido no Triângulo Mineiro, onde, em apenas dez meses, as descargas atmosféricas provocaram 10.500 interrupções na região.

Para proteger o sistema elétrico, a Cemig possui equipamentos que medem o número de descargas atmosféricas e trovoadas em cada região do Estado. A empresa instala ainda pára-raios de baixa e média tensão em todos os transformadores da rede de distribuição. “A função do pára-raios é escoar as correntes dos raios para a terra, mantendo a tensão nos seus terminais em valores seguros para os equipamentos”, explica o engenheiro de tecnologia e normalização José Vicente Pereira Duarte, da Cemig.

Cuidados nos casos de tempestades Dentro de casa:
• Não tome banho ou use torneira elétrica durante as tempestades
• Evite contato com qualquer objeto que possua estrutura metálica
• Evite ligar aparelhos e motores elétricos para não queimar os equipamentos
• Afaste-se das tomadas e evite usar o telefone
• Desconecte das tomadas os aparelhos eletrônicos
• Desligue os fios de antenas dos aparelhos
• Permaneça dentro de casa até a tempestade terminar

Fora de casa:
Evite contato com cercas de arame, grades, tubos metálicos, linhas telefônicas e de energia elétrica e qualquer objeto ou estrutura metálica
• Afaste-se de veículos como tratores, motos, bicicletas e carroças, além máquinas agrícolas
• Mantenha-se afastado de áreas descampadas, pastos, campos de futebol, piscinas, lagoas, praias e árvores isoladas, postes, mastros e locais elevados
• Permaneça dentro de seu veículo caso o mesmo tenha teto de estrutura metálica

Fonte:Jornal Estado Atual - On-Line

Nenhum comentário:

Clima via Satélite