quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

Raio deixa TV Aldeia fora do ar

UOL - COTIDIANO


Descarga elétrica atingiu transmissores da emissora durante tempestade na segunda-feira


Daniele Albuquerque

Desde segunda-feira à tarde a rádio e TV Aldeia, que formam o sistema público de comunicação, estão fora do ar. O motivo foi a queda de um raio na torre de transmissão da emissora que causou danos aos equipamentos. Os prejuízos não foram avaliados pela diretoria.

No momento em que o raio atingiu a torre um enorme estrondo foi produzido acompanhado de um clarão e em seguida um apagão geral no prédio da emissora.

Seis computadores, ar-condicionado e mais a mesa de som foram queimados, além dos equipamentos receptores e transmissores de sinal.

“A mesa de som chegou a enfumaçar e todos os fusíveis queimaram. Isso nos deixa um tanto assustados porque há pára-rios instalados tanto aqui como nos prédios da redondeza”, explica Jorge Henrique, diretor do Sistema Público de Comunicação.

Nessa época do ano, a umidade do solo é muito alta, o que propicia a formação de nuvens grandes e carregadas de carga elétrica, que resultam em fortes chuvas acompanhadas de raios e trovões que caem de forma imprevista em qualquer lugar. O que se sabe, porém, é que materiais metálicos e pontiagudos atraem os raios, por isso a importância de ter em casa, principalmente em edifícios, pára-rios devidamente aterrados.

“A terra possui uma grande capacidade de armazenar descargas elétricas e a melhor medida de prevenção contra os raios é a instalação de pára-raios. É importante também que a instalação elétrica de qualquer imóvel tenha aterramento. Isso evita que aparelhos eletroeletrônicos ligados sejam danificados caso o raio atinja o local”, explica Alejandro Duarte, professor do Departamento de Ciências da Natureza da Universidade Federal do Acre (Ufac).

O que é o raio - O raio é uma descarga elétrica luminosa, que se produz entre duas nuvens ou entre uma das nuvens e o solo. Essas nuvens possuem tamanho maior, constituem-se a aproximadamente 2 km de altura da terra e estendem-se por até 18 km acima. O choque entre as partículas de gelo dentro da nuvem causa uma separação de cargas elétricas negativas e positivas.

Devido à intensidade do campo elétrico formado, as cargas positivas saltam até encontrar as negativas, fechando o circuito elétrico entre a nuvem e o solo. Somente quando as correntes elétricas se encontram é que tudo se ilumina e o raio pode ser visto.

As descargas elétricas produzidas são de enormes intensidade e chegam a alcançar a diferença potencial de milhões de volts. Ainda que em menor potencial, os raios têm energia suficiente para matar, ferir, incendiar, quebrar estruturas, derrubar árvores e abrir buracos ou valas no chão.

Como se proteger

Como não se pode contar sempre com a proteção de um pára-raios algumas medidas de segurança devem ser adotadas, como não ficar em espaços abertos, praias, botes, topo de elevações e embaixo de árvore. É também perigoso estar próximo a torres e redes de alta tensão, cercas metálicas, varais de roupas, num carro com a porta ou a janela aberta, sobre um cavalo ou um trator, dentro de casa em frente a uma janela aberta.

O refúgio mais seguro é uma construção sólida protegida com pára-raios, grandes prédios sem pára-raios, automóveis com janelas fechadas, cavernas, um grupo de árvores (bosque). Dentro de casa: afaste-se de objetos metálicos, janelas, portas abertas; não fale ao telefone, não tome banho, desligue aparelhos elétricos das tomadas.

Nenhum comentário:

Clima via Satélite