sábado, 16 de fevereiro de 2008

Raio mata criança de oito anos no litoral

Criança brincava na água durante a descarga elétrica

Fonte: Redação Bem Paraná


Durante uma chuva ocorrida na tarde desta sexta-feira no litoral do estado, um raio atingiu uma criança de oito anos que brincava no mar com seu irmão, na praia de Guaratuba.Segundo relatos de familiares, logo após o estrondo, um estremecimento foi sentido por uma das crianças que estavam na água. Quando ela olhou para trás em busca do irmão, viu que ele estava desacordado debruçado em sua pranchinha.


Os guarda-vidas de um posto próximo, que auxiliaram na retirada do garoto da água, acionaram o apoio de uma ambulância e iniciaram procedimentos de reanimação, porém, devido à gravidade da situação, Vinícius Jesus Cardoso não resistiu e morreu antes mesmo da chegada ao Pronto Socorro de Guaratuba.

Vinícius estava também acompanhado por seus pais, que são de Campo Mourão.

Os raios podem atingir as pessoas direta ou indiretamente, porém a chance de ser atingido por um raio é algo em torno de um para um milhão. A maioria das mortes e ferimentos não acontecem devido a incidência direta de um raio. Na verdade, são efeitos indiretos associados à proximidade do raio ou por efeitos secundários.

A corrente do raio pode causar sérias queimaduras e outros danos ao coração, pulmões, sistema nervoso central e outras partes do corpo, através do aquecimento e uma variedade de reações eletroquímicas.

A extensão do dano depende da intensidade da corrente, das partes do corpo afetadas, das condições físicas da vítima e das condições específicas do incidente.Cerca de 20 a 30% das vítimas de raios morrem, a maioria delas por parada cardíaca e respiratória, e cerca de 70% dos sobreviventes sofrem devido às sérias seqüelas psicológicas e orgânicas, por um longo tempo. As seqüelas mais comuns são diminuição ou perda de memória, diminuição da capacidade de concentração e distúrbio do sono.

No Brasil, estima-se que aproximadamente 100 pessoas morrem por ano atingidas pelos raios.

Recomendações

1- Se estiver na rua o que se deve fazer para não ser atingindo por um raio:

Evite lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios tais como: pequenas construções não protegidas como celeiros, tendas ou barracos ou veículos sem capota como tratores, motocicletas ou bicicletas;

Evite estacionar próximo a árvores ou linhas de energia elétrica;

Evite estruturas altas tais como torres, de linhas telefônicas e de energia elétrica;

Alguns lugares são extremamente perigosos durante uma tempestade. Por isso:

NÃO permaneça em áreas abertas como campos de futebol, quadras de tênis e estacionamentos;

NÃO fique no alto de morros ou no topo de prédios;

NÃO se aproxime de cercas de arame, varais metálicos, linhas aéreas e trilhos;

NUNCA se abrigue debaixo de árvores isoladas.

2- Se estiver dentro de casa Não use telefone (o sem fio pode ser usado);

Não fique próximo a tomadas, canos, janelas e portas metálicas;

Não toque em equipamentos elétricos que estejam ligados à rede elétrica.

Nenhum comentário:

Clima via Satélite