sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Raio mata sete bois e um cavalo em sítio

Fonte: jcnet - Lígia Ligabue - 22.02.08

Em apenas uma fração de segundos oito animais do sítio Santa Isabel, localizado às margens da rodovia Bauru-Iacanga, foram mortos. Uma descarga elétrica matou sete cabeças de gado e um cavalo da propriedade. O agricultor Humberto Zuim, seu prejuízo foi de R$ 10 mil. De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o número de descargas elétricas registradas no Estado de São Paulo aumentou 33% na comparação entre janeiro deste ano e do ano passado.

Durante a madrugada de ontem, choveu na região. De acordo com o Instituto de Pesquisas Meteorológicas (IPMet) da Universidade Estadual Paulista (Unesp), a chuva acumulada foi de apenas 1,8 milímetro em Bauru. Porém, o temporal foi acompanhado de muitas descargas elétricas. Um destes raios acabou vitimando os animais do sítio.

Pela manhã, o caseiro da propriedade encontrou os corpos dos animais no meio do pasto. “É a primeira vez, em 32 anos que tenho propriedade rural, que isso acontece comigo”, lamenta Zuim. Ele não sabia ao certo onde o raio tinha caído, mas como os animais foram encontrados embaixo de uma árvore, ele acredita que o raio tenha atingido a planta. Apesar das perdas, ele ressalta que o prejuízo poderia ter sido bem maior. “Era um lote com 26 cabeças. Poderia ter morrido bem mais”, avalia.

De acordo com um levantamento do ano passado realizado pelo Grupo de Eletricidade Atmosférica do Inpe, Arealva, onde está o sítio, não é um município onde a incidência de raios seja comum. A localidade ocupa a 617.ª posição no Estado. Já Bauru é a 397.ª colocada no ranking dos municípios com maior incidência de raios. O levantamento constatou que São Caetano do Sul é a cidade do Estado e também de todo o País com maior incidência de descargas elétricas. Entre 2006 e 2007 foram 280 raios, uma incidência de 12,153 descargas por quilômetro quadrado.

Nenhum comentário:

Clima via Satélite