quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Raios deixam 9 municípios às escuras por mais de 24 horas

Fonte: A Tarde On Line - Juscelino Souza, da Sucursal Vitória da Conquista - BA

Um “apagão” que durou mais de 24 horas, atingindo 9 municípios do sudoeste do Estado, causou transtornos e prejuízos estimados em mais de R$500 mil. O colapso no abastecimento de energia elétrica foi causado por uma seqüência de raios na zona rural de Guanambi, a 798 km de Salvador.

Toda a rede de distribuição de energia elétrica foi afetada pelas fortes descargas que danificaram três torres de transmissão, deixando mais de 200 mil pessoas isoladas de serviços ou acessos, como internet, celular, rádio e televisão.

As áreas mais afetadas foram as de saúde, segurança e prestação de serviços, tais como abatedouros de bovinos, aves e suínos; produção de derivados do leite; sorveterias; bares; restaurantes; supermercados e mercadinhos e postos de combustíveis.

A grande maioria das clínicas e hospitais suspendeu alguns procedimentos, cancelou cirurgias e remarcou exames para a próxima semana. “Todos os equipamentos estão parados, estamos sem acesso ao computador e só voltaremos à normalidade quando a energia for normalizada”, informou a atendente hospitalar Rosângela Nonato.

Transtorno para o caminhoneiro Miguel Araújo, que por causa de uma queda teria que se submeter a uma tomografia computadorizada no Hospital São Lucas. O exame foi remarcado para a próxima terça-feira. “Como só tem esse serviço no São Lucas, o jeito é esperar”, conformou-se.

Por causa da complexidade do problema, a energia elétrica só deverá ser restabelecida na noite dessa quinta-feira, 10. Técnicos, engenheiros e eletricistas da empresa foram deslocados para a região crítica a fim de recuperar as linhas de transmissão.

Carros-volantes circulam pelas cidades atingidas comunicando os motivos que levaram à interrupção e a previsão de normalização dos serviços prestados pela Coelba. Apesar de ruas às escuras, não houve alteração na rotina dos municípios afetados no quesito segurança pública.

A Assessoria da Unidade de Relações com a Imprensa (URI) da Coelba reforçou que técnicos da empresa estão trabalhando desde a noite de quarta-feira, 9, “para normalização do sistema elétrico nas cidades que tiveram o fornecimento interrompido desde às 18h40 de quarta-feira”.

“Durante as chuvas registradas quarta-feira, um raio de grandes proporções caiu sobre a linha de transmissão que supre a região, danificando quatro postes de 17 metros de altura”, completou a assessora da URI, Magnólia Cavalcante.

Segundo ela, como o local onde ocorreu o problema é de difícil acesso, em área alagada pelas chuvas, a previsão de retorno do fornecimento de energia seria até o início da noite de ontem. “A Coelba lamenta a falta de energia e coloca-se à disposição para os esclarecimentos necessários”, finalizou.

Além de Guanambi a interrupção atingiu as cidades de Riacho de Santana, Matina, Igaporã, Caetité, Palmas de Monte Alto, Sebastião Laranjeiras, Pindaí e Candiba.

Nenhum comentário:

Clima via Satélite