terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Medo de raios? Pesquisador derruba mitos sobre dias com temporal

Fonte - Redação Gazeta Rádios e Internet - LETÍCIA CARDOSO - lcardoso@redegazeta.com.br


A frente fria que chegou ao Estado nesta segunda-feira (21), acompanhada de raios, trovões e muita chuva, assustou moradores da Grande Vitória. Para muitos, esses fenômenos naturais são sinônimos de medo, já que podem causar acidentes, principalmente por descargas elétricas. Por isso, a prevenção é fundamental, segundo o pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e chefe do grupo de Eletricidade Atmosférica, Osmar Pinto Júnior. De acordo com o pesquisador, ao contrário do que muitos pensam, um raio cai no mesmo lugar até seis vezes. “É um mito dizer que um raio não cai mais de uma vez no mesmo lugar. As pessoas precisam se precaver em dias de chuva. Em uma região que atrai raios, as descargas elétricas podem cair até seis vezes num mesmo lugar”, afirmou o pesquisador. Osmar Pinto Junior esclarece alguns mitos sobre dias com temporal:

Espelhos atraem raios?
Osmar: Não. É mito dizer que espelhos atraem raios. O que acontece é que em alguns há molduras de metal. O metal, sim, é um atraente, mas o espelho não.


Manusear tesouras ou objetos pontudos?
Osmar: Isso deve ser evitado. Tesouras, facas ou qualquer objeto pontudo e cortante geralmente são metais e objetos metálicos atraem raios.

Falar ao telefone fixo é perigoso?
Osmar: As pessoas nunca devem falar ao telefone em dias de temporal, com raios e trovões, principalmente em aparelhos fixo com fio, pois o fio transporta descarga elétrica. É sempre recomendável utilizar, dentro de casa, o telefone sem fio.

E Falar ao celular?
Osmar: Dentro de casa não há problemas. Agora se estiver na rua, a pessoa deve evitar.

Há problemas em deixar aparelhos eletrônicos ligados?
Osmar: Todos devem ser desligados, inclusive diretamente na tomada. Com isso, evita-se que ele queime e até mesmo provoque um incêndio.

Deve-se evitar tomar banho?
Osmar: Evitar o banho não é um mito. Ele realmente deve ser evitado, assim como qualquer contato com água.

A praia também é perigosa quando ocorre raios?
Osmar: Nunca se deve entrar na água em dias de tempestade. Algumas pessoas gostam de tomar banho no mar em dias de chuva. A água do mar atrai ainda mais descargas elétricas por ela ser salgada e condutora de eletricidade. Até mesmo ficar perto do mar é perigoso.Locais abertos: Um outro cuidado importante a ser adotado em dias de temporal é nunca ficar em locais abertos. As pessoas, segundo o pesquisador, se estiverem na rua, devem procurar um local coberto ou ficar dentro de um carro.

Nenhum comentário:

Clima via Satélite