terça-feira, 25 de março de 2008

Mulher morre atingida por um raio dentro de casa em PE

Uma mulher morreu depois de ser atingida por um raio dentro de casa na noite dessa segunda-feira (24), em Capoeiras, no Agreste do Estado. De acordo com testemunhas, Sângela Teixeira de Lima, 33 anos, estava olhando a chuva pela janela da residência, no Sítio Junco, quando recebeu a descarga elétrica. Ela chegou a ser socorrida, mas não resistiu.

Este não é o primeiro caso de morte provocada por raio em Pernambuco neste ano. No dia 25 de fevereiro, duas pessoas morreram após serem atingidas por raio, no município de São João, no Agreste do Estado. Os vizinhos José Eduardo Marcelino, 31 anos, e Héliton do Nascimento Barbosa, 13, voltavam de Garanhuns pela PE-177 em uma motocicleta quando foram atingidos.

De acordo com o pai de Héliton Barbosa, Severino Rozeno, chovia muito, com fortes trovoadas e raios, no momento em que eles retornavam para o Sítio Aroeira São João, na Zona Rural de São João, onde moravam. O pai e um irmão do adolescente estavam em outra moto e também foram atingidos pelo raio, mas não ficaram feridos.

Brasil - Segundo levantamento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), nos primeiros 50 dias do ano, 22 pessoas morreram em virtude de raios no País. O número supera o balanço do primeiro trimestre de 2007, quando foram registradas 18 mortes - o ano fechou com 46 casos.
O Brasil já é campeão mundial na incidência de raios, com cerca de 50 milhões de descargas elétricas por ano. Zaire e Estados Unidos são o segundo e terceiro colocados. O País lidera o ranking apesar de o Inpe fazer o levantamento apenas em nove Estados - Regiões Sudeste e Sul, mais Mato Grosso do Sul e Goiás.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) aconselha que, para se protejer dos raios, as pessoas evitem ficar em áreas descampadas ou onde haja muita água, em dias nublados e chuvosos, e evitem se abrigar embaixo de árvores.

Fonte: JC Online

Nenhum comentário:

Clima via Satélite