terça-feira, 4 de março de 2008

Raio mata enfermeira em Barras;

É a primeira vítima no Piauí em 2008

Funcionária do hospital Leônidas Melo lavava roupas embaixo de árvore no interior do Estado.
Um raio, antes mesmo da chuva, caiu sobre a casa da enfermeira conhecida como Lúcia Cordão, no conjunto Petrônio Portella, na cidade de Barras, 119 quilômetros ao norte de Teresina. A funcionária do Hospital Regional Leônidas Melo lavava roupas debaixo de uma árvore no final da tarde desta segunda-feira (3) e morreu na hora. É a primeira vítima de descargas elétricas atmosféricas no Piauí em 2008.

Lúcia tinha aproximadamente 45 anos e morava próximo ao terminal rodoviário Toinho Carvalho. Mãe de três filhos, ela estaria lavando roupas debaixo de uma mangueira antes mesmo da chuva começar. Não ficar embaixo de uma árvore é uma das recomendações feitas para quem quer se proteger de raios.

O corpo da enfermeira está sendo velado em sua residência e deve ser sepultado nesta terça-feira. São 29 mortes provocadas pelo fenômeno da natureza em 2008, 16 delas só no Estado de São Paulo. A chance de uma pessoa ser atingida no Brasil é de uma em um milhão.

Ainda que Teresina seja apontada por muitos como uma das cidades com maior incidências de raios do mundo, a Rede Brasileira de Detecção Atmosférica do Inpe - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - registrou entre julho de 2005 e 2007 que as regiões do Rio Grande do Sul e São Paulo foram onde houve maior queda de raios no Brasil. A rede monitora apenas os nove estados de maior concentração do fenômeno no país, o que exclui as regiões norte e nordeste.

Além de evitar árvores o Inpe orienta para que se evite ficar em locais descampados ou dentro da água, além de não andar descalço durante chuvas com trovões. A preferência é ficar abrigado em locais fechados.

Fone: Fábio Lima
fabiolima@cidadeverde.com

Nenhum comentário:

Clima via Satélite