domingo, 2 de março de 2008

Raio mata trabalhador rural em Murici

Funcionários da Usina Utinga Leão identificaram os dois homens que foram atingidos por um raio na tarde desta quarta-feira (27) na cidade de Murici. José Cícero Pereira dos Anjos, de 27 anos, e José Vieira da Silva, 40, receberam uma descarga elétrica de um raio. Os dois estavam com outros 400 trabalhadores em um grande campo aberto quando começou a chover muito seguido de ventos fortes quando raios começaram a cair.

“Quando isso acontece, nós retiramos todos os trabalhadores do local”, disse Ivan de Oliveira Silva, 46, responsável pelos trabalhadores, o chamado “cabo de turma”. No entanto, José Cícero e José Vieira estavam em uma área mais distante dos demais trabalhadores. “Não deu tempo de chamá-los, foi tudo muito rápido”, disse o cabo de turma.
José Cícero e José Vieira estavam com um facão na mão e o metal atraiu o raio. José Cícero teve morte imediata com a forte descarga elétrica; José Vieira - que também foi atingido, mas com uma carga bem menor - foi levado pelos trabalhadores para a unidade hospitalar da usina, foi liberado em seguida e passa bem.

O fato aconteceu na fazenda Queimado, que fica na cidade de Murici. José Cícero era casado e foi contratado para o trabalho temporário em setembro do ano passado. Especialistas afirmam que o raio é o termômetro do aquecimento global e a elevação da temperatura é parâmetro para formação de tempestades. Desde ontem, alagoanos têm acompanhado a mudança de temperatura no Agreste do Estado e os estragos causados pelas fortes chuvas.

Incidência

Segundo levantamentos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), no ano passado foram registradas cerca de 46 mortes por raio no Brasil. Já nos dois primeiros meses de 2008 foram registradas 22 mortes. O Brasil é o país campeão na incidência de raios no mundo.

Nenhum comentário:

Clima via Satélite