sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

'Apagão' desta semana foi causado por raios durante chuva forte

Fonte: Alagoas em tempo real - 23.01.10

A Companhia Energética de Alagoas (Ceal) já substituiu o equipamento danificado que causou a interrupção no fornecimento de energia elétrica nas cidades de Maceió, Coqueiro Seco, Satuba, Santa Luzia do Norte e Marechal Deodoro, na última quinta-feira. O desligamento atingiu 260 mil unidades consumidoras, das 17h10 às 18h25, quando a energia começou a ser restabelecida.

O incidente foi causado pelas sucessivas descargas atmosféricas (raios) que desgastaram um dos pára-raios da central responsável pela distribuição de energia transmitida pela Chesf às subestações que abastecem a região metropolitana da capital, a chamada Seccionadora do Tabuleiro.

“A interrupção no fornecimento foi uma medida de segurança executada pelo equipamento de proteção para impedir que outras peças, como transformadores e isoladores, fossem prejudicadas pelas descargas atmosféricas”, explicou o engenheiro Fernando Amaral, Assistente da Diretoria de Operação da Ceal.

Após a identificação do problema, os técnicos da Ceal isolaram o equipamento danificado e começaram a restabelecer a energia gradativamente. Por volta das 18 horas e 25 minutos, o fornecimento já estava normalizado em 97% da região atingida, os outros 3% voltaram às 20 horas.

De acordo com Fernando Amaral, uma ocorrência como essa é muito rara de acontecer, já que a Ceal sempre faz manutenção preventiva nestes equipamentos. “No caso do pára-raios danificado, a última vistoria foi feita há três meses”, informou o engenheiro.

Para minimizar os transtornos, a Ceal reforçou as equipes de inspeção e manutenção e anuncia o investimento na ordem de 240 milhões de reais para expansão e melhorias da rede de distribuição.

Homem morre atingido por raio em Bofete, em SP

Fonte: TV Tem - O Globo

SÃO PAULO - Um homem morreu atingido por um raio em Bofete, cidade a 182 km da capital paulista. O funcionário de um porto de mineração Benedito Martins, de 33 anos, vai ser enterrado nesta terça-feira. Abalada com a perda do marido, a mulher de Benedito reclama que ele não era registrado na empresa e não usava equipamento de proteção. Sem Benedito, a dona de casa não sabe como vai sustentar as três filhas.

Benedito trabalhava há dois meses em porto de mineração. No momento do acidente, ele operava um jato de água. Segundo funcionários que não quiseram gravar entrevista, Benedito foi atingido por um dos primeiros raios do temporal. A versão da esposa da vítima é confirmada pelos colegas de trabalho.

A administradora do porto de areia, Maria José Bataglin, disse por telefone que é impossível alguém trabalhar descalço no local e considera uma fatalidade a morte do trabalhador. Segundo ela, ele tinha a carteira de trabalho assinada. Um boletim de ocorrência foi registrado na delegacia de Bofete.

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Quatro vítimas de raio na Paraíba

Fonte: Diário de Pernambuco - Tarcísio Timóteo

João Pessoa - Quatro vítimas de choques elétricos deram entrada no Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, (HETSHL) devido às fortes chuvas registradas no último domingo. A primeira foi um jovem de 20 anos da cidade de Mataraca. Apesar do esforço da equipe médica, a vítima morreu. Outra vítima de descarga elétrica, Euflávio José Freitas da Silva, 20 anos, morava no sítio Urubas. Ele foi atingido por choque elétrico dentro da própria casa. O rapaz ainda chegou a ser socorrido para o Hospital de Trauma, mas não resistiu.

Por volta das 13h28, Maria Madalena Batista, 60 anos, moradora do bairro dos Funcionários III, na capital, também sofreu um choque. Ela passa bem. A última vítima, José Milton Soares dos Santos, 25 anos, que mora na zona rural do Conde, também foi atingido. Ele estava na zona rural do município do Conde, quando tentava ligar uma geladeira. Ele acabou se ferindo e continua em observação no Trauma.

Engenheiros da Defesa Civil do município visitaram ontem pela manhã duas casas atingidas pelos raios. Segundo o órgão, foram verificados apenas danos na fiação elétrica. As casas não oferecem risco aos moradores. Também, na cidade de Bayuex, um raio atingiu uma residência no bairro Maria Andreazza provocando um curto circuito, uma criança ficou ferida com queimaduras nas pernas. A Defesa Civil deixou em alerta moradores de 35 áreas de riscos.

Queda de raio deixa um morto e três feridos em Pernambuco

Fonte: O Globo - pe360graus.com

RECIFE - A queda de um raio deixou o saldo de uma pessoa morta e três feridas, no início da tarde desta terça-feira, no município de Ribeirão, na Zona da Mata de Pernambuco. De acordo com a Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco (Codecipe), o acidente ocorreu no Engenho Minas Nova, que fica na zona rural do município.

O coordenador da Codecipe em Ribeirão, José Gabriel de Carvalho, explicou que, o agricultor José Giovane Sena dos Santos, de 25 anos, morreu ao ser atingido pela descarga elétrica. Três pessoas que estavam com ele também ficaram feridas com queimaduras e precisaram ser socorridas no hospital da cidade.

Entre os feridos, estão os agricultores Josildo Francisco de Almeida, de 32 anos, José Pedro Ferreira da Silva, 29 anos e Edvaldo José Nunes, 23 anos. Nenhum deles corre risco de morte.

A Codecipe acredita que todos estavam abrigados em baixo de uma árvore, já que chovia muito na cidade.

- O acidente ocorreu por volta das 12h15 quando eles estavam parados para almoçar. Eles se abrigaram numa tenda, em baixo de uma árvore e foram atingidos. Chovia muito na cidade no momento e com muitos raios. Um deles deve até ter atingido a rede elétrica, porque a cidade está sem energia elétrica desde as 17h - explicou Gabriel de Carvalho.

Raio atinge guarita de salva-vidas em praia do RS e fere duas pessoas

Fonte: G1

Um raio atingiu na manhã deste domingo (17) uma guarita de salva-vidas na praia de Xangri-lá, litoral norte do Rio Grande do Sul, e deixou feridos um salva-vidas, que está em estado grave, e um frequentador do local.

Guarita que foi atingida por raio na manhã deste domingo (Foto: Jefferson Botega /Agência RBS)


Fazia bastante calor, cerca de 30ºC e, por volta das 11h30, começou a chover forte e com raios, segundo o major André Porto, comandante salva-vidas, que estava na praia.


O salva-vidas, que não teve o seu nome revelado, e Maurício Martins Alves, que é tenente-coronel reformado e corria na praia, estavam embaixo da estrutura da guarita de madeira.

“O raio pegou em cima, mas, como estavam embaixo, não foram atingidos diretamente. O tenente-coronel estava de tênis e sofreu menos. Mas, como o bombeiro estava descalço, ficou mais ferido. Quando eu cheguei perto deles, o salva-vidas já estava desacordado e o tenente-coronel um pouco tonto, mas consciente.”


Eles foram encaminhados ao Hospital Santa Luzia, em Capão da Canoa. Alves teve alta, mas o salva-vidas foi transferido para o Hospital Pronto Socorro, em Porto Alegre.


Dois trabalhadores morrem atingidos por raio no interior de SP

Fonte: Bom dia São Paulo / O Globo

SÃO PAULO - Dois trabalhadores rurais morreram atingidos por um raio nesta quinta-feira em Monte Azul Paulista, cidade a 406 quilômetros de São Paulo. Eles estavam numa plantação de laranjas e foram se proteger da chuva debaixo de uma lona. Somente no ano passado, 64 pessoas morreram no país atingidas por raios, segundo levantamento do Instituto Nacional de Meteorologia.

Criança morre atingida por raio quando limpava roçado

Fonte: Diário do Nordeste

Queda de raios preocupa a população por conta da proximidade da quadra chuvosa no Estado do Ceará

Santana do Cariri Uma criança morreu atingida por um raio, no sítio Pontal, município de Santana do Cariri. Antônio Samuel dos Santos, de 11 anos, faleceu no momento em que estava na roça de arroz, junto com dois irmãos e o pai, Joaquim Rodrigues da Silva. A morte da criança aconteceu por volta das 14 horas da última terça-feira. O sepultamento ocorreu na manhã de ontem.

Segundo Joaquim Rodrigues, no momento em que a criança foi atingida, não estava chovendo no local. "As nuvens ficaram muito baixas e tinha ventania", explica.

Depois de alguns raios, veio a descarga elétrica, atingindo em cheio o menino. Os agricultores que estavam nas proximidades do local tentaram socorrer o menino, mas o garoto já se encontrava sem vida.

Os garotos ajudavam o pai a preparar a terra para o plantio de arroz. Este não foi o único caso registrado na localidade. No ano passado, a dona-de-casa Eva Inácio Farias foi atingida por um raio, na Serra do Araripe, área entre as cidades de Crato e Santana do Cariri. O raio atingiu primeiro uma árvore e depois a mulher, que não resistiu à descarga elétrica.

Descargas elétricas

A morte do menino Samuel dos Santos traz à tona a preocupação com a ocorrência de descargas elétricas no Estado. Principalmente com a proximidade do período chuvoso, quando é mais comum a queda de raios. Para se ter uma ideia, somente ontem, cairam 1.838 raios, e de 1º de janeiro até ontem, foram registrados 5.365 descargas em todo o Ceará.

Os números são preocupantes, já que o quadra chuvosa ainda não chegou. Segundo dados da Coelce, que monitora todas as descargas atmosféricas do Estado, por meio do Centro de Controle de Sistema (CCS), somente em 2009 foram registrados 100 mil 862 raios.

A gerente do Sistema de Monitoramento de Descargas Atmosféricas para o Estado do Ceará, Keyla Sampaio, informou que as região serrana lidera o ranking de ocorrências no Estado. "Este ano, no entanto, temos cinco municípios que estão a frente, são eles Uruoca, Itapajé, Umari, Irauçuba e Campos Sales", ressalta a gerente do Sistema de Monitoramento.

Para Keyla, é preciso que haja, por parte dos governos estadual e municipais, orientações mais pontuais a respeito das ações que precisam ser tomadas em dias de tempestade, para que a população saiba como se proteger dos raios tanto dentro como fora de suas casas. "A distribuição de cartilhas explicativas seria um bom começo. Por exemplo, muitos não sabem que deve-se evitar o banho durante a ocorrência de tempestades", informou Keyla.

Outra questão apontada por ela, é a respeito da necessidade de incentivar a população para que faça o aterramento adequado e com profissionais ou empresas habilitados, evitando assim maiores fatalidades.

O coordenador geral da Defesa Civil do Município de Fortaleza, Alísio Santiago, informou que, em parceira com a Secretaria de Meio Ambiente e Controle Urbano (Semam), é feito um trabalho junto as escolas municipais e em dez comunidades da Capital para orientar as pessoas a cerca do que fazer tanto em dias de chuva como sobre o risco de descargas atmosféricas.

"De julho a dezembro promovemos oficinas educativas nas comunidades e nas escolas e distribuimos as cartilhas ´Quando a chuva chegar´ como forma de prevenir a população".

Apesar dessas medidas, o coordenador aponta a limitação no sistemas de pararaios da Capital, como algo a ser discutido e solucionado pelas autoridades competentes.

"Existem muitos vácuos em Fortaleza, o que permite a entrada de raios, assim torna-se necessária uma ação junto ao nascedouro dos projetos arquitetônicos da cidades para eliminação destes buracos", informou Santiago.

sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Raio atinge poste e queima aparelhos

Fonte: Campo Grande News - Repórter News – Domingo, 27 de Dezembro de 2009 19:03
Fernanda Mathias

Poste de energia foi atingido por raio e lascou, no topo; vários eletrodomésticos queimaram.

Um poste distribuidor de energia foi atingido por raio na tarde deste domingo no bairro Buriti, localizado na região da saída para Sidrolândia. A enfermeira Andreiva Cristina da Silva, 27 anos, moradora da rua Belmiro Barbosa de Almeida captou imagens.

Várias lascas de concreto caíram do topo do poste e, devido à descarga, eletrodomésticos de vários moradores queimaram, como computadores, televisores, antena parabólica, portão eletrônico, ventiladores e telefones sem fio.

“Foi um barulho ensurdecedor. Chegou a tremer a casa. Saímos para fora e os vizinhos começaram a contar que vários aparelhos queimaram por causa das descarga. Inclusive minha vizinha da frente, gestante de 7 meses, ficou com a mão grudada no mouse e sofreu queimaduras”, diz.

Ela afirma que procurou o Procon (Coordenadoria de Orientação e Defesa do Consumidor) para se orientar e depois a Enersul e que um técnico fará a perícia no local em até três dias. A enfermeira observa que a 200 metros há dois pára-raios, um em uma escola e outro em um centro comunitário.

Clima via Satélite