sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

'Apagão' desta semana foi causado por raios durante chuva forte

Fonte: Alagoas em tempo real - 23.01.10

A Companhia Energética de Alagoas (Ceal) já substituiu o equipamento danificado que causou a interrupção no fornecimento de energia elétrica nas cidades de Maceió, Coqueiro Seco, Satuba, Santa Luzia do Norte e Marechal Deodoro, na última quinta-feira. O desligamento atingiu 260 mil unidades consumidoras, das 17h10 às 18h25, quando a energia começou a ser restabelecida.

O incidente foi causado pelas sucessivas descargas atmosféricas (raios) que desgastaram um dos pára-raios da central responsável pela distribuição de energia transmitida pela Chesf às subestações que abastecem a região metropolitana da capital, a chamada Seccionadora do Tabuleiro.

“A interrupção no fornecimento foi uma medida de segurança executada pelo equipamento de proteção para impedir que outras peças, como transformadores e isoladores, fossem prejudicadas pelas descargas atmosféricas”, explicou o engenheiro Fernando Amaral, Assistente da Diretoria de Operação da Ceal.

Após a identificação do problema, os técnicos da Ceal isolaram o equipamento danificado e começaram a restabelecer a energia gradativamente. Por volta das 18 horas e 25 minutos, o fornecimento já estava normalizado em 97% da região atingida, os outros 3% voltaram às 20 horas.

De acordo com Fernando Amaral, uma ocorrência como essa é muito rara de acontecer, já que a Ceal sempre faz manutenção preventiva nestes equipamentos. “No caso do pára-raios danificado, a última vistoria foi feita há três meses”, informou o engenheiro.

Para minimizar os transtornos, a Ceal reforçou as equipes de inspeção e manutenção e anuncia o investimento na ordem de 240 milhões de reais para expansão e melhorias da rede de distribuição.

Nenhum comentário:

Clima via Satélite