sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Ferrador de cavalos recebe descarga elétrica de raio

Fonte: Cosmo On Line - Fabiana Buzzo, Agência Anhangüera de Notícias.

O ferrador de cavalos Emerson Albino, 25 anos, recebeu uma descarga elétrica proveniente de um raio ao tentar acender a luz de um pavilhão de cavalos no haras em que prestava serviços, no bairro Tanquinho Velho, em Jaguariúna, durante a chuva que caiu sobre a cidade na tarde de ontem. O rapaz desmaiou e foi socorrido até o Hospital Municipal Walter Ferrari, onde foi medicado, examinado e liberado na madrugada de hoje.

Albino contou que estava no haras, em seu último atendimento do dia, para socorrer um cavalo. 'Na hora estava chovendo muito. Já estava terminando o serviço quando a dona do haras me pediu para acender a luz do barracão. Lembro de pegar no interruptor, ouvir o barulho do trovão e depois de acordar no hospital' , contou. Albino foi socorrido pelo patrão dele, o também ferrador Saulo de Castro, 29 anos, que estava no local. 'Ouvi ele gritando e quando olhei estava vindo em minha direção segurando o braço e fazendo gestos de que estava com muita dor e desmaiou. Imaginei que teria sido o raio, porque naquele momento, vi o clarão no corredor, o barulho do trovão e já ouvi o grito dele' , contou.

O ferrador saiu praticamente ileso do acidente. Albino contou ter sido submetido a três eletrocardiogramas no hospital além de exames de sangue e urina, que não constataram nenhuma anormalidade. 'Graças a Deus quando acordei estava bom. Não lembro de nada. Pelo que meu patrão me contou depois que cai fiquei com o corpo duro, puxando a língua. Foi um susto' , disse.

O bombeiro civil de Jaguariúna Paulo da Vinha explicou que nesse caso a fiação pode ter servido de condutor para a energia do raio. 'Quando um raio cai, toda aquela região recebe uma carga elétrica e a fiação fica com uma sobrecarga. Quando ele colocou a mão recebeu essa descarga que é parte da energia do raio. Se ele tivesse recebido toda a descarga do raio, por exemplo, fatalmente não teria escapado, salvo alguns milagres que acontecem' , explicou.

De acordo com ele, em caso de temporais, é aconselhável que sejam desligados antes de começar a chover os aparelhos eletrônicos. Também não se deve ficar em locais descampados ou mesmo buscar abrigo embaixo de árvores, já que representam locais de grande incidência de raios. 'Se estiver num descampado o melhor a fazer é encolher ou mesmo deitar no chão. O raio sempre procura o lugar mais alto' , explicou. De acordo com ele, também não se deve usar acessórios de metal, que funcionam como condutores de energia elétrica, celulares ou radiocomunicadores e não ficar descalço ou em locais úmidos.

Raio atinge torre e ameaça casas

Fonte: O Dia On Line

Rio - A Defesa Civil de Mesquita interditou ontem 34 casas do Condomínio Vivendas das Torres, no bairro Rocha Sobrinho. Raio caiu sobre a torre de uma antiga olaria, que ameaça desabar sobre as residências. Parte da estrutura será demolida hoje.

Pedaços de tijolos do topo da construção destruíram telhados e janelas vizinhas e atingiram o vidro traseiro do carro do montador de automóveis Marco Antônio Ferreira Peçanha, 42 anos: “Poderia ter caído na cabeça de uma criança”.

“Vi um clarão de fogo no topo da torre e ouvi um barulho enorme, como de uma bomba. De repente, um tijolo quebrou o vidro da janela da sala. Foi horrível”, contou a recepcionista Rosana Clemente de Souza, 48 anos.A vendedora Rosane Claudino Vailant, 32 anos, correu com os dois filhos para a casa da vizinha:

“As pedras que caíram no meu telhado estavam quentes. O corredor que separa as casas foi tomado por fumaça e parecia estar pegando fogo”. Este mês caíram 23 mil raios no Estado do Rio, 1.466% a mais que em janeiro de 2008.

Raios causam duas mortes no interior do Ceará

Fonte: Omar Jacob - Direto de Fortaleza, especial para o portal Terra.

Depois de quase nove meses sem chuva, a precipitação que atingiu ontem mais de 90 municípios do Ceará, inclusive os do sertão central e sul do Estado, além da capital Fortaleza, deixou duas vítimas fatais, atingidas por raios. Os dois casos aconteceram no interior.

O primeiro óbito foi registrado na zona rural do município do Crato, a 540 km de Fortaleza. A dona de casa Eva Inácio Silva Ferreira foi atingida pela descarga elétrica quando tirava roupas do varal de arame. Os vizinhos ainda tentaram socorrê-la, mas ela já estava sem vida.

O segundo caso foi registrado na região norte do Ceará, em Catunda, a 273 km de Fortaleza. O adolescente Johnson Wagner Pereira Rodrigues, 16 anos, morreu enquanto tomava banho no quintal de casa, onde havia um coqueiro, que também foi atingido por uma descarga elétrica. Ele morreu na hora.

A chuva de ontem foi considerada como de pré-estação pela Fundação Cearense de Meteorologia. A previsão é de que a estação chuvosa, que começa em fevereiro, tenha índices dentro da média.

Em Fortaleza, onde a média de precipitação foi de 68,8mm, a Defesa Civil atendeu 39 ocorrências durante toda a quarta feira. Foram registrados alagamentos em pelo menos oito pontos da cidade. Nesta manhã, uma neblina cobriu a cidade de Fortaleza, que também registrou a menor temperatura do ano: 23°C.

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Raio deixa estrada sem telefone de emergência

Fonte: G1

Área próxima à sede de empresa, em Rio Bonito, foi atingida.Central telefônica só voltou a operar por volta de 19h.

Um raio caiu próximo à sede da Autopista Fluminense, concessionária que administra a BR-101 (trecho da Ponte Rio- Niterói até a divisa RJ/ES), na tarde desta terça-feira (20), deixando o telefone de emergência da via fora do ar.

A sede da concessionária fica em Rio Bonito, na região das Baixadas Litorâneas. Segundo a empresa, a central telefônica (0800 2820 101) que havia sido danificada voltou a operar por volta das 19h.

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Raios atingem duas casas e provocam incêndios

fonte: Norte.Net (parcial)

Os moradores de Montes Claros estão preocupados com as chuvas que caem sobre a cidade nos últimos dias. Alguns moradores das áreas consideradas de risco pela defesa civil, afirmam lembrar da tragédia de Santa Catarina, temendo algo parecido.

Na madrugada de sábado 18, a forte chuva voltou a provocar estragos na cidade. No Bairro Cristo Rei, zona norte, duas casas foram atingidas por um raio.

O fato aconteceu por volta das 5h20. Segundo os bombeiros, as residências ficam na Rua Elis Chamone. Uma delas teve parte do muro destruído e ficou com um buraco de 40 por 20 centímetros. O raio também estragou a cerca elétrica, o motor do portão eletrônico e o padrão de energia. Houve um princípio de incêndio.

Na segunda casa, a descarga danificou o portão e a cerca elétrica. Os moradores estavam em casa, mas ninguém ficou ferido.

Os bombeiros alertam para os riscos de materiais condutores de eletricidade e pedem que a população desligue todos que forem possíveis ao perceber a aproximação de chuvas.

A central de meteorologia da cidade afirma ter chovido seis milímetros na madrugada desta segunda-feira 19. Segundo eles a semana deverá ser de sol alternando com pancadas de chuva e possíveis trovoadas.

Jovens morrem ao serem atingidos por um raios

Fonte: G1, no Rio, com informações da TV Globo

Ela fazia uma trilha com amigos na Zona Sul. Outras quatro pessoas sofreram queimaduras.

A estudante Vanessa Alves de Assis Vieira, de 24 anos, morreu nesta segunda-feira (19), no Rio, depois de ser atingida por um raio. Ela estava fazendo uma trilha na Pedra da Gávea, Zona Sul, com um grupo de amigos.

O lugar é um dos mais frequentados por quem pratica esportes de aventura na cidade. A vítima foi socorrida por bombeiros e levada para o hospital, mas não resistiu. Outras quatro pessoas sofreram queimaduras. Segundo os médicos ninguém ficou gravemente ferido.

De acordo com especialistas no ponto onde cai um raio, em um local aberto, a temperatura pode chegar a 25 mil graus. Por isso a recomendação é procurar abrigo na hora de uma tempestade com relâmpagos. Não é aconselhável correr para debaixo de árvores. No carro é importante manter os vidros fechados.

A chuva de ontem chegou a provocar alagamentos em alguns pontos da Avenida Brasil. Nuvens escuras anteciparam o temporal. Minutos depois os raios.

Este foi o primeiro caso de morte por causa de uma descarga neste ano. Mas em menos de um mês foi o segundo acidente. No dia 24 de dezembro, a queda de um raio provocou rachaduras na fachada de um prédio em Higienópolis, no Subúrbio do Rio. Mas na ocasião ninguém ficou ferido.

Veja a reportagem.

No mesmo dia na Zona Sul do Rio, uma criança de 11 anos também morreu atingida por um raio na cidade.

Alexandre Paulo de Oliveira, morador da Favela Vila Cruzeiro, na Penha, estava soltando pipa em um local conhecido como pedreira quando foi atingido.

Segundo a família, quando foi atingida pelo raio a criança teve uma parada cardíaca. O menino chegou a ser foi levado para o Hospital Getúlio Vargas, na Penha, Zona Norte do Rio, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Raio faz vítima em Caraguá. Uma pessoa morre e outra fica ferida

Fonte: G1, com informações do SPTV

Ele trabalhava em fazenda em Caraguatatuba quando caiu um temporal.Só na quarta foram registrados quase 14 mil raios no estado de São Paulo.

Um homem morreu e outro ficou ferido ao serem atingidos por um raio, na tarde de quarta-feira (14), em uma fazenda na Rodovia Rio-Santos, em Caraguatatuba, a 173 km de São Paulo, no Litoral Norte do estado. O ferido foi levado para a Santa Casa. Só na quarta foram registrados quase 14 mil raios do estado de São Paulo.

Segundo o boletim de ocorrência, Vanderlei Cunha de Oliveira, de 36 anos, e o colega Otilio Pereira da Silva, de 55, trabalhavam no campo e usavam ferramentas como enxadas e foices. No fim da tarde de quarta, o tempo fechou em Caraguatatuba e choveu forte. Otilio contou que se lembra apenas de ter visto um clarão antes de desmaiar. Quando acordou, pediu socorro.

Silva foi levado para o pronto-socorro e teve alta nesta manhã. O laudo do IML confirmou que a morte foi causada por uma descarga elétrica. De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o número de pessoas vítimas de raios em 2008 foi o maior da década. Foram 75 mortes, contra 47 em 2007. No ano passado, 63% das mortes por raio foram no campo.

Veja a reportagem

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Raios em tempo real

Fonte: Daniela Mattiaso - ArtCom Assessoria de Comunicação
Crédito das Imagens: Ag Solve

Parceria entre Ag Solve e Climatempo oferece serviço online de monitoramento de raios para o publico.

A partir de agora os usuários do Portal Climatempo poderão acompanhar a incidência de descargas elétricas em tempo real pelo computador. É que a Climatempo acaba de firmar uma parceria com a Ag Solve Monitoramento Ambiental.

O equipamento, que detecta a formação e a ocorrência de raios, comercializado pela empresa, foi instalado na própria sede da empresa, em Indaiatuba, no interior do Estado de São Paulo. Os dados são coletados e enviados para o Portal Climatempo.

“Desde a metade de novembro, estamos disponibilizando em nossa pagina na internet, dados sobre as descargas elétricas, que ocorrem a 400 km de raio da região de Indaiatuba, pegando praticamente todo o Estado de São Paulo, sul do Rio de Janeiro e sul de Minas Gerais”, conta Carlos Magno, meteorologista e presidente do Grupo Climatempo.

Storm Tracker - Divulgação / Ag Solve

O aparelho - Boltek Storm Tracker - funciona com um dispositivo conectado ao computador que permite a visualização, não só da direção para onde estão indo as descargas atmosféricas, como também do local onde elas estão se formando. Na tela do monitor, a imagem com um mapa da área monitorada e os dados aparecem em tempo real.

A idéia de firmar a parceria, segundo o Carlos Magno, surgiu por conta dos próprios usuários dos serviços da Climatempo. “Eles têm grande interesse por novidades que envolvam questões ambientais e prestação de serviço.

Vimos na parceria com Ag Solve, a possibilidade de mostrarmos o potencial de um instrumento de observação de descargas elétricas em tempo real, como um conteúdo de interesse publico”, ressalta o meteorologista.

Ele afirma ainda que, este projeto é importante porque “disponibiliza dados que já são bem comuns nos países desenvolvidos e que são de utilidade publica”.

A detecção antecipada sobre a ocorrência de raios auxilia empreendimentos residenciais, fazendas, clubes, estabelecimentos comerciais e industriais na prevenção de prejuízos causados pelas descargas elétricas.

A média de consultas ao link tem sido de mais de 2 mil acessos por dia, de acordo com Magno. O publico está tendo acesso ao conteúdo de forma gratuita. O link para acesso direto ao site com as descargas elétricas é o:

http://www.climatempo.com.br/pop_agsolve.html

Banner com a imagem da ocorrência das Descargas Elétricas na tela do computador - Divulgação / Ag Solve

Visualização das descargas elétricas em celular com acesso a internet - Divulgação / Ag Solve.

domingo, 11 de janeiro de 2009

Raio atinge turista argentino em Laguna

Tony Marcos - 11/01/2009 - Colaboração: Jornal Notisul
Geraldo José, 47 anos, morador de Córdoba, na Argentina, foi atingido por um raio e está internado em estado grave no Hospital Socimed em Tubarão.
Geraldo chegou na sexta-feira (09) pela manhã em Laguna. Ele, a esposa e outras pessoas caminhavam na praia do Mar Grosso, próximo ao hotel Ravena, no início da tarde, no momento do temporal.
O raio caiu por volta das 14h30min. Geraldo tem problemas de coração e sofreu uma parada cardíaca. Ao ser atingido, o turista foi socorrido por uma médica que estava na proximidades e pelos guarda-vidas que trabalhavam na praia. Ele foi reanimado e conduzido pelo Corpo de Bombeiros ao Hospital de Caridade Senhor Bom Jesus dos Passos, em Laguna.
Ele chegou à instituição em estado grave e ficou internado na UTI, respirando com ajuda de aparelhos.

Em casos de mal tempo O melhor é procurar abrigo em casas e carros. 2008 teve vários casos de mortes provocados por raios elétricos O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) revela que 75 pessoas morreram vítimas de raios no ano passado, quase o dobro de 2007, quando foram registrados 47 casos.

Pedreiro morre após ser atingido por raio em SP

Rose Mary de Souza Direto de Campinas - Especial para Terra

Um pedreiro morreu após ser atingido por um raio no começo desta noite em Paulínia (SP), na região de Campinas. O homem, que tem aproximadamente 30 anos e ainda não foi identificado, trabalhava em uma obra próximo ao condomínio Okinawa, no bairro Betel.

Uma viatura do Corpo de Bombeiros foi acionada, mas os socorristas não conseguiram reanimar a vítima. Uma testemunha informou que ele tentou se esconder dentro de um caminhão.
Segundo o Corpo de Bombeiros, a chuva que atingiu a cidade foi de baixa intensidade sem zonas de alagamento, mas houve granizo e grande quantidade de raios. Segundo o Centro de Pesquisa Meteorológica Climáticas Aplicada a Agricultura (Cepagri), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), uma frente fria atingiu a região no meio da tarde.

domingo, 4 de janeiro de 2009

Raio mata turista em praia; 4 pessoas ficaram feridas

PRADO - Um raio atingiu um grupo de banhistas em uma praia de Prado, extremo Sul da Bahia, na tarde deste sábado (3). Quatro pessoas ficaram feridas e uma morreu.
Segundo o Prado Notícias, a manhã foi de sol, mas na parte da tarde o tempo fechou na cidade, com a ocorrência de chuvas e raios.

Muitas pessoas, que insistiram em continuar na água, ficaram desacordadas no momento do fenômeno meteorológico e os corpos boiaram. Ainda de acordo com as informações, alguns feridos estavam debaixo de uma barraca.


Inconscientes, as vítimas foram socorridas por bombeiros e levadas para o hospital local, mas o analista de recursos humanos Carmo Moreira de Miranda, 49 anos, já chegou morto, segundo os médicos. Ele morava em Belo Horizonte, onde trabalhava na metalúrgica Belgo e estava com a família no litoral.

Fonte: Radar 64

Clima via Satélite