terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Jovens morrem ao serem atingidos por um raios

Fonte: G1, no Rio, com informações da TV Globo

Ela fazia uma trilha com amigos na Zona Sul. Outras quatro pessoas sofreram queimaduras.

A estudante Vanessa Alves de Assis Vieira, de 24 anos, morreu nesta segunda-feira (19), no Rio, depois de ser atingida por um raio. Ela estava fazendo uma trilha na Pedra da Gávea, Zona Sul, com um grupo de amigos.

O lugar é um dos mais frequentados por quem pratica esportes de aventura na cidade. A vítima foi socorrida por bombeiros e levada para o hospital, mas não resistiu. Outras quatro pessoas sofreram queimaduras. Segundo os médicos ninguém ficou gravemente ferido.

De acordo com especialistas no ponto onde cai um raio, em um local aberto, a temperatura pode chegar a 25 mil graus. Por isso a recomendação é procurar abrigo na hora de uma tempestade com relâmpagos. Não é aconselhável correr para debaixo de árvores. No carro é importante manter os vidros fechados.

A chuva de ontem chegou a provocar alagamentos em alguns pontos da Avenida Brasil. Nuvens escuras anteciparam o temporal. Minutos depois os raios.

Este foi o primeiro caso de morte por causa de uma descarga neste ano. Mas em menos de um mês foi o segundo acidente. No dia 24 de dezembro, a queda de um raio provocou rachaduras na fachada de um prédio em Higienópolis, no Subúrbio do Rio. Mas na ocasião ninguém ficou ferido.

Veja a reportagem.

No mesmo dia na Zona Sul do Rio, uma criança de 11 anos também morreu atingida por um raio na cidade.

Alexandre Paulo de Oliveira, morador da Favela Vila Cruzeiro, na Penha, estava soltando pipa em um local conhecido como pedreira quando foi atingido.

Segundo a família, quando foi atingida pelo raio a criança teve uma parada cardíaca. O menino chegou a ser foi levado para o Hospital Getúlio Vargas, na Penha, Zona Norte do Rio, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.

Nenhum comentário:

Clima via Satélite