sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Raio mata homem em Hortolândia

Fonte: Notícias BR - Últimas Notícias do Brasil e do Mundo

Uma descarga elétrica atingiu na últimaquinta-feira (17) um homem de 46 anos na cabeça, na cidade paulista de Hortolândia, que fica na região metropolitana de Campinas.

Segundo informações, Francisco de Oliveira Torres atravessava um campo de futebol quando foi atingido pelo raio. Apesar das tentativas de reanimação feitas pela equipe de resgate, o pacientenão resistiu e morreu antes de chegar ao hospital.

Este foi o segundo caso de descarga elétrica registrado na cidade somente na última semana.

De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) de São José dos Campos, a região de Campinas apresentou um aumento de 250% no número de quedas de raios quando comparado com os meses de outubro e novembro de 2008.

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Raio atinge e mata casal de lavradores em Monte Alto

Ruth e José estavam abraçados e se protegiam da chuva na hora da queda do raio

Fonte:Hélia Araujo - A Cidade

Um casal de lavradores morreu após ser atingido por um raio na tarde de quarta-feira na zona rural de Monte Alto. Ruth Elaine Chaves, de 33 anos, e José Cosme dos Santos, de 36 anos, trabalhavam na colheita de manga de uma fazenda e se protegiam da chuva embaixo de uma lona quando receberam a descarga elétrica.

Em fevereiro deste ano, um cortador de cana morreu em São Simão também atingido por um raio.

De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), entre às 14h e às 17h de quarta-feira, 99 raios caíram em Monte Alto. O índice é considerado alto e os raios teriam sido provocados pela baixa circulação de ar na área. No mesmo período, apenas quatro raios caíram em Ribeirão.

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Raio mata jovem em Santa Olímpia

fonte: Gazeta de Piracicaba

Uma moradora da comunidade informou que caíram cinco raios seguidos no bairro

O jovem Murilo Stênico, 26, morreu ontem no início da noite, em Santa Olímpia, ao ser atingido por um raio. O que deixou os moradores da comunidade perplexos é que não chovia na hora do incidente, pouco depois das 18 horas, o céu tinha nuvens claras e a única chuva era mesmo de raios. Segundo testemunhas, numa sequência caíram cinco raios, sendo que um desses atingiu Stênico.

Parentes dele disseram que ele construía uma casa no bairro, pois pretendia casar-se. Ontem estava do lado de dentro da casa, que ainda não foi rebocada, próximo à uma área de luz.

Segundo apurou a Gazeta, o pai de Murilo Stênico foi até construção avisá-lo que iria sair e, ao chegar no local, encontrou o filho caído.

Pensando que Murilo estava desmaiado, o pai chamou socorro. O jovem foi levado pela ambulância do Samu até o Pronto-socorro da Vila Sônia, onde foi constatada a morte. O corpo foi levado para o Instituto Médico Legal (IML) ontem à noite.

Até às 22h30 não havia sido definido o horário e local do velório, nem o sepultamento de Murilo Stênico.

MISTÉRIO. A cabeleireira Andréa Forti, que mora em Santa Olímpia, disse que os raios surgiram antes mesmo da chuva e eram assustadores. “Eu estava cortando o cabelo de um cliente e, quando olhei pela janela, vi aquela coisa horrível. Era uma luz amarela e me deu muito medo. Cheguei a comentar com ele e, em seguida, vi cinco raios sem que caísse nenhuma gota de água. Minha filha saiu no abrigo de casa e um raio caiu perto dela”.

Andréa disse suspeitar que o mais forte foi o que caiu na direção da casa do Murilo, que fica na parte alta do bairro, e acabou matando-o. Andréa disse ainda que o único pararraio do bairro fica na igreja.

“Estamos em estado de choque. Não dá para acreditar que esse jovem morreu desta maneira”, declarou ela. Outra moradora disse que, ao ouvir os trovões e ver o clarão dos raios alertou a filha, que saía para a aula de inglês, para ir logo antes que chovesse. “Mãe, não vai chover porque o céu está limpo”, respondeu a menina.

SEGUNDO CASO. Há 20 anos, na comunidade de Santana, um jovem de 18 anos morreu atingido por um raio ao abrir a porta da geladeira.

Segundo familiares, também não chovia naquela ocasião. É algo, segundo eles, que ninguém explica. (ACA)

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

RAIO MATA 17 ANIMAIS

Um raio teria causado a morte de 17 cabeças de gado na propriedade do pecuarista Nelson Muraro, 46 anos, em Jaquirana, município da região de Campos de Cima da Serra. Na tarde de domingo, o pecuarista encontrou 11 vacas, um touro e cinco bois da raça devon sem vida em um mato, na altura do Km 30 da RS-110. Muraro não chegou a ver os animais serem atingidos pela descarga elétrica. Ele disse ter ficado horrorizado quando viu os bichos mortos. O gado era utilizado para a cria, com a venda de terneiros de dois e três anos.

– Eu estava em uma invernada e, quando voltei, vi o gado morto. Deu pena de olhar. Perdi um boi que tinha comprado por R$ 5 mil – lamenta.

A propriedade tem 530 cabeças de gado. Essa não seria a primeira vez que o pecuarista teve animais mortos por causa de raio:

– Há cinco anos, dois bois morreram por isso.

A morte de animais por causa de raios não é incomum. Em agosto deste ano, um raio matou 21 vacas leiteiras na cidade de Lagoa dos Três Cantos, no norte do Estado.

domingo, 8 de novembro de 2009

E que venha o SIPDA

Estou em Curitiba para a décima edição do SIPDA – Simpósio Internacional de Proteção contra Descargas Atmosféricas.

Como em Foz do Iguaçu, 2007, este evento também contará com a presença de vários experts na área de proteção contra raios.

As estrelas internacionais : Prof. Vladimir A. Rakov, EUA - University of Florida, USA; Prof. Vernon Cooray – Uppsala University, SWEDEN; Prof. Farhad Rachidi – Swiss Federal Institute of Technology - EPFL, SWITZERLAND; Prof. Fridolin Heidler – University of Federal Armed Forces, GERMANY; Prof. Ali Hussein – Ryerson University, CANADA; Prof. Shigeru Yokoyama – CRIEPI, JAPAN; Prof. Carlo A. Nucci - University of Bologna, ITALY, dentre outros.
Os cientistas nacionais: Prof. Alexandre Piantini e Prof. Hélio Sueta – IEE/USP, Prof. Osmar Pinto – INPE/ELAT e Prof. Silvério Visacro – UFMG.

O evento terá lugar no 7º Piso (Portinari) do EECC, que está situado na Av. Sete de Setembro, 2775, http://bit.ly/vc1Gb.

A programação está disponível em http://bit.ly/yXBkU.

Sem dúvida, a partir de amanhã e até a próxima sexta-feira, este será o local certo para aprender sobre raios e como se proteger deles.

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Raio mata lavrador, de 31 anos, em Botumirim, a 168 km de M. Claros

fonte: Montesclaros.com

Lavrador de 31 anos morreu, ontem à noite, depois de ser atingido por um raio na localidade de Toazinho, em Botumirim, a 168 km de Montes Claros. Testemunhas afirmaram que Eli Amaral Silva estava voltando para casa quando foi vítima de uma descarga elétrica provocada pelo raio. O lavrador chegou a ser levado para um posto de saúde do município, mas já estava morto. Levantamento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais mostra que, no ano passado, o número de mortes causadas por raios no Brasil foi o maior nos últimos dez anos. Foram registradas 75 mortes contra 47 em 2007. A maioria ocorreu na região Sudeste.

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Raio mata homem e animal que cercavam gado no interior do MT

Fonte:De Sinop - Alexandre Alves - especial para o Olhar Direto

Um raio matou Valderei Martins de Oliveira, 49 anos, na Fazenda Tiaia, próximo ao rio dos Peixes, em Juara (664 km de Cuiabá), informa a Rádio Tucunaré. Conforme a reportagem, o acidente aconteceu no sábado (19), às 12h30. Valderei estava cercando o gado montado em uma mula, quando a descarga elétrica o atingiu.

Os funcionários da fazenda de imediato o socorreram, levando o homem para Juara em um veículo da propriedade, porém a vítima não resistiu à gravidade e morreu antes mesmo de chegar ao Hospital Municipal.

O raio acertou a cabeça e veio a sair pela perna, matando até mesmo a mula que Valderei montava. Nessa época do ano, em que se aproxima o período chuvoso no Nortão, são comuns as descargas elétricas, porém foi o primeiro registro de óbito por causa de raio em Juara.

Raio mata lavrador em Lajinha, MG

O lavrador Amilton César Miranda, 28 anos, morreu após ser atingido por um raio durante um temporal que atingiu o córrego Bom Vista, na região do Distrito da Prata, em Lajinha, na terça-feira, 29. Segundo Hélio Pereira de Oliveira, que encontrou a vítima já sem vida, Amílton estava próximo a um secador de café. De acordo com a perícia, o lavrado apresentava marcas de queimaduras na região posterior do braço direito e quadril esquerdo, confirmando a morte em decorrência de descarga elétrica .
Fonte: Diário do Rio Doce - 30.09.09

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Mais uma vez culpa-se àqueles que não conseguem se defender

Tentando explicar a pane no sistema de telefonia acontecido ontem, 08.09, foi divulgado um boletim informando que a causa do problema teve origem em descargas atmosféircas (veja no post abaixo), agora eu pergunto: um sistema complexo, responsável por distribuir milhões de informações e, consequentemente produzir lucros ou causar a perda de muito dinheiro, não possui sistema de proteção contra descargas atmosféricas, proteção contra surtos e aterramento corretamente instalados?

Telefónica e seus parceiros: Estamos à disposição!!!

Descarga elétrica gerou pane na Telefônica

Fonte: Felipe Zmoginski, de INFO Online - Quarta-feira, 09 de setembro de 2009 - 20h10

SÃO PAULO - Uma empresa que presta serviços para a Telefônica assumiu a responsabilidade pelas falhas que deixaram telefones fixos mudos na cidade de São Paulo ao longo da terça-feira (8).

De acordo com a Trópico Sistemas, empresa que fornece equipamentos para a rede de voz da Telefônica, três dispositivos responsáveis por dar o tom de discagem nos telefones dos usuários finais foram danificados na manhã de terça. Segundo a prestadora, as fortes descargas elétricas geradas pela tempestade que castigou a cidade “afetaram seriamente” os equipamentos que a empresa mantém funcionando dentro da rede da Telefônica. Até que estes dispositivos fossem consertados, milhares de usuários ficaram sem telefonia fixa na cidade.

A Telefônica afirma que as falhas tiveram início às 11 horas e foram parcialmente superadas ao meio dia e dez minutos. A empresa disse ainda que seu produto de banda larga Speedy não sofreu com as dificuldades da telefonia fixa.

A Associação Comercial de São Paulo relatou problemas na manhã de terça por parte de lojas associadas, que não conseguiam efetuar cobranças por cartão de crédito e débito, serviço que dependendo da tecnologia empresa usam a rede de telefonia fixa.

Cumprindo uma exigência da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), a Telefônica vai compensar todos seus usuários na área compreendida pelo DDD 11 com um dia de desconto na taxa de assinatura do serviço de telefonia fixa. O desconto será concedido em fatura, de forma automática.

Um relatório com explicações sobre as falhas de terça-feira será enviado para a Anatel. A agência diz que investiga o caso desde o primeiro momento em que a pane foi detectada. Se entender que a Telefônica falhou ao longo do processo de restabelecimento dos telefones fixos, a agência poderá multar a companhia.

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Publicadas as primeiras normas nacionais sobre aterramentos elétricos!

Em 13.08.09 foram publicadas as normas:

- ABNT NBR 15749:2009 - Medição de resistência de aterramento e de potenciais na superfície do solo em sistemas de aterramento e,

- ABNT NBR 15751:2009 - Sistemas de aterramento de subestações - Requisitos.

Estas normas entram em vigor em 13.09.09.

Aguarde informação para votação de outras normas sobre aterramentos elétricos!

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Vaisala apresenta um exclusivo Dataset Global de Raios

GENEBRA, Suíça, 31 de agosto /PRNewswire/ -- O dataset fornecerá informações sobre raios em todo o globo para atender às instituições meteorológicas do mundo e outros usuários que dependem do clima.

PUBLICIDADE

Formado por sensores de raios distribuídos em todo o globo, a cobertura e desempenho do Dataset Global de Raios (Global Lightning Dataset, o GLD360) da Vaisala é único, global, e em tempo real. O GLD360 funciona melhor do que a detecção de raios por satélites permitindo uma cobertura global uniforme e fornecendo as informações mais atualizadas sobre graves situações de clima de rápido desenvolvimento. A rede detecta mais de dois terços de todas as quedas de raios na superfície da terra e fornece informações atuais sobre picos de eventos de raios nuvens-solo. Além disso, o dataset fornece informações sobre regiões oceânicas onde há falta de observações climáticas em tempo real.

Para ver o Comunicado Multimídia da Notícia, clique em:

http://www.prnewswire.com/mnr/vaisala/39840

"Temos mais de 20 anos de experiência em sistemas de tempestades na América do Norte, e temos agora a grande alegria de lançar uma solução de dados que atende a nossos clientes em uma escala global", afirma Kjell Forsen, Presidente e CEO da Vaisala.

As potenciais áreas de aplicação do GLD360 da Vaisala vão desde identificação de tempestades, hidrologia e previsão de furacões até uma melhor identificação em alto mar e pesquisa sobre mudanças climáticas. Além disso, a determinação de rotas da aviação e marinha terá o benefício de um melhor fornecimento de dados sobre raios.

"Nos últimos cinco anos, nós demonstramos que a assimilação de dados sobre raios em modelos climáticos de mesoescala pode melhorar as previsões de curto a médio prazo. A cobertura e desempenho superiores do GLD360, particularmente sobre regiões oceânicas com dados escassos, fornecem uma oportunidade única para melhorar as previsões sinóticas e de mesoescala em uma escala global", afirma o Dr. Steven Businger, da Universidade do Havaí.

O Dataset Global de Raios (GLD360) é o resultado de colaboração em pesquisa com a Universidade Stanford. A expertise da Vaisala, líder em medições ambientais, combinada com o melhora competência tecnológica possível, tornou realidade essa rede global em tempo real.

"É compensador ver que essa inovação científica e tecnológica conjunta beneficiará um grande número de usuários diversificados em diferentes partes do mundo -- não somente na comunidade meteorológica, mas também na pesquisa de mudanças climáticas", declarou o Dr. Ryan Said, da Universidade Stanford.

A Vaisala marcou uma apresentação para a imprensa em webcast sobre o GLD360 para segunda-feira, 31 de agosto, às 14h00 CET em conexão com a Conferência sobre o Clima Mundial em Genebra, Suíça. O webcast pode ser visto no endereço http://vaisala.magneetto.net
.

Sobre a Vaisala

A Vaisala é líder global em medições ambientais e industriais. Com base em mais de 70 anos de experiência, a Vaisala contribui para uma melhor qualidade de vida fornecendo uma abrangente série de produtos e serviços inovadores de observação e medição para meteorologia, operações climáticas críticas e ambientes controlados. Com sede na Finlândia, a Vaisala emprega mais de 1.200 profissionais no mundo inteiro e está listada na NASDAQ OMX Helsinki. http://www.vaisala.com .

Veja mais informações

Martti Husu

Vice-Presidente Executivo, Meteorologia

Tel.: +358-40-5483-423

Helena Marjaranta

Vice-Presidente Sênior, Comunicações

Tel.: +358-40-581-9102

FONTE Vaisala

31/08/2009

CONTATO: Martti Husu, Vice-Presidente Executivo, Meteorologia,

+358-40-5483-423, Helena Marjaranta, Vice-Presidente Sênior, Comunicações, +358-40-581-9102

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Dois morrem atingidos por raio em MS

Dois morrem atingidos por raio em MS; previsões apontam que chuvas fortes devem continuar.

As fortes chuvas que caem sobre boa parte de Mato Grosso do Sul já ocasionaram duas mortes. As vítimas foram atingidas por raios. Internado desde segunda-feira, na Santa Casa da Capital, André Luiz Gonçalves Daigi, 29 anos, não resistiu e faleceu às 4h23 de hoje, 20 de agosto.

Ele recebeu a descarga elétrica quando estava conversando na rua Lino Vilachá, no bairro Jardim Colúmbia, extremo norte da Capital. De acordo com o Corpo de Bombeiros, por volta das 7h30, André foi atingido próximo a uma banca de jogos. O raio teria caído a uma distância de 10 metros da vítima, porém a banca de jogos acabou servindo como condutor da eletricidade, atingindo a vítima em cheio. André sofreu uma parada cardíaca e foi encaminhado por equipes do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) para a Santa Casa.

Por volta das 23h desta quarta-feira, o trabalhador rural Alex Bauer Somavilla, 21 anos, também morreu por causa de um raio. Ele estava em uma fazenda no município de Bandeirantes (distante 73 quilômetros ao norte da Capital).

Chuva forte deve continuar

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu alerta especial sobre o clima no Estado. Conforme o aviso meteorológico especial nº 8448, as condições são favoráveis à ocorrência de declínio acentuado de temperatura do ar no centro-sul e oeste do Estado. Já o aviso meteorológico especial nº 8444 aponta que pode haver chuva moderada a forte, com rajadas de vento ocasionais nas mesmas regiões, ao menos até o final desta quinta.

Ainda conforme o instituto, na Capital, podem acontecer trovoadas, possivelmente fortes.

A temperatura fica entre 16ºC e 26ºC e os ventos variam entre fracos e moderados com rajadas.

De acordo com o Centro Meteorológico de Campo Grande, das 13h de ontem a 3h35 desta quinta, foi registrada precipitação de 54 milímetros de chuva. Foram 83 milímetros nesta semana somente em Campo Grande, índice cerca de 120% superior ao esperado.(Com colaboração de Jefferson Gonçalves)

Fonte: Marcelo Eduardo - Capital News

sábado, 1 de agosto de 2009

Igreja atinjida por raio



O campanário da Igreja de 190 anos, da comunidade de Medway, Massachusetts queima depois de ser atingido por raio em 1 de julho de 2009. Os bombeiros conseguiram limitar o incêndio e os danos apenas no campanário.

Fonte: Jim Smith, Chefe Assistente do Corpo de bombeiros de Medway, para o Globo de Boston

sexta-feira, 31 de julho de 2009

Entrevista antiga, assunto atual.

...
Apesar de haver pequenas incorreções no texto o assunto da entrevista dada pelo eng. Jobson Modena para O Globo continua atual e infelizmente, não deverá envelhecer tão rápido.

Raio cai em fazenda e mata 37 cabeças de gado em Piratininga

Fonte: Davi Venturino - JC NET

Piratininga - Trinta e sete cabeças de gado morreram com a queda de um raio, na madrugada de anteontem, em um pasto na Fazenda Bandeirantes em Piratininga (13 quilômetros de Bauru). O arrendatário da propriedade, o aposentado Orlando Merlin, 77 anos, só tomou conta do prejuízo, ontem de manhã, ao encontrar os animais caídos todos próximos a um arbusto.

O aposentado explica que há oito anos cria gados no local e essa foi a primeira vez que seus animais foram atingidos por um raio. Antes da morte dos animais ele tinha 97 cabeças de raças Nelore, Girolande e gado cruzado. De criação para corte e leite, que ele comercializa na própria cidade, agora restaram 60. “Tem vaca que eu ainda nem terminei de pagar”, lamenta Merlin. Ele calcula o prejuízo em cerca de R$ 35 mil. “Só um touro que eu tinha valia R$ 1,5 mil”, diz.

O aposentado, que mora na cidade, explica que a propriedade é cuidada por uma caseiro e que todo dia ele vai até o local para olhar o gado. No entanto, justamente no dia do ocorrido, ele não teria passado por lá. “Ontem (quarta-feira) eu não estive lá e à tarde o caseiro achou falta e me ligou. Eu procurei até as dez da noite porque eu achava que tivessem roubado o gado, mas a porteira não estava estourada”.

Somente ontem de manhã, junto com o filho Nivaldo Merlin, ele localizou as cabeças de gado já mortas próximo a um arbusto conhecido por “grão-de-galo”. O aposentado acredita que os animais teriam se aproximado do arbusto para tentar se proteger de pedras de granizo que teriam caído na quarta-feira. Momento em que o raio atingiu o local, matando os animais.

Merlin solicitou uma máquina escavadeira da Prefeitura para enterrar os animais mortos. O JC esteve na fazenda ontem, no início da tarde, e constatou que os urubus já sobrevoavam os animais mortos. O aposentado procurou a Secretaria da Agricultura para dar baixa nos animais vítimas do raio. “Pra que não me venham cobrar depois a vacinação de animais que eu não tenho mais”, explica o aposentado, que foi orientado a registrar o fato em um Cartório da cidade além de um Boletim de Ocorrência (BO).

Em Piratininga, segundo relato do aposentado, ocorreu a morte de 11 cabeças de gado na propriedade vizinha à sua, há cerca de dois anos. Ambas as fazendas ficam localizadas na vicinal Piratininga-Marília. Segundo ele, na época o raio teria caído em uma moita de bambu, atingindo os animais. “Mas uma quantidade dessa que aconteceu aqui (em sua fazenda) nunca vi falar”, comenta.

Conforme matéria publicada pelo JC, em março deste ano, a quantidade de raios que caiu na região de Bauru entre 2007 e 2008 foi 32% menor do que em 2006 e 2007. Os dados são do Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O índice de Bauru e região vai contra o que foi observado na maioria do País.

sábado, 18 de julho de 2009

Normas para aterramentos elétricos estão "no forno".

Acredito que, no máximo, em dois meses estarão disponiveis para a comunidade técnica nacional as normas para projeto e ensaios de eletrodos de aterramento.
Ganham com isso a técnica, a segurança e a boa prática da engenharia.

sexta-feira, 10 de julho de 2009

Raio cai em delegacia e acerta detento no xadrez

Fonte: Diário do Pará (diáriodopará.com.br)

Durante uma forte chuva que caiu rapidamente sobre a cidade de Castanhal, nordeste do estado, no início da noite de terça-feira, um raio acabou atingindo o prédio da 12ª Seccional de Jaderlândia. Um preso levou uma forte descarga elétrica e teve que ser socorrido.

O preso foi identificado como Ronildo Santos de Souza, de 27 anos. Ele passou mais de duas horas desacordado e teve que ser encaminhado ao Pronto-Socorro do Município. Ele estava segurando na grade da carceragem quando sofreu o choque.

O raio atingiu o pára-raios da delegacia e queimou a central de computadores, além de vários equipamentos. O prédio, bem como todo o bairro da Jaderlândia, ficou às escuras por quase uma hora.

Após a queda do raio os presos tentaram iniciar um pequeno motim, chamando a atenção dos policiais para que socorressem o detento.

Em poucos minutos a situação foi controlada, com o apoio das guarnições de Rádio-patrulhamento 1113 e 2193, e homens da equipe “Falcão”, todos do 5º Batalhão de Polícia Militar.

Até ontem parte dos equipamentos, incluindo o sistema de registro de ocorrências, ainda estava sem funcionar. No total cinco computadores foram danificados. As ocorrências estão sendo encaminhadas à delegacia do centro.

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Risco // Prédios antigos sem para-raios

Fonte: Diário de Pernambuco, Caderno Vida Urbana.

Os moradores de edificações mais antigas do Recife devem começar a olhar para o céu com outros olhos. Apesar da incidência de descargas elétricas no estado, ainda há prédios que não dispõem de para-raios. E o pior: não há fiscalização sistemática neste sentido. O equipamento passou a ser obrigatório a partir de 1997 com a Lei 19.644, que versa sobre o Código de Segurança Contra Incêndio e Pânico, do Corpo de Bombeiros. Há construções anteriores à legislação que até hoje não se adequaram à norma. Sem o equipamento, os moradores estão à mercê de um episódio de descarga elétrica. E a maioria nem sabe que reside em um imóvel sem proteção.

É o caso da aposentada Cleonilda Arcoverde, de 67 anos, residente no edifício São Salvador, na Rua Visconde Suassuna, na Boa Vista. O prédio de oito andares foi construído há quase 30 anos e não tem para-raios. "Não sabia e nunca me preocupei com isso", revela. Um dos primeiros moradores do prédio e ex-sindico, Leonildo Carneiro dos Santos, 74, não vê motivos para instalar o equipamento. "Nunca houve nada aqui e este prédio fica próximo de outros mais altos, que têm para-raios", diz. Ao contrário do que supõe o morador, o professor de engenharia elétrica da UFPE Maurício Bezerra explica que o para-raios protege apenas a edificação em que está instalado. Com medo de qualquer risco, o porteiro do São Salvador, André Arruda, 32, acredita que o condomínio deveria repensar a possibilidade de instalar um para-raios no prédio. "Nunca aconteceu um caso aqui, mas pode acontecer", afirma.

A preocupação é a mesma do presidente do Sindicato da Habitação de Pernambuco (Secovi), Luciano Novaes. A entidade, que atua diretamente junto aos condomínios, deve fazer uma campanha de esclarecimento e um alerta. "Com esse aumento de raios na região nós vamos orientar os condomínios a priorizarem este equipamento de segurança", diz Novaes.

Segundo a assessoria de comunicação do Corpo de Bombeiros, a corporação é responsável pela aprovação de projetos que incluam itens de segurança, a exemplo de extintores de incêndio e para-raios em todas as construções. É a unidade que vistoria e emite o atestado de regularidade. O documento é uma das exigências para o fornecimento do Habitice junto à prefeitura. Já os prédios anteriores à legislação, precisam, em tese, se adequar às normas por uma questão de segurança. "Estou neste prédio há 30 anos. Nunca houve fiscalização para saber se há para-raio", conta Leonildo Carneiro. Os condomínios interessados vão poder conferir preços ou modelos de para-raio na 5ª Feira dos Síndicos do Nordeste, que ocorrerá nos dias 28, 29 e 30 de maio, no Centro de Convenções, em Olinda.

domingo, 17 de maio de 2009

Quatro adolescentes morrem atingidos por raios em Pernambuco

Fonte: G1 - Rio de Janeiro, 17 mai (EFE).

Quatro adolescentes de entre 13 e 16 anos morreram hoje fulminados por um raio quando jogavam futebol durante um temporal em uma fazenda de Pernambuco, informaram fontes médicas.

O ocorreu por volta de 10h em um sítio de Tracunhaém, na Zona da Mata pernambucana.

Os jovens foram socorridos pelos amigos que participavam da partida, e levados a uma clínica na cidade de Carpina, aonde chegaram já sem vida, disseram porta-vozes da Unidade Mista Francisco Chateaubriand.

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Prefeitura colocará para-raios no Estádio para atender exigência da FGF

Fonte: Jornal Oeste Goiano

O Campeonato Goiano da Segunda Divisão vai começar no dia 31 de maio e as praças de esporte para partidas valendo por este certame precisam ter para-raios. A exigência da Federação Goiana de Futebol (FGF) já valia para o ano passado, mas o time do Iporá disputou sem atender à esta exigência. Neste ano não tem jeito. A equipe precisa atender a este quesito quanto ao seu estádio que é local de mando de jogo. E nesta hora a Prefeitura é que assume a tarefa de equipar o Estádio Ferreirão com para-raios. Anunciou o prefeito José Antônio na Rádio Nova Onda que está em andamento um processo de licitação para a compra de quatro postes de 21 metros cada um e quatro para-raios a serem colocados nos quatro cantos do estádio. Informou ainda o prefeito que está aproveitando desta oportunidade para adquirir postes que servirão no futuro para a iluminação do estádio. Assim que for possível iluminar o Estádio Ferreirão os postes de para-raios servirão para este fim, restando para aquela futura ocasião somente a compra de outros dois postes.

Raio mata agricultor e sobe para 3 o nº de vítimas no Estado

Fonte: Ultima Hora

Raios cortam a cidade de Sobral, na região Norte. Flagrante registrado em janeiro deste ano. Foto de
Wellignton Macedo:

Encontrado o corpo do agricultor Josias Sousa de Lima, 34 anos, em local descampado do município de Cariré, na região Norte do Estado, na última terça-feira (21). Chovia forte no município, quando familiares encontraram Josias Sousa já sem vida ao ser atingido por um raio. Com o falecimento do agricultor, sobe para três o número de vítimas de raio este ano no Ceará.

Os dois primeiros casos foram registrados na zona rural do Crato, com a morte da dona-de-casa Eva Inácio Silva Farias, 43 anos, e em Catunda, com o óbito de Johnson Wagner Pereira Rodrigues, de 16 anos.

quarta-feira, 22 de abril de 2009

[OFF TOPIC] - Australiano recebe descargas elétricas para criar 'esculturas'

Um médico australiano e físico amador cria imagens inusitadas usando raios de alta voltagem e o próprio corpo em sua casa, numa zona rural do interior da Austrália.

'O pensador moderno", inspirado em escultura da Auguste Rodin, é a última obra de Terren (Fotos: Peter Terren)

Com um aparelho chamado bobina de tesla - um transformador que gerar alta tensão - Peter Terren transforma energia elétrica doméstica em um raio super potente que pode chegar a 500 mil volts, formando as "esculturas elétricas".

A carga elétrica passa pelo corpo de Terren, que usa uma camada de folhas de alumínio do tipo usado em construções por baixo da roupa para protegê-lo de choques. O alumínio conduz a eletricidade até o solo sem provocar desconforto no médico.

Em outras obras, Terren fica dentro de gaiolas de metal, para evitar o contato elétrico.

"Este é meu hobby, nada mais", disse Terren à BBC Brasil. "Minha família não se preocupa mais porque faço isso há anos. Eles só não gostam se afetar o sinal da TV", brinca ele.

Na sua mais recente obra, o médico se inspirou na famosa escultura de bronze O Pensador, do francês Auguste Rodin, rebatizando-a de Pensador Moderno.

Para criá-la, Terren recebe uma carga de 200 mil volts de eletricidade no corpo, que o transforma numa faísca humana durante cerca de 15 segundos.

Intensidade da corrente

"O mais perigoso não seria a alta voltagem usada, mas sim uma corrente com intensidade acima de 10 milhões de amps, o que não ocorre no caso de Terren pois ele usa correntes de baixa intensidade", explica o supervisor da faculdade de física da Universidade da Austrália Ocidental, Jayjay Thesan, que dá suporte técnico às experiências do médico.

"Não é perigoso porque ele faz com muita segurança e sem envolver ninguém", afirma ele.

Terren disse que, como não tem vizinhos - pois mora numa zona rural na cidade de Bulbury, Estado da Austrália Ocidental - assusta apenas os cangurus nos arredores cada vez que experimenta uma novidade.

Eu me descrevo como um "artista de alta voltagem", disse ele.

O médico, que se diz um "estudante do primeiro ano de física que abandonou a faculdade", explicou que quanto mais alta a voltagem, mas facilmente a eletricidade passa pelos objetos.

"Se a voltagem for alta o suficiente, passa pelo ar e o ioniza, formando as correntes de raios, como vemos nas fotos".

"Sou muito cuidadoso. Nunca recebi grandes choques", comentou.

Uma das obras mais visitadas no site de Terren é Proteção contra ladrões de carros, onde o australiano aparece conectando uma bobina de tesla no teto do carro, formando um anel elétrico em volta do veículo.

No entanto, a experiência que Terren descreveu como a "mais aventureira" foi na piscina.

O médico entrou na água e recebeu raios elétricos na cabeça, protegida por um chapéu de lata com alumínio. "Pareceu perigoso, mas foi muito seguro. Não faço nada perigoso. Não gosto de correr riscos".

Fonte: Giovana Vitola -De Sydney para a BBC Brasil

sábado, 21 de março de 2009

Raio mata mulher em fazenda do interior paulista

Fonte: Diário de São Paulo

SÃO PAULO - A trabalhadora rural Rosinete Rodrigues de Deus, de 29 anos, morreu após ser atingida por um raio, na Fazenda São João, em Novo Horizonte, a 429 quilômetros da capital paulista. Outros dois trabalhadores rurais desmaiaram após a descarga elétrica, mas foram medicados e liberados em seguida. No Jardim Esplanada, outro homem foi atingido por um raio. Ele também foi socorrido sem ferimentos graves. Este ano, cinco pessoas morreram atingidas por raios no estado de São Paulo.

Segundo o Corpo de Bombeiros, Rosinete estava encostada no tronco de uma árvore quando o raio caiu. Ela morreu no local.

- Não lembro de nada. Quando fui ver estava no hospital, com o corpo parcialmente paralisado - disse o trabalhador rural Sebastião Vasconcelos, de 68 anos, um dos atingidos.
Segundo ele, um grupo de dez pessoas trabalhava adubando uma plantação de laranja, quando decidiu ficar debaixo da árvore para tomar café.

- Eram 14h30m. Onde estávamos fazia um sol forte. A chuva caia numa região próxima dali, mas já havia muita queda de raio - disse Vasconcelos. O colega dele Leandro Moreira, de 29 anos, também desmaiou após a queda do raio. Os dois foram levados pelos colegas para a Santa Casa de Novo Horizonte. Ambos foram medicados e liberados.

Outro trabalhador rural Antônio Carlos Fermino da Silva, de 36 anos, foi atingido quando estava sentado embaixo de uma árvore, no Jardim Esplanada. Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros, medicado e liberado. O corpo de Rosinete foi sepultado na tarde de sexta-feira no cemitério municipal.

sexta-feira, 20 de março de 2009

Está definido: o certo é para-raios

Lançado ontem pela Academia Brasileira de Letras, o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (Volp) acabou com dúvidas que pairavam desde o início do ano, quando entrou em vigor o novo acordo ortográfico. Entre 349.737, estão algumas respostas esperadas por professores, estudantes e pela comunidade em geral.
O Volp definiu, por exemplo, que agora para-raios deve ser escrito com hífen e sem acento. Antes, alguns professores de português chegaram a imaginar que o correto passaria a ser pararraios, com dois erres. Apenas no final do mês o Volp chegará às livrarias do Estado.

domingo, 15 de março de 2009

Raio mata empresário de 36 anos no Lago Paranoá, em Brasília

Fonte: O GLOBO - DFTV

BRASÍLIA - A chuva forte que caiu no início da tarde deste sábado provocou tragédia em Brasília. Um raio caiu perto do empresário Alexandre Costa Gagliardi, de 36 anos, que estava à beira do Lago Paranoá. Ele estava no cais de uma casa de festas e acabara de descer de um jet-ski. O empresário estava saindo da água quando o raio caiu bem perto dele.

A descarga elétrica teria ocorrido dentro d'água, perto do cais. Mas, como o piso era de madeira, Alexandre acabou atingido. Quem estava por perto tentou socorrê-lo assim que ouviu o estrondo.

- Começou a chegar um pessoal de bermuda, correndo. Fui para perto deles porque tinha um tumulto. Perguntei o que era e eles disseram que um raio tinha caído em uma pessoa que estava andando de jet-ski - conta o eletricista Gilberto Valadares.
O choque elétrico foi tão forte que ele tinha ferimentos pelo corpo e, segundo os médicos, sofreu uma parada cardíaca. Alexandre morreu por volta das 13h20m no Hospital de Base.
A polícia informou que o empresário era filho do dono da casa de festas. A tragédia impressionou os bombeiros, porque a vítima já estava no piso de madeira do cais.
Segundo o capitão Vieira, do Corpo de Bombeiros, em situações de tempestade envolvendo relâmpagos e raios, as pessoas devem sair da água e procurar construções para se abrigar, evitando ficar em locais abertos, como proximidade de lagos e piscinas. O campo elétrico causado pela descarga se propaga por até 400 metros, com energia suficiente para matar uma pessoa.
- Mas caso não seja possível, na iminência de um raio, a pele se arrepia. A pessoa deve abraçar as pernas e nunca deitar-se ao chão - ensina Vieira. - A embarcação deve ser sempre fechada, porque a aberta pode trazer algum tipo de problema.
Brasília está na lista das cinco grandes cidades onde houve crescimento no número de descargas atmosféricas em 2008: Vitória (88%), Brasília (44,4%), Goiânia (34,7%), São Paulo (20,3%) e Porto Alegre (18,8%).

sábado, 14 de março de 2009

Raio atinge turbina de energia eólica em Fernando de Noronha

O relâmpago caiu em uma das hélices, que pegou fogo e despencou da torre

Fonte: da Redação do pe360graus.com



Um relâmpago atingiu a turbina eólica do arquipélago de Fernando de Noronha na madrugada desta sexta-feira (13) para sábado (14), por volta das 2h da manhã.A turbina para geração de energia elétrica, que fica próxima à praia da Caieira, não estava em funcionamento.

O raio atingiu uma das suas hélices, que pegou fogo e caiu da torre em que estava. O corpo de bombeiros foi acionado. Não houve feridos.

Temporal mata eletricista e dois adolescentes no Rio e na Baixada

Fonte: JB On Line
(Parcial...)
RIO - O temporal que atingiu o Grande Rio a partir do fim da tarde desta sexta-feira, fez três vítimas fatais. Em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, o eletricista Leandro Andrade da Silva, de 25 anos, foi atingido por um raio. No Itanhangá, na Zona Oeste do Rio, Vanessa Gomes Pontes, de 13 anos, e o menino identificado apenas como Gabriel, 12, morreram afogados após serem surpreendidos por uma tromba d'água quando brincavam em uma cachoeira.
O grande volume de água, os raios e trovões assustaram os moradores da cidade e provocaram transtornos como falta de enegia, acidentes, congestionamentos e alagamentos em várias regiões. Mais de dez bairros ficaram sem luz. Os aeroportos Santos Dumont e Internacional Tom Jobim tiveram que ser fechados devido às péssimas condições climáticas.
No aterro sanitário de Jardim Gramacho, em Duque de Caxias, o eletricista Leandro foi atingido por um raio. Funcionário de uma empresa que presta serviços para a prefeitura do município, ele ainda chegou a ser levado por colegas de trabalho para o Hospital de Saracurana, mas não resistiu.
Moradores da Favela da Rocinha, em São Conrado, Vanessa e Gabriel foram arrastados por uma tromba d'água. De acordo com informações colhidas pela polícia, eles haviam faltado a aula para tomar banho de cachoeira.

A forte chuva, acompanhada de trovôes e relâmpagos, complicou o abastecimento de energia elétrica em vários pontos da cidade. Segundo a Light, a Zona Oeste foi a mais afetada pela interrupção da luz, especificamente os bairros de Realengo, Padre Miguel, Jacarepaguá, Cidade de Deus, Freguesia e Itanhangá. Na Baixada Fluminense, os bairros atingidos foram Lagoinha, Jardim Guandu, Edson Passos, Ipiranga e Coelho da Rocha....

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Adolescente de 16 anos morre atingido por raio no interior de MG

SÃO PAULO - Um rapaz de 16 anos morreu atingido por um raio em Cruzeiro da Fortaleza, no Alto Paranaíba, a 426 km de Belo Horizonte. Altair Henriques Siqueira Sobrinho estava trabalhando com a ordenha mecânica, na fazenda Barro Preto, quando um raio atingiu a rede de energia elétrica que abastece a fazenda.
O rapaz foi socorrido, mas morreu na ambulância.
De acordo com técnicos da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), a descarga foi tão forte que derreteu um fusível que tem capacidade para suportar mais de sete mil volts.

Desde setembro do ano passado, quando teve início o período chuvoso, 30 pessoas já morreram, segundo a Defesa Civil de Minas Gerais. Dessas, três foram atingidas por raios. Durante todo o ano de 2008 foram registradas seis mortes.

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

SP: Lavrador morre atingido por raio em canavial

fonte: JC On Line, publicado no UOL.
O corpo do lavrador Carlos Gabriel da Silva, de 48 anos, foi sepultado no início da tarde desta quinta-feira (26), em São José da Bela Vista (SP), na região de Ribeirão Preto. Ele morreu na tarde desta quarta-feira (25), por parada cardiorrespiratória, após ser atingido por um raio quando estava trabalhando, num canavial de São Simão.

Cerca de 50 pessoas estavam no corte de cana naquele instante. Não chovia, mas o tempo fechou e o raio atingiu o podão (ferramenta usada no corte da cana) de Carlos Silva, que recebeu a descarga elétrica nas pernas. Ele chegou com vida ao Hospital das Clínicas (HC), em Ribeirão Preto, mas não resistiu.

Esse foi o segundo caso de morte na região de pessoas atingidas por raios em quatro dias. Na tarde de domingo (22), em Patrocínio Paulista, Anderson Wilson da Silva, de 30 anos, foi atingido por um raio enquanto jogava futebol numa fazenda. A caminho do hospital, ele também morreu por parada cardiorrespiratória.

Mulher e adolescente atingidos por raios

Mulher e adolescente atingidos por raios durante chuva em SP passam bem.

Mulher de 25 anos e adolescente de 14 não correm risco de morte. Chuva forte na quarta causou estragos em várias regiões da cidade.
fonte: Do G1, com informações do Bom Dia São Paulo
As duas pessoas atingidas por raios nesta quarta-feira (25) durante as fortes chuvas que atingiram a cidade de São Paulo passam bem e não correm risco de morte. A mulher de 25 anos atingida por um raio no Bom Retiro, região central da cidade, foi levada para a Santa Casa.
O outro ferido foi um adolescente de 14 anos, atingido por um raio na Avenida Santos Dumont. Ele foi levado para o Hospital das Clínicas, onde segue internado e passa bem.
A chuva forte deixou toda a cidade em estado de atenção durante a tarde desta quarta. O Centro de Gerenciamento de Emergências chegou a registrar 34 pontos de alagamento. Na Lapa, Zona Oeste de São Paulo, carros foram arrastados e uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) teve que mudar a rota para desviar da enchente.

Raio atinge menino de 14 anos que treinava futebol em clube de São Paulo

fonte: Rodrigo Ferreira, Diário de S. Paulo

SÃO PAULO - Um das vítimas atingida por um raio no temporal que atingiu a capital paulista nesta quarta-feira é o adolescente Lucas Ferraz Duarte, de 14 anos. Ele participava de um treino de futebol no Clube de Regatas Tietê, na Ponte Pequena, região central da cidade, quando foi atingido pela descarga elétrica. Outros três meninos tiveram escoriações. Alguns minutos antes, no Bom Retiro, na zona norte de São Paulo, uma mulher de 25 anos foi ferida por tijolos que se soltaram de um prédio atingido por um raio.

A forte chuva que atingiu a cidade provocou 40 pontos de alagamento, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE). O centro e a zona leste foram as regiões mais castigadas pelo temporal.

O estudante Lucas treinava futebol com outras 60 crianças, quando começou a chover. Segundo o técnico do time, Ginaldo Pedro da Silva, de 29 anos, ainda estava garoando quando o raio caiu. Lucas, que é zagueiro do time, teve ferimentos na região do abdômen e caiu. Outros três meninos que estavam próximos dele também tombaram.

- Teve um clarão muito forte e um estrondo. Depois vi os quatro já no chão, mas só Lucas não levantou - contou Ginaldo.

O técnico e um amigo que assistia ao treino carregaram Lucas para fora do gramado e passaram a fazer massagem cardíaca e respiração boca-a-boca.

- Ele estava desmaiado e sem batimento, por isso fizemos o procedimento - lembra Ginaldo.
Depois de alguns minutos, o adolescente recobrou a consciência. Os bombeiros foram chamados.
Enquanto isso, os demais jovens foram levados para uma quadra coberta do clube e, por cerca de meia hora, ficaram rezando para que Lucas melhorasse. Segundo o professor, outros dois raios atingiram o clube: um na pista de corrida e outro no vestiário.

O adolescente foi levado pelos bombeiros para o Hospital das Clínicas. Ele sofreu queimaduras na parte de baixo do abdômen, na axila e pé direito.

- A chuteira que ele usava desapareceu. Os médicos disseram que foi por ali que o raio saiu, ela foi usada como uma espécie de para-raios - comentou Ginaldo.
O menino, que foi medicado com soro e remédio para dor, ficaria por 24 horas internado em observação.

O presidente do Clube de Regatas Tietê, Edison Oliveira Rocha, disse que a área esportiva do clube tem seis para-raios, mas, mesmo assim, técnicos e funcionários são orientados a impedir qualquer atividade nas piscinas, campos e quadras de esporte durante os temporais.

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Temporal com fortes raios atinge região de Campinas

Um raio caiu em uma bar no bairro Monte Alegre I, em Paulínia, quando cerca de 15 pessoas estavam no local.
Fonte: O COSMO On Line - Delma Medeiros - Agência Anhangüera de Notícias
A chuva com muitos raios que caiu na região na segunda-feira por pouco não provoca uma tragédia em Paulínia. Um raio caiu em uma bar no bairro Monte Alegre I, quando cerca de 15 pessoas estavam no local. Duas pessoas se feriram e praticamente todos os presentes continuavam com zumbido no ouvido e perda parcial de audição até a tarde de terça-feira. 'Estava no bar me abrigando da chuva quando ouvi o barulho e vi uma fumaça preta. Foi uma sensação horrível. Pensei que fosse morrer' , disse a estudante Priscilla Mendes da Silva, de 22 anos. Ela conta que sentiu um ardor e formigamento nas pernas e desmaiou. Ela foi socorrida pelos presentes e levada ao Hospital Municipal de Paulínia pelo resgate do Corpo de Bombeiros, onde foi examinada e liberada. 'Os médicos disseram que estou bem, só acho que torci o pé quando desmaiei e continuo com zumbido no ouvido e dor de cabeça' , informou.

Foto de arquivo feita em Campinas em outubro de 2007 (Foto: Cedoc/RAC).

'Foi um susto enorme. Um homem chegou gritando que o raio havia caído em cima dela. Meu marido saiu correndo descalço. Eu estava tomando banho, me enxuguei correndo e fui atrás. Felizmente não foi assim, e ela está bem' , disse a mãe de Priscilla Gracilina Rosa da Silva.

O pesquisador do Centro de Pesquisa e Meteorologia Aplicada à Agricultura (Cepagri) Jurandir Zullo, explicou que as altas temperatudas e de umidade do ar, e chegadas de frentes frias facilitam a ocorrência de temporais, que podem vir acompanhados de relâmpagos, trovoadas ou granizo. 'Isso é esperado nesta época do ano' , comentou.

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Homem morre ao ser atingido por raio durante partida de futebol no interior

Uma das chuteiras que ele usava derreteu após o choque, no domingo. Acidente aconteceu em uma fazenda de Patrocínio Paulista, em SP.

Fonte: Do G1, com informações do Bom Dia São Paulo

Um homem de 30 anos morreu após ser atingido por um raio enquanto jogava futebol em Patrocínio Paulista, a 412 km de São Paulo. O acidente aconteceu por volta das 17h de domingo (22).

No total, 22 homens estavam no campo, que fica em uma fazenda da cidade. “Nos só escutamos o estrondo, e na hora que clareou ficamos meio tontos. Quando olhei, tinha umas dez pessoas caídas em volta”, disse um dos jogadores, Antônio Matos.

O raio atingiu Anderson da Silva. Uma das chuteiras que ele usava derreteu. A vítima ainda chegou a ser socorrida pelos amigos, mas morreu a caminho do hospital.

O velório e o enterro de Silva foram realizados em Patrocínio Paulista na segunda-feira (23). Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), houve o registro de 80 raios nas regiões de Ribeirão Preto e Franca, das 16h às 19h30 do domingo.

Video da reportagem.

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Menino de 9 anos morre após ser atingido por raio no PA

Ele brincava no quintal de casa, quando foi atingido.Corpo foi enterrado nesta quinta-feira.

fonte: Do G1, em São Paulo, com informações da TV Liberal (parcial...)

Um menino de 9 anos morreu depois de ser atingido por um raio, em Paragominas (PA).
O garoto brincava no quintal de casa, na terça-feira (10), quando houve a descarga elétrica.
No momento do incidente, chovia forte. O menino morreu na hora. O corpo foi enterrado nesta quinta-feira (12).

Raios atingem equipamentos do Saae e prejudicam 5 bairros

Fonte: O Cruzeiro On Line

As equipes de manutenção do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sorocaba (Saae) estão trabalhando desde as primeiras horas da manhã desta quarta-feira (11/02) para a normalização do abastecimento de água em alguns bairros da cidade, que está prejudicado devido à danificação de equipamentos, provocada pelas descargas elétricas do temporal do final da tarde de terça-feira.

As regiões cujas bombas de recalque e sensores de níveis dos reservatórios foram danificados são a Vila Barão, João Romão, Quintais do Imperador e Jardim Planalto, cujos bairros no entorno estarão com o abastecimento comprometido até que os servidores do Saae finalizem as intervenções de substituição desses equipamentos.

A autarquia recomenda que os munícipes moradores dessas regiões procurem fazer uso da água de uma forma racional, evitando os desperdícios, para que os reservatórios de suas residências mantenham-se em níveis que possibilitem o abastecimento até que o sistema seja normalizado

Raio mutila dedo do Cristo

Pároco garante que estátua está vulnerável a relâmpagos, que também afetaram sua testa

Fonte: O Dia On Line - Maria Luisa Barros

Rio - A proteção divina não foi suficiente para preservar uma das Sete Novas Maravilhas do mundo. A Estátua do Cristo Redentor perdeu parte do dedo da mão direita e pedaços da testa depois que o monumento foi atingido por raios em 2007. Na época, foi assinado convênio para recuperação do Cristo que incluía novos pára-raios. As obras ainda não saíram do papel, conforme ontem anunciado pelo ‘Informe do DIA’.

O sistema de proteção contra descargas elétricas instalado atualmente sobre a cabeça e os braços não funciona, segundo o vigário episcopal para Comunicação, Marcos William. “A situação é muito grave. Já alertamos os órgãos responsáveis sobre a necessidade de se fazer essa obra. O pára-raio precisa ser refeito urgentemente porque há risco para as pessoas”, adverte.

PAINEL INCINERADO

Ele lembra que na mesma época que o dedo do monumento foi danificado, um painel de orientação aos turistas também foi completamente destruído pelos raios. “No ano passado, vários equipamentos que estavam dentro da capela foram queimados após um temporal”, conta o administrador do santuário, padre Omar Raposo. De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), somente nos primeiros 40 dias deste ano, 23 mil raios caíram sobre o Estado do Rio. O número é 240% maior do que o registrado no mesmo período do ano passado.

O Ibama, responsável pelo Parque Nacional da Tijuca, garante que o atual sistema de pára-raios funciona. “Não há registro de acidentes na área do Corcovado. O que prova que o sistema vem funcionando”, diz o analista ambiental Rogério Rocco.

A assessoria do Parque Nacional, onde o Cristo está situado, informou que não foi pedida autorização para a realização de obras no local. A Emop (Empresa de Obras Públicas do Estado), responsável pela instalação do sistema, afirmou que se for preciso o pedido será feito.

Presidente da Emop, Ícaro Moreno disse que a obra, orçada em R$ 1,82 milhões, começa já no mês que vem e terá duração de quatro meses. “Só recebemos esta semana os projetos da Arquidiocese do Rio, por isso atrasou, mas já temos autorização do Iphan para iniciar o trabalho”, diz Ícaro. O Ministério do Turismo informou que o dinheiro já está disponível para as obras de proteção contra raios e impermeabilização do piso para conter infiltrações.

QUEDA DE RAIO PODE TER CAUSADO INCÊNDIO EM ESTAÇÃO DE TREM

Um incêndio provocado possivelmente pela queda de um raio causou incêndio na subestação móvel da SuperVia, na estação de Nilópolis, ontem.

O acidente fez com que os trens do Ramal de Japeri, na Baixada, deixassem de circular. Houve atraso na saída das composições que deixavam a Central do Brasil em direção a Santa Cruz e Deodoro.

A PM precisou ser acionada para controlar tumulto em algumas estações. Em Deodoro, passageiros ameaçaram depredar composições e o Batalhão Ferroviário (BPFer) pediu auxílio a policiais do 14º BPM (Bangu). Segundo a SuperVia, os passageiros que desistiram da viagem receberam “vale-viagem” nas bilheterias, mas um grupo que exigia devolução do dinheiro registrou queixa.

Os acessos ao Centro de Nilópolis ficaram congestionados.

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Adolescente de 14 anos morre ao ser atingida por raio em MG

Fonte: Portal G1 (parcial)

BELO HORIZONTE - Uma adolescente de 14 anos morreu, na tarde de quinta-feira, depois de ser atingida por um raio quando ajudava os pais em uma plantação de tomate, na comunidade rural de Santa Fé, a 35 quilômetros de Uberaba.

O irmão mais novo também sentiu a descarga elétrica e desmaiou. Suelaine Silva foi socorrida, mas chegou sem vida ao hospital. Ela é a 10ª vítima de descarga elétrica no Brasil só este ano. O corpo da adolescente foi enterrado na manhã desta sexta-feira no cemitério Medalha Milagrosa.

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Vaca sobrevive após ser atingida por raio na Austrália

"Holy cow

Monday, February 2, 2009 © The Cairns Post
WARNING graphic photo: Holy cow, talk about a sizzling steak.

This cow is believed to have survived a lightning strike.

This cow is believed to have survived a lightning strike.

In a moo-ving experience, this cow is believed to have been struck by lightning and somehow survived.
This is no mad cow story. It's entirely feasible, according to JCU Professor of Geo-Sciences, Jon Nott.
"Cows are susceptible to lightning strikes because of both sets of legs being on the ground, and they're eating grass from where electricity is conducted from the strike so it is possible it happened but, more often than not, cows die from it," Prof Nott said.
So, does it mean this cooked cut of beef is the Jesus of cows?
"The electricity from a lightning strike would enter the front set of legs and exit out the back legs so, again, based on the picture, it is possible it happened," Prof Nott said.
"While I can't explain the knee wounds, the ankle wounds would be consistent with those of a lightning strike."
The lightning strike happened at a property near Gladstone last month, and these pictures have been doing the rounds of email inboxes."

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Ferrador de cavalos recebe descarga elétrica de raio

Fonte: Cosmo On Line - Fabiana Buzzo, Agência Anhangüera de Notícias.

O ferrador de cavalos Emerson Albino, 25 anos, recebeu uma descarga elétrica proveniente de um raio ao tentar acender a luz de um pavilhão de cavalos no haras em que prestava serviços, no bairro Tanquinho Velho, em Jaguariúna, durante a chuva que caiu sobre a cidade na tarde de ontem. O rapaz desmaiou e foi socorrido até o Hospital Municipal Walter Ferrari, onde foi medicado, examinado e liberado na madrugada de hoje.

Albino contou que estava no haras, em seu último atendimento do dia, para socorrer um cavalo. 'Na hora estava chovendo muito. Já estava terminando o serviço quando a dona do haras me pediu para acender a luz do barracão. Lembro de pegar no interruptor, ouvir o barulho do trovão e depois de acordar no hospital' , contou. Albino foi socorrido pelo patrão dele, o também ferrador Saulo de Castro, 29 anos, que estava no local. 'Ouvi ele gritando e quando olhei estava vindo em minha direção segurando o braço e fazendo gestos de que estava com muita dor e desmaiou. Imaginei que teria sido o raio, porque naquele momento, vi o clarão no corredor, o barulho do trovão e já ouvi o grito dele' , contou.

O ferrador saiu praticamente ileso do acidente. Albino contou ter sido submetido a três eletrocardiogramas no hospital além de exames de sangue e urina, que não constataram nenhuma anormalidade. 'Graças a Deus quando acordei estava bom. Não lembro de nada. Pelo que meu patrão me contou depois que cai fiquei com o corpo duro, puxando a língua. Foi um susto' , disse.

O bombeiro civil de Jaguariúna Paulo da Vinha explicou que nesse caso a fiação pode ter servido de condutor para a energia do raio. 'Quando um raio cai, toda aquela região recebe uma carga elétrica e a fiação fica com uma sobrecarga. Quando ele colocou a mão recebeu essa descarga que é parte da energia do raio. Se ele tivesse recebido toda a descarga do raio, por exemplo, fatalmente não teria escapado, salvo alguns milagres que acontecem' , explicou.

De acordo com ele, em caso de temporais, é aconselhável que sejam desligados antes de começar a chover os aparelhos eletrônicos. Também não se deve ficar em locais descampados ou mesmo buscar abrigo embaixo de árvores, já que representam locais de grande incidência de raios. 'Se estiver num descampado o melhor a fazer é encolher ou mesmo deitar no chão. O raio sempre procura o lugar mais alto' , explicou. De acordo com ele, também não se deve usar acessórios de metal, que funcionam como condutores de energia elétrica, celulares ou radiocomunicadores e não ficar descalço ou em locais úmidos.

Raio atinge torre e ameaça casas

Fonte: O Dia On Line

Rio - A Defesa Civil de Mesquita interditou ontem 34 casas do Condomínio Vivendas das Torres, no bairro Rocha Sobrinho. Raio caiu sobre a torre de uma antiga olaria, que ameaça desabar sobre as residências. Parte da estrutura será demolida hoje.

Pedaços de tijolos do topo da construção destruíram telhados e janelas vizinhas e atingiram o vidro traseiro do carro do montador de automóveis Marco Antônio Ferreira Peçanha, 42 anos: “Poderia ter caído na cabeça de uma criança”.

“Vi um clarão de fogo no topo da torre e ouvi um barulho enorme, como de uma bomba. De repente, um tijolo quebrou o vidro da janela da sala. Foi horrível”, contou a recepcionista Rosana Clemente de Souza, 48 anos.A vendedora Rosane Claudino Vailant, 32 anos, correu com os dois filhos para a casa da vizinha:

“As pedras que caíram no meu telhado estavam quentes. O corredor que separa as casas foi tomado por fumaça e parecia estar pegando fogo”. Este mês caíram 23 mil raios no Estado do Rio, 1.466% a mais que em janeiro de 2008.

Raios causam duas mortes no interior do Ceará

Fonte: Omar Jacob - Direto de Fortaleza, especial para o portal Terra.

Depois de quase nove meses sem chuva, a precipitação que atingiu ontem mais de 90 municípios do Ceará, inclusive os do sertão central e sul do Estado, além da capital Fortaleza, deixou duas vítimas fatais, atingidas por raios. Os dois casos aconteceram no interior.

O primeiro óbito foi registrado na zona rural do município do Crato, a 540 km de Fortaleza. A dona de casa Eva Inácio Silva Ferreira foi atingida pela descarga elétrica quando tirava roupas do varal de arame. Os vizinhos ainda tentaram socorrê-la, mas ela já estava sem vida.

O segundo caso foi registrado na região norte do Ceará, em Catunda, a 273 km de Fortaleza. O adolescente Johnson Wagner Pereira Rodrigues, 16 anos, morreu enquanto tomava banho no quintal de casa, onde havia um coqueiro, que também foi atingido por uma descarga elétrica. Ele morreu na hora.

A chuva de ontem foi considerada como de pré-estação pela Fundação Cearense de Meteorologia. A previsão é de que a estação chuvosa, que começa em fevereiro, tenha índices dentro da média.

Em Fortaleza, onde a média de precipitação foi de 68,8mm, a Defesa Civil atendeu 39 ocorrências durante toda a quarta feira. Foram registrados alagamentos em pelo menos oito pontos da cidade. Nesta manhã, uma neblina cobriu a cidade de Fortaleza, que também registrou a menor temperatura do ano: 23°C.

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Raio deixa estrada sem telefone de emergência

Fonte: G1

Área próxima à sede de empresa, em Rio Bonito, foi atingida.Central telefônica só voltou a operar por volta de 19h.

Um raio caiu próximo à sede da Autopista Fluminense, concessionária que administra a BR-101 (trecho da Ponte Rio- Niterói até a divisa RJ/ES), na tarde desta terça-feira (20), deixando o telefone de emergência da via fora do ar.

A sede da concessionária fica em Rio Bonito, na região das Baixadas Litorâneas. Segundo a empresa, a central telefônica (0800 2820 101) que havia sido danificada voltou a operar por volta das 19h.

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Raios atingem duas casas e provocam incêndios

fonte: Norte.Net (parcial)

Os moradores de Montes Claros estão preocupados com as chuvas que caem sobre a cidade nos últimos dias. Alguns moradores das áreas consideradas de risco pela defesa civil, afirmam lembrar da tragédia de Santa Catarina, temendo algo parecido.

Na madrugada de sábado 18, a forte chuva voltou a provocar estragos na cidade. No Bairro Cristo Rei, zona norte, duas casas foram atingidas por um raio.

O fato aconteceu por volta das 5h20. Segundo os bombeiros, as residências ficam na Rua Elis Chamone. Uma delas teve parte do muro destruído e ficou com um buraco de 40 por 20 centímetros. O raio também estragou a cerca elétrica, o motor do portão eletrônico e o padrão de energia. Houve um princípio de incêndio.

Na segunda casa, a descarga danificou o portão e a cerca elétrica. Os moradores estavam em casa, mas ninguém ficou ferido.

Os bombeiros alertam para os riscos de materiais condutores de eletricidade e pedem que a população desligue todos que forem possíveis ao perceber a aproximação de chuvas.

A central de meteorologia da cidade afirma ter chovido seis milímetros na madrugada desta segunda-feira 19. Segundo eles a semana deverá ser de sol alternando com pancadas de chuva e possíveis trovoadas.

Jovens morrem ao serem atingidos por um raios

Fonte: G1, no Rio, com informações da TV Globo

Ela fazia uma trilha com amigos na Zona Sul. Outras quatro pessoas sofreram queimaduras.

A estudante Vanessa Alves de Assis Vieira, de 24 anos, morreu nesta segunda-feira (19), no Rio, depois de ser atingida por um raio. Ela estava fazendo uma trilha na Pedra da Gávea, Zona Sul, com um grupo de amigos.

O lugar é um dos mais frequentados por quem pratica esportes de aventura na cidade. A vítima foi socorrida por bombeiros e levada para o hospital, mas não resistiu. Outras quatro pessoas sofreram queimaduras. Segundo os médicos ninguém ficou gravemente ferido.

De acordo com especialistas no ponto onde cai um raio, em um local aberto, a temperatura pode chegar a 25 mil graus. Por isso a recomendação é procurar abrigo na hora de uma tempestade com relâmpagos. Não é aconselhável correr para debaixo de árvores. No carro é importante manter os vidros fechados.

A chuva de ontem chegou a provocar alagamentos em alguns pontos da Avenida Brasil. Nuvens escuras anteciparam o temporal. Minutos depois os raios.

Este foi o primeiro caso de morte por causa de uma descarga neste ano. Mas em menos de um mês foi o segundo acidente. No dia 24 de dezembro, a queda de um raio provocou rachaduras na fachada de um prédio em Higienópolis, no Subúrbio do Rio. Mas na ocasião ninguém ficou ferido.

Veja a reportagem.

No mesmo dia na Zona Sul do Rio, uma criança de 11 anos também morreu atingida por um raio na cidade.

Alexandre Paulo de Oliveira, morador da Favela Vila Cruzeiro, na Penha, estava soltando pipa em um local conhecido como pedreira quando foi atingido.

Segundo a família, quando foi atingida pelo raio a criança teve uma parada cardíaca. O menino chegou a ser foi levado para o Hospital Getúlio Vargas, na Penha, Zona Norte do Rio, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Raio faz vítima em Caraguá. Uma pessoa morre e outra fica ferida

Fonte: G1, com informações do SPTV

Ele trabalhava em fazenda em Caraguatatuba quando caiu um temporal.Só na quarta foram registrados quase 14 mil raios no estado de São Paulo.

Um homem morreu e outro ficou ferido ao serem atingidos por um raio, na tarde de quarta-feira (14), em uma fazenda na Rodovia Rio-Santos, em Caraguatatuba, a 173 km de São Paulo, no Litoral Norte do estado. O ferido foi levado para a Santa Casa. Só na quarta foram registrados quase 14 mil raios do estado de São Paulo.

Segundo o boletim de ocorrência, Vanderlei Cunha de Oliveira, de 36 anos, e o colega Otilio Pereira da Silva, de 55, trabalhavam no campo e usavam ferramentas como enxadas e foices. No fim da tarde de quarta, o tempo fechou em Caraguatatuba e choveu forte. Otilio contou que se lembra apenas de ter visto um clarão antes de desmaiar. Quando acordou, pediu socorro.

Silva foi levado para o pronto-socorro e teve alta nesta manhã. O laudo do IML confirmou que a morte foi causada por uma descarga elétrica. De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o número de pessoas vítimas de raios em 2008 foi o maior da década. Foram 75 mortes, contra 47 em 2007. No ano passado, 63% das mortes por raio foram no campo.

Veja a reportagem

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Raios em tempo real

Fonte: Daniela Mattiaso - ArtCom Assessoria de Comunicação
Crédito das Imagens: Ag Solve

Parceria entre Ag Solve e Climatempo oferece serviço online de monitoramento de raios para o publico.

A partir de agora os usuários do Portal Climatempo poderão acompanhar a incidência de descargas elétricas em tempo real pelo computador. É que a Climatempo acaba de firmar uma parceria com a Ag Solve Monitoramento Ambiental.

O equipamento, que detecta a formação e a ocorrência de raios, comercializado pela empresa, foi instalado na própria sede da empresa, em Indaiatuba, no interior do Estado de São Paulo. Os dados são coletados e enviados para o Portal Climatempo.

“Desde a metade de novembro, estamos disponibilizando em nossa pagina na internet, dados sobre as descargas elétricas, que ocorrem a 400 km de raio da região de Indaiatuba, pegando praticamente todo o Estado de São Paulo, sul do Rio de Janeiro e sul de Minas Gerais”, conta Carlos Magno, meteorologista e presidente do Grupo Climatempo.

Storm Tracker - Divulgação / Ag Solve

O aparelho - Boltek Storm Tracker - funciona com um dispositivo conectado ao computador que permite a visualização, não só da direção para onde estão indo as descargas atmosféricas, como também do local onde elas estão se formando. Na tela do monitor, a imagem com um mapa da área monitorada e os dados aparecem em tempo real.

A idéia de firmar a parceria, segundo o Carlos Magno, surgiu por conta dos próprios usuários dos serviços da Climatempo. “Eles têm grande interesse por novidades que envolvam questões ambientais e prestação de serviço.

Vimos na parceria com Ag Solve, a possibilidade de mostrarmos o potencial de um instrumento de observação de descargas elétricas em tempo real, como um conteúdo de interesse publico”, ressalta o meteorologista.

Ele afirma ainda que, este projeto é importante porque “disponibiliza dados que já são bem comuns nos países desenvolvidos e que são de utilidade publica”.

A detecção antecipada sobre a ocorrência de raios auxilia empreendimentos residenciais, fazendas, clubes, estabelecimentos comerciais e industriais na prevenção de prejuízos causados pelas descargas elétricas.

A média de consultas ao link tem sido de mais de 2 mil acessos por dia, de acordo com Magno. O publico está tendo acesso ao conteúdo de forma gratuita. O link para acesso direto ao site com as descargas elétricas é o:

http://www.climatempo.com.br/pop_agsolve.html

Banner com a imagem da ocorrência das Descargas Elétricas na tela do computador - Divulgação / Ag Solve

Visualização das descargas elétricas em celular com acesso a internet - Divulgação / Ag Solve.

domingo, 11 de janeiro de 2009

Raio atinge turista argentino em Laguna

Tony Marcos - 11/01/2009 - Colaboração: Jornal Notisul
Geraldo José, 47 anos, morador de Córdoba, na Argentina, foi atingido por um raio e está internado em estado grave no Hospital Socimed em Tubarão.
Geraldo chegou na sexta-feira (09) pela manhã em Laguna. Ele, a esposa e outras pessoas caminhavam na praia do Mar Grosso, próximo ao hotel Ravena, no início da tarde, no momento do temporal.
O raio caiu por volta das 14h30min. Geraldo tem problemas de coração e sofreu uma parada cardíaca. Ao ser atingido, o turista foi socorrido por uma médica que estava na proximidades e pelos guarda-vidas que trabalhavam na praia. Ele foi reanimado e conduzido pelo Corpo de Bombeiros ao Hospital de Caridade Senhor Bom Jesus dos Passos, em Laguna.
Ele chegou à instituição em estado grave e ficou internado na UTI, respirando com ajuda de aparelhos.

Em casos de mal tempo O melhor é procurar abrigo em casas e carros. 2008 teve vários casos de mortes provocados por raios elétricos O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) revela que 75 pessoas morreram vítimas de raios no ano passado, quase o dobro de 2007, quando foram registrados 47 casos.

Pedreiro morre após ser atingido por raio em SP

Rose Mary de Souza Direto de Campinas - Especial para Terra

Um pedreiro morreu após ser atingido por um raio no começo desta noite em Paulínia (SP), na região de Campinas. O homem, que tem aproximadamente 30 anos e ainda não foi identificado, trabalhava em uma obra próximo ao condomínio Okinawa, no bairro Betel.

Uma viatura do Corpo de Bombeiros foi acionada, mas os socorristas não conseguiram reanimar a vítima. Uma testemunha informou que ele tentou se esconder dentro de um caminhão.
Segundo o Corpo de Bombeiros, a chuva que atingiu a cidade foi de baixa intensidade sem zonas de alagamento, mas houve granizo e grande quantidade de raios. Segundo o Centro de Pesquisa Meteorológica Climáticas Aplicada a Agricultura (Cepagri), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), uma frente fria atingiu a região no meio da tarde.

domingo, 4 de janeiro de 2009

Raio mata turista em praia; 4 pessoas ficaram feridas

PRADO - Um raio atingiu um grupo de banhistas em uma praia de Prado, extremo Sul da Bahia, na tarde deste sábado (3). Quatro pessoas ficaram feridas e uma morreu.
Segundo o Prado Notícias, a manhã foi de sol, mas na parte da tarde o tempo fechou na cidade, com a ocorrência de chuvas e raios.

Muitas pessoas, que insistiram em continuar na água, ficaram desacordadas no momento do fenômeno meteorológico e os corpos boiaram. Ainda de acordo com as informações, alguns feridos estavam debaixo de uma barraca.


Inconscientes, as vítimas foram socorridas por bombeiros e levadas para o hospital local, mas o analista de recursos humanos Carmo Moreira de Miranda, 49 anos, já chegou morto, segundo os médicos. Ele morava em Belo Horizonte, onde trabalhava na metalúrgica Belgo e estava com a família no litoral.

Fonte: Radar 64

Clima via Satélite